Poder, essa é uma palavras que parece estar intrinsecamente ligada a essência da quarta edição do D&D.

Os combates deixaram de ser estáticos e passaram a ser dinâmicos, com grande carga de movimentação estratégica e impossibilidade dos personagens não fazerem nada durante uma rodada de combate – a menos que estejam inconscientes.

Os poderes dividem-se em Sem Limite, Por Encontro, Diário e Utilitário, estes últimos podendo pertencer a uma das categorias anteriores e emulando algumas façanhas que os personagens podem realizar mas que não estão necessariamente ligadas ao combate.

Com o advento do Player’s Handbook 3® muita coisa interessante vai aparecer e uma delas é a apresentação dos Poderes de Perícias ou Skill Powers no original.

Os poderes de perícias são poderes Utilitários que superpassam os degraus normais do treino comum conferidos pelo treinamento normal. Possuir um poder de perícias é um sinal da superioridade naquela perícia e uma aptidão natural nela.

Estes poderes podem ser escolhidos sempre que o personagem tiver acesso a um poder utilitário, conferindo a opção de se escolher um poder utilitário de classe ou de perícia.

Vejamos dois exemplos, apenas para dar um gostinho.

Acrobacia

Recuperação Ágil – Utilitário Acrobacia 2
Com um salto rapido você está de pé e pronto para agir.
Sem limite
Ação MenorPessoal
Efeito:
Você se levanta.

Blefe

Finta em Combate – Utilitário Blefe 2
Seu rápido movimento provoca uma hesitação de seu inimigo, armando o próximo ataque de seu aliado.
Encontro
Ação Menor – Corpo-a-corpo 1
Alvo:
Uma criatura
Efeito: Você faz um teste de Blefar oposto pela Intuição Passiva do alvo. Se a jogada for bem sucedida, um aliado adjacente a você ganha vantagem de combate contra o alvo para o próximo ataque contra o alvo antes do final do seu próximo turno.

Quer mais? Assine o D&D Insider ou espere o lançamento do Player’s Handbook 3® em março de 2010. Vale lembrar que essas opções já estão disponíveis no Character Builder, tendo sido lançadas na última atualização neste mês.

Opinião

Mais uma característica interessante a ser adicionada ao jogo e que merecia sim um aprofundamento nas perícias, como forma de tornar mais interessante a personalização, afinal, não basta ter +12 em Diplomacia no primeiro nível, é preciso fazer alguma coisa com isso no segundo nível.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.