A próxima ficha – D&D Next

Publicado por
Eu torço sinceramente pelo sucesso da próxima edição de D&D, afinal, como dizemos por aí, sou um grande fanboy do sistema e embora tenha me decepcionado bastante com muitos elementos da terceira edição, ter me apaixonado pela quarta edição, embora tenhamos tido um relacionamento curto, a nova edição está resgatando elementos que eu sentia falta nas duas últimas edições.
Há alguns meses foi realizado um concurso para determinar qual seria a ficha da nova edição, ainda que provisória e eis que a ficha escolhida tem elementos bem fora do convencional, apresentando troncos de DNA para características raciais e um designe diferenciado para os padrões mais conservadores da Wizards, mas se ela será a versão definitiva ou não, ela já foi distribuída no último pacote do playtest, que será o último pacote de playtest liberado.
Para quem só ficou curioso em relação a ficha, mas não quer baixar o playtest, é só clicar aqui.
Alguns pontos que me fizeram gostar da ficha logo de cara é a possibilidade de realmente todas as informações caber apenas em uma ficha impressa em frente e verso, algo que a quarta edição me deixou bem triste. Alguns personagens possuíam três páginas impressas, frente e verso para registrar seus poderes e habilidades.
A ficha veio em formato editável, o que espero que seja uma tendência, embora eu ainda gostaria de ver uma ficha que eu pudesse editar não somente as entradas, mas o texto em inglês para qualquer idioma que eu desejasse, e isso, vindo de forma oficial.
Como sempre, os maiores “prejudicados” com a ficha são os usuários de magia, que precisam de páginas separadas para anotar os efeitos da magia, isso claro, se não dispuserem de seu grimório impresso, o que me faz pensar em jogar com alguma classe diferente, como guerreiro, por exemplo.
Os espaços parecem bem ajustados e o tamanho do texto se ajusta de acordo com a quantidade de informação registrada, algo importante que eu não tenho verificado em todas as fichas preenchíveis que tenho visto por aí.
Eu particularmente não estava curtindo muito a ficha antiga, primeiro porque dava trabalho editá-la, e segundo porque ela não comportava as informações que aparentemente precisavam estar na ficha.
E por aí? Alguém já testou a nova ficha do D&D Next? Quais as suas opiniões sobre ela?

11 comentários

  1. Eu me decepcionei totalmente com o Next há alguns pacotes, mas a ficha cativa, cara… dá vontade de testar o novo pacote só por causa dela!

    Curtir

  2. é só mentalizar, ISSO NÃO É D&D!Assim você não terá raiva.O que eu sei é que o pessoal do old school abandonou o playtest após o segundo playtest.

    Curtir

  3. Particularmente, não gostei dessa nova ficha em nada, muito feia, um design sofrível. Não gostei da organização e muito menos daqueles símbolos toscos para tudo. A primeira, mesmo com os problemas mencionados é muito mais bonita, limpa e agradável.Claro, essa é apenas a minha opinião, que em nada desabona a ficha, o melhor é baixar e conferir por si mesmo 😉

    Curtir

  4. Francioli, achei a ficha muito boa. Ela organiza bem as informações principais. As habilidades de ataque, de classe e raciais no topo. No centro o cor do personagem: nível, classe, raça e os atributos.Parece de grande usabilidade!

    Curtir

  5. Então, o que é D&D?Pra mim a edição edição do Tom Moldvay foi a que achei a mais interessante mas ela também é muito diferente do AD&D, D&D 3rd ou 4th.O D&D Moldvay ( 0ed tbm, mas é um livro muito ruim de ler) era um jogo onde os Jogadores precisavam resolver o desafio apresentado pelo Mestre (em forma de masmorra). Não era um RPG convencional (eu considero essa versão um jogo de estilo próprio e não rpg).Os D&Ds pós Moldvay e AD&D (que saiu antes) tentaram transformar o jogo em algo onde a história e os personagens tinham mais importância que o Jogador. Por isso cenários super descritivos, opções de para as classes (armas, kits, classes de prestígio, etc.). Mas pra mim com essas adições, que eu curto, o jogo perdeu sua essência – que era a resolução dos desafios pelos Jogadores.Tanto que a galera do old school prefere essas edições mesmo e imagino que por conta disso: o desafio ao jogador e não ao personagem.

    Curtir

  6. Não gostei muito da ficha, prefiro as clássicas e mais simples, mas o fato de ser editável é uma mão na roda. Sobre o sistema, acho que muitas mecânicas, principalmente nas classes, estão mudando muito a cada update. Só esperando um pouco mais para saber como ficará realmente.

    Curtir

  7. Nunca vi -uma- ficha de sistema que prestasse. -Todos- os sistemas que joguei até demandaram que eu alterasse diversos elementos nas fichas para gerar algo funcional.São sempre muito condensadas, sem espaço para informações vitais do sistema – ou então sem organização.A do Next meramente continua uma tradição típica dos designers de RPG, rsrsrs…

    Curtir

  8. Esteticamente, achei a ficha anterior bem mais legal… Achei a nova muito “fora do clima”.O ultimo pack me desagradou em vários pontos, mas eu tinha adorado o anterior!

    Curtir

  9. Eu já havia testado essa ficha com o pacote anterior ao atual, em game a ficha ficou muito intuitiva, já joguei vários rpgs com trocentas fichas diferentes e essa com certeza é uma das mais top, de bater o olho ela parece meio sobrecarregada mas no jogo ficou demais, os ataques lá em cima no começo da ficha ficaram excelentes , minha única critica fica por conta do espaço pro dano da arma que ficou muito pequeno.

    Curtir

  10. Quanto ao sistema, o pacote anterior q eu testei pra mim estava incrível, finalmente um D&D simples e intuitivo, cheguei até a testar com um grupo em que nem um deles NUNCA tinha jogado RPG e o jogo saiu fluido e eles pegaram as regras sem complicações….depois tentei jogar D&D 4 com esse mesmo grupo, e eles odiaram, aquele monte de poder e opções de ataque, mas o grid deixou eles muito confusos…Quanto ao novo pacote eles deixaram as coisas mais simples nos primeiros níveis e aqueles “kits” complicaram um pouco, embora tenham dado alternativas legais pros jogadores.Acho q o modelo q eles estão adotando bem interessante, começar com algo bem simples com as classe pro pessoal ir aprendendo as regras e só depois quando aumentarem níveis que vai ficando mais complexo… e o modelo novo de fazer 2 ataques pras classes lutadoras eu adorei (um alternativa muito melhor do que fazer um ataque +6/+1 de outros D&Ds como o 3.5)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s