Compasso narrativo refere-se ao fluxo e ao refluxo da narração, é o ritmo da ação e da antecipação, da construção de tensão e do excitamento climático. É o compasso narrativo que torna a aventura excitante, divertida e interessante.

O grande objetivo da narração é construir tensão, sempre lembrando que existe um momento certo também para as paradas.

Construindo antecipação
Na fase de exploração o passo é relaxado. Utilize tons de voz mais baixos, evite ações dramáticas e permaneça sentado. Descreva algo um pouco mais detalhado, dando a entender que perigo pode aparecer a qualquer momento na próxima porta ou no próximo canto. Observe se os jogadores se mexem nas cadeiras, esperando pelo que vem a seguir. Quando você sentir que eles estão apreensivos, eles se surpreenderão quando você saltar e descrever um ataque súbito de um monstro terrível.

Encontrando a Diversão
Os personagens não devem procurar pela diversão no modo de exploração. Quando os jogadores não encontrarem uma opção que leve a ação, a tensão dramática se dissipa e pode se tornar uma caminha difícil ou um beco sem saída. Os jogadores devem ter pistas suficientes para resolver quebra-cabeças e sobrepujar obstáculos.

Clímax da Ação
A exploração evoluí para o encontro e nesse momento os jogadores devem perceber isso através do tom de sua voz e dos seus gestos. Seja enérgico na narração, falando um pouco mais alto e gesticulando excessivamente. Para não deixar o encontro esfriar, conheça as regras que serão aplicadas durante o encontro ou marque as páginas relevantes no seu livro. Faça com que eles estejam preparados antes de seus turnos para deixar a narração ainda mais rápida.

Fazendo Paradas
No final do encontro a tensão que você construiu se dissipa até que você reinicie a construção de um novo encontro. Esse é o momento para aquela parada, tanto no jogo, como fora dele.

Envolvimento e Situações de Suspense
Enquanto você narra, observe o relógio para ter uma idéia de quando a sessão terminará, e para conseguir parar a sessão num bom tempo.

Você não precisa terminar sempre uma sessão numa situação de suspense. Só termine a sessão quando o fim for claro ou em um ponto de descanso. Tente evitar situações nas quais os personagens não tenham nada para fazer depois. Eles tem que ter uma idéia clara do que farão em seguida, de forma a deixar uma tensão dramática entre as sessões.

O melhor lugar para terminar uma sessão é uma situação de suspense, isso fará com que o interesse seja mantido. Lembre-se quando um capítulo de um seriado ou novela termina. É nessa situação que a sessão deve terminar.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.