Aparência: do BRP para o D&D

Publicado por
Enquanto não jogo, vou lendo! E enquanto vou lendo, vou me inspirando e a inspiração da vez veio em uma caixa de texto do Basic Roleplaying System (BRP) – sim, ele tem muito a ensinar – que pretendo usar como uma forma de conceder mais personalidade aos personagens de D&D.

O RPG Dungeons & Dragons não tem um atributo aparência, ao contrário do BRP, mas muitos utilizam o Carisma como algo capaz de emular a aparência, embora nem sempre e não necessariamente. Contudo, Carisma em muitas mesas é sinônimo de beleza… ou feiura! Mas que características marcantes tornam um personagem bonito ou feio? Uma cicatriz? Um penteado exótico?
Na caixa de texto Distinctive Features do BRP, de acordo com o valor do atributo Aparência (APP), que varia normalmente entre 3 e 18 (coincidentemente a mesma variação padrão do D&D), o jogador pode escolher um número de características marcantes que fazem com que as pessoas o achem repulsivo ou atraente.
beauty-and-the-beast-2012-beauty-and-the-beast-2012

Quanto mais extrema a sua aparência, no caso aqui vamos usar Carisma, maior o número de características marcantes que o personagem possui, como apresentado na tabela abaixo.

Tabela 2


Um personagem com um baixo valor de Carisma, poderia ter a mesma característica marcante que um personagem com um alto valor de Carisma, e ainda assim surtir efeitos completamente diferentes. Por exemplo, um personagem com baixo Carisma tem uma cicatriz que o deixa mal encarado e sinistro, enquanto que em um personagem com alto Carisma, esta mesma cicatriz poderia lhe conferir um ar de experiência e superioridade.

Os jogadores poderiam escolher características marcantes dentre dez categorias, mas não limitando-se a elas:

  1. Cabelos;
  2. Barba e bigode;
  3. Características faciais;
  4. Expressões;
  5. Vestimentas;
  6. Comportamento;
  7. Fala;
  8. Mãos e braços;
  9. Torso;
  10. Pés e pernas.
Esta foi uma ideia bacana que vi no Basic Roleplaying System, que achei muito interessante e válido o compartilhamento. Se você tem alguma solução caseira ou mesmo que viu em outro sistema e que possa ser usada para D&D, por favor, compartilhe conosco.

4 comentários

  1. Quando mestrava D&D a gente criou um atributo chamado Aparência, e quando começamos a jogar a 3E, cada ponto de bônus (tipo, Ap 16 (+3)) dava uma característica de beleza. Legal que o BRP tem isso, nem tinha visto no Runequest :D(tem que corrigir a tabela aí França)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s