Saudações, operativos.

Inúmeros blogs vem falando muito bem da quinta edição do Dungeons & Dragons e não sem razão. Que o jogo é fluido, dinâmico e que é uma verdadeira evolução em relação a outras versões, isso já foi dito em muitos lugares.

Também já foram tecidos inúmeros elogios ao Dungeon Master Guide, que alguns dizem, é realmente um guia para o mestre, trazendo inúmeras regras opcionais que modificarão drasticamente a forma como o jogo é conduzido.

O Capítulo 9: Dungeon Master’s Workshop é um paraíso para os meus olhos.

DMG--Tyler-Jacobson

Para aventuras em Dark Sun, posso considerar utilizar o sistema de Hero Points, que me permite rolar +1d6 em uma jogada de ataque, teste de habilidade ou jogada de proteção.

Em Ravenloft, posso usar Sanidade, Medo e Horro, misturando com a opção de realizar um descanso curto a cada oito horas e um descanso prolongado a cada semana, fazendo com que os jogadores planejem muito antes de ir para um combate.

Posso usar também as regras de Honra em cenários como como Rokugan.

Para os mais saudosistas, posso usar um sistema variante de iniciativa, baseando-se em fatores de velocidade ou ainda dar um toque todo especial com a regra de ferimentos.

Para aqueles, como eu, que preferem o sistema de pontos de magia, a opção também está lá, é só usar.

Como sempre, tudo é uma questão de gosto, mas as opções fornecidas para alterar o jogo estão realmente incríveis, o que me dá cada vez mais vontade de rolar uma aventura sandbox no nível insano.

Quais as regras opcionais do D&D 5E que vocês estão usando em suas mesas?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.