RPG e jogos de tabuleiro

Publicado por

Saudações leitores do Trampolim RPG.

Sem querer entrar no mérito da questão de que D&D 4ª edição se parece com jogo de tabuleiro, ou com jogo de vídeo game, vim levantar uma questão e espero alguma ajuda dos senhores.

Nos dias 29 e 30 de maio, acontecerá no Lagoa Center, aqui em Natal/RN, o RNPG, um encontro de rgpístas com direito a muitas mesas de jogo (planeja-se 20 mesas) com vários sistemas (as incrições ainda estão abertas no site http://rnpg.com.br) e eu pretendo participar (só se algo realmente fora dos planos acontecer eu não participarei deste evento) e tenho três propostas de aventuras, todas para D&D 4ª Edição, sendo que estou cogitando seriamente uma quarta proposta.

As quatro propostas de aventuras se baseiam nos seguintes jogos:

A proposta é usar algumas mecânicas dos jogos e de tabuleiro na mesa de D&D, da seguinte forma.

Arkhan Horror

No jogo de tabuleiro, a cada novo turno, existe uma possibilidade de um portal se abrir na cidade, liberando criaturas dos Reinos Distantes. Quando um determinado número de portais são abertos, um dos antigos desperta e passa a causar a destruição em nosso mundo.

Na aventura de Arkhan eu pretendo usar algumas cartas e cartões de portais para simbolizar a abertura de portais na cidade e a entrada de monstros. O objetivo dos personagens (da aventura de D&D 4ª edição) é descobrir pistas em determinados locais da cidade enquanto tentam fechar os portais e impedir que o grande antigo desperte.

The Fury of Dracula

Um grupo de caçadores perseguem drácula pela europa, seguindo-o por grandes cidades. O objetivo é cercá-lo e destruí-lo. Mas enquanto você não acerta sua rota, mas passa por cidades nas quais ele esteve, agentes do vampiro podem estar a espera dos heróis, dificultando o seu progresso – ou mesmo impedindo-o definitivamente.

No jogo de D&D, quero usar a mecânica de movimentação, seguindo por principais cidades (provavelmente Ravenloft), nas quais os jogadores vão decidindo a rota para tentar prender o vampirão. Quando e se eles conseguirem, terão o combate final com o vampiro, mas até lá, poderão enfrentar muitos de seus lacaios, em encontros que vão drenando os seus recursos lentamente.

Thunderstone

No cardgame Thunderstone os jogadores representam heróis em busca da lendária Pedra Trovão, que está nos subterrâneos. Alternando entre lutas nas cavernas (onde conseguem os pontos de vitória para ganhar o jogo) e a vila (local onde compram os utensílios ou contratam os heróis necessários para a luta).

Em D&D 4ª edição os personagens se vêem numa situação onde monstros empreendem uma busca nos subterrâneos para encontrar a Thunderstone, mas os personagens precisam ser mais rápidos, ou o jogo terminará para eles e para os moradores da vila.

Chaos in the Old World

Neste jogo os jogadores interpretam as quatro forças do mal que buscam conquistar o velho mundo. Doenças, guerra, luxúria e o segredos lutando pelas almas dos povos.

Para a quarta edição, a proposta é criar uma aventura na qual os personagens façam parte da resistência e o objetivo é resistir às quatro forças numa sessão dinâmica e tentar ajudar o povo do velho mundo.

As propostas são essas e eu gostaria de saber se algum de vocês, leitores, já criou uma aventura baseando-se num jogo de tabuleiro e se conseguiu usar algumas regras do jogo original no RPG e principalmente se valeu a pena.

5 comentários

  1. Olha, nunca usei nenhum boardgame como inspiração, mesmo por que sou um grande desconhecedor dos boardgames realmente fantásticos… os únicos que conheço são os da Grow.. então você já pode ter uma idéia… mas fiquei encantado com o Arkhan Horror, parece ser uma idéia fabulosa e a aventura tem tudo para ser MUITO divertida… espero que poste suas impressões após o evento!!Abraço!

    Curtir

  2. Obrigado pelo comentário L.G.B.Acho que vou fazer uns testes antes, principalmente para ver que mecânicas posso usar em conjunto sem prejudicar o andamento do jogo.

    Curtir

  3. Olá. Muito interessantes essas propostas baseadas em boardgames. Seria muito legal ver uma aventura com a idéia do Arkhan Horror. A do Fury of Dracula parece ser bem divertida também desde que a idéia da perseguição fique bem elaborada.Sobre a adaptação de aventuras de jogos de tabuleiros, não posso opinar pois nunca fiz algo do tipo.Abraço.

    Curtir

  4. Amigo, não sei se você vai receber este comentário. Eu gostaria de ter escrito para o seu email, mas não o tenho. Achei você pelo Google e gostaria de saber se você tem jogos de tabuleiro (sobretudo importados) para vender. Ou se sabe de algum contato aqui em Natal/Parnamirim. Venho comprando alguns jogos de tabuleiro pelo Mercado Livre (como Axis and Allies e Puerto Rico) e comprei na loja Reinos também (Carcassonne e El Capitan Alatriste). Enfim, você vende também, sabe onde posso encontrá-los?Abraços e parabéns pelo site e atividades de RpgSe puder responder pro meu email: danportugal1978@hotmail.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s