A Dragon trouxe hoje uma matéria sobre os Vistani, os ciganos originalmente surgidos em Ravenloft, pelo menos até então.

Viajantes misteriosos, órfãos de três deuses e três mundos.

Os Vistani são um povo sem terra-natal e que vagam pelo mundo e seus reflexos. Não existe uma teoria unificada sobre a origem dos Vistani, embora a maioria delas fale sobre uma figura mítica chamada Vistan, que nessas histórias assume diferentes naturezas.

Origem

Uma das teorias sobre o início dos Vistani diz que todos eram halflings no início, os primeiros criados da união de Melora e Sehanine, mas que foram mais tarde abandonados pelas deusas. A halfling chamada Vistan sentiu imensamente a rejeição das duas deusas e embora tenha reconhecido o amor maternal de Avandra, ficou com o sentimento de terem sido injustamente abandonados pelas deusas e começou a juntar outros abandonados, halflings ou não, e se tornou sua líder. Os primeiros Vistani escolheram a magia da lua das fadas, o mundo caloso e as estradas tortuosas para si, nunca se estabelecendo e crescendo satisfeitos.

Uma outra teoria para a origem dos Vistani está associada a Guerra do Alvorecer, na qual numerosos mortais lutaram ao lado dos primordiais contra os deuses. Os Vistani seriam originários de uma nação mista, composta por várias raças, que em sua maioria escolheram ficar do lado da primordial Kir-Yagh, Rainha das Montanhas Ardentes, que havia regido aquela região até aquele momento. O mítico Vistan ficou contra seus conterrâneos e apoiou os deuses. Por sua lealdade ele recebeu o dom de ver através do tempo, espaço e destino. Vistan trouxe seu povo de volta para o lado dos deuses, mas alguns deuses temeram os poderes dados a eles e algumas divindades malignas planejaram a sua destruição, mas Melora, Sehanine e Avandra em particular lhes deram o poder de fugir para lugares escondidos.

Além dessas duas versões, o artigo traz ainda mais duas versões para a origem deste povo.

Multi-raciais Vistani na 4ª Edição!

Multi-raciais Vistani na 4ª Edição!

Estilo de Vida

Os Vistani são um povo nômade que viajam pelo mundo, Agrestia das Fadas e Pendor das Sombras [Ravenloft?]. Seu povo é liderado pelos Anciãos que tem em seu topo uma matriarca e um patriarca. No entanto, o termo Ancião é aplicado àqueles que por mérito conseguem posições de liderança. A matriarca e patriarca são os membros mais respeitados do clã e sobre eles pesa a responsabilidade sobre o bem-estar do clã.

A função do patriarca é manter o clã apto a engajar forasteiros em combate, diplomacia e nos negócios, enquanto a matriarca é o centro espiritual do clã.

Os crimes são raros entre os Vistani, pois todos compartilham as misérias e recompensas. Mas quando alguma injustiça é cometida, a matriarca é quem se encarrega do julgamento, normalmente por meio de magia.

Matriarca tiefling Vistani!

Matriarca tiefling Vistani!

Os Vistani, embora possuam estilos próprios na utilização de espadas e adagas, seu poder maior repousa nas habilidades mágicas.

Sua população é composta essencialmente por membros de diversas raças com linhagem Vistani, que além da adoção, parentesco, separações e um rito de passagem chamado “A Caminhada”.

Embora sejam extremamente espiritualistas, os Vistani tendem a não se religiosos e por isso não carregam ídolos ou símbolos sagrados. Apenas os investidos com poderes divinos carregam estes símbolos.

Como podem vir de várias raças, os Vistani são diferentes em aspectos, embora compartilhem algumas características: olhos negros brilhantes e uma cicatriz violeta proveniente de sua hereditariedade. Os Vistani proscritos possuem a cicatriz negra. Suas roupas assemelham-se e os diferenciam dos demais grupos.

O artigo apresenta ainda alguns quadros, entre eles “Vistani em Forgotten Realms”, “Vistani em Eberron” e “Marcha dos Vistani”, este último uma contextualização histórica dos Vistani no cenário de Ravenloft e informando que o próximo artigo que sairá ainda este mês na Dragon expandirá este grupo e trará alguns dos poderes mais bizarros dos Vistani, que não são interessantes de ser colocados nas mãos dos jogadores, mas que servem como excelente fonte para construção de aventuras.

Embora o conceito tenha sido modificado para abarcar todas as raças, achei os Vistani interessantes e estou já aguardando ansioso pelo próximo artigo da série.

Até mais.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.