Se você se identifica com o movimento old school, mas é fã de D&D 5E, este hack pode ajudá-lo a transformar o estilo de jogo em sua mesa ou pode despertar em você o interesse por testar mecânicas diferentes no seu RPG preferido.

O sistema de RPG que você usa como motor para a criação das história dos personagens jogadores em sua mesa o satisfaz completamente? Em caso negativo, você já fez alguma alteração nas regras para que elas se adequassem melhor à forma de jogo que você gostaria de jogar, aumentando a sua satisfação?

Se você já fez isso, com certeza pode ser considerado um hacker do sistema, tendo produzido, em maior ou menor grau (dependendo do nível de modificação) um hack ou sistema hackeado.

O sistema não será mais o mesmo, mas uma versão melhorada dele, segundo o seu ponto de vista, e o mais interessante é que isso é feito diariamente, com todos os sistemas que você conhece (ou não), com o intuito de tornar a experiência do jogo mais personalizada e ajustada a um grupo específico.

Durante muito tempo me aventurei pelos mundos de D&D e em sua última interação, percebi que faltava alguma coisa, a sua modularidade talvez? Modularidade no sentido de permitir diferentes estilos de jogo, desde os mais heroicos ao mais épico. Desde cenários de baixa magia a cenários de alta magia, com relativa facilidade.

Esses desejos se acentuaram principalmente depois que intensifiquei minhas leituras sobre jogos no estilo old school, e de mestrar alguns, como o Swords & Wizardry e Lamentations of the Flame Princess.

Nessas andanças, acabamos nos deparando com comunidades muito prolíficas na criação desses hacks e pessoas que possuem descontentamentos similares, mas que ao contrário da minha pessoa, possuem a iniciativa para fazer o trabalho duro.

Bem, foi assim que entrei em contato com o Camarão Hack, um hack de D&D 5E, produzido por Diego Bassinello e disponível no Dungeonist por no mínimo R$5,00 (você pode pagar mais se quiser).

Mas do que se trata esse negócio?

O Camarão Hack foi criado para simplificar um pouco as coisas e oferecer a jogadores da 5a edição de Dungeons & Dragons a oportunidade de experimentarem o jogo Old School com pequenas mudanças no conjunto de regras que já conhecem. Ele funciona sobre às regras da 5ª edição e necessita que os jogadores tenham acesso a seus livros. Tudo não abordado neste documento continua funcionando como descrito nas regras originais.
– Diego Bassinello

A proposta deste hack é de criar personagens usando a base do D&D 5E, mas com regras alteradas que simulam a atmosfera do sistema old school, incluindo a determinação de atributos por jogada de dados — 3d6 seis vezes e em ordem — restrição de classe em virtude da raça e um conjunto de classes restritas a Bruxo, Clérigo, Guerreiro, Ladino, Mago e Monge.

Alguns pontos interessantes do hack são a introdução de dados de uso para gerenciamento de habilidades de personagens (como os truques dos magos e ki do monge) e a utilização de um sistema de carga com pontos, o que ajuda a gerenciar de forma mais eficiente o deslocamento dos personagens, baseado nos itens que eles estão carregando.

Moral e Reação estão presentes, e enquanto a primeira é utilizada de uma forma ligeiramente diferente da apresentada no Livro do Mestre, a segunda pode ser complementada pelos resultados de reação presentes no LdM na seção sobre Interações Sociais.

Também são fornecidas no documento: as tabelas de progressão para as classes disponíveis até o nível 12; fichas adaptadas ao sistema de carga nos formatos A4, A5 e PDF editável; e um texto interessante sobre o jeito de jogar da escola velha, com referências aos dois principais documentos que norteiam essa filosofia: o Quick Primer e o Principia Apocrypha.

O hack é sem dúvida alguma um documento que merece ser lido, seja porque você está insatisfeito com o sistema e quer um pouco de mudanças, seja para entender como pequenas mudanças podem modificar completamente o estilo de jogo.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.