Quando eu comecei a participar da RPGA, narrando as aventuras prontas em um modelo que envolvia milhares de jogadores ao redor do mundo, reportando os resultados de suas aventuras, imaginei como seria fazê-lo em uma pequena escala e alguma vezes até tentei implantar um modelo similar reunindo vários grupos de jogo, não utilizando uma mesma aventura, mas criando diversas aventuras em um mundo compartilhado, onde as histórias fossem crescendo, desenvolvendo-se em um mundo fantástico e orgânico.

As dificuldades sempre foram enormes, e durante muitos anos a ideia ficou adormecida.

Recentemente, porém, muito empolgado com o Lamentations of the Flame Princess, convidei o Fernando Fenrir do Cavaleiros das Noites Insones, para iniciar um projeto similar, mas bem diferente. Após uma pesquisada no Google, nos decidimos por um mapa, sobre o qual escreveríamos várias épicas histórias, ou assim pensamos.

Desta forma nasceu o Projeto Ivorell – LotFP RPG, uma iniciativa que visa agregar jogadores na criação de um mundo vivo, baseado no RPG Lamentations of the Flame Princess.

Os jogadores, ao afiliarem-se ao projeto, deverão construir um personagem e ajudar no desenvolvimento do mundo. Este processo criativo, no entanto, não será feito de forma aleatória, mas assistida. As diretrizes para criação de personagens estão disponíveis para download nos arquivos do grupo do Facebook, bem como o mapa de Ivorell que será usado na ambientação.

A proposta é desenvolver o mundo, junto com seus personagens, e sempre que possível, passar do desenvolvimento para sessões virtuais ou presenciais.

Como eu já comentei em vários artigos sobre o LotFP, ele tem uma atmosfera que lembra muito mais Ravenloft do que o próprio cenário em si, isso sem nem mesmo ter um cenário de campanha próprio. Contudo, algumas modificações são necessárias, simplesmente para poder tornar o clima, acredito, ainda mais forte.

Valores de habilidade

Muitos jogadores não gostam da aleatoriedade existente na criação de fichas do D&D e seus retroclones e até certo ponto eu concordo com eles. Pensando nisso, bebi da fonte do Player’s Option: Skills & Powers de AD&D, e oficializamos como regra para determinação de habilidades a distribuição de 75 pontos entre os seis atributos, iniciando com zero. Neste processo, nenhum atributo pode ser inferior a 3 e nem superior a 18.

Lembrando que em LotFP as raças semi-humanas disponíveis não recebem bônus em seus atributos. Os anões e halflings recebem um bônus direto em seus modificadores de Constituição e Destreza respectivamente.

Pontos de Vida

Diversas leituras me inspiraram para determinar como eu lidaria, pelo menos a princípio com os pontos de vida, entre elas Tagmar e Dungeon World. E foi do último que eu roubei a ideia que vai nortear, pelo menos a princípio o projeto. Todos os personagens começam com uma quantidade de pontos de vida igual a seu valor de Constituição somado a um valor fixo dependendo da classe/raça.

Clérigos, magos, especialistas (equivalente ao ladino) e halflings, adicionam +6 aos pontos de vida, guerreiros +8 e anões +10.

Minha ideia inicial, tal qual Dungeon World, é que este valor não aumente com o aumento de níveis, a não ser que o personagem sofra um aumento ou redução em seu valor de Constituição.

Bônus Base de Ataque & Manobras Especiais

Esta não é uma alteração nas regras, mas um ponto importante a ser lembrado quando se faz um personagem em LotFP. Somente o guerreiro possui uma progressão do bônus de ataque, começando com +2 e ganhando um bônus de +1 por nível. Os guerreiros, elfos e anões possuem opções extras em combate:

Pressionar: lhes permite ganhar um bônus de +2 no ataque ao custo de -4 de penalidade na CA;

Luta defensiva: o personagem ganha um bônus de +2 na CA e -4 no ataque;

Aparar: qualquer classe pode tentar aparar, não fazendo nada em sua rodada, o que lhe concede um bônus de +2 na CA. Para  guerreiros, elfos e anões, este bônus é de +4.

Os bônus parecem modestos para quem está acostumado a outras versões de D&D, mas aqui, como não existe um grande escalonamento e as armaduras possuem proteções fixas que não vão melhorando com o passar do tempo – e os itens mágicos são tratados de forma completamente diferente – tudo isso contribui para combates extremamente rápidos e mortais.

A Carga pode ser uma das melhores opções em combate. Ao fazê-lo, o personagem pode deslocar-se seu movimento e atacar causando dano dobrado, em compensação, se o alvo estiver esperando a carga e preparar-se com uma lança, por exemplo, a possibilidade é que o personagem que deu a carga acabe empalado na lança inimiga.

Cotidiano

Um aspecto que todos os personagens que participarem do projeto terão é um cotidiano. O jogador precisa descrever quais atividades compõe o cotidiano de seu personagem, em outras palavras, ele precisa determinar a rotina de seu personagem, quem são as pessoas com quem ele se relaciona, de quem ele gosta, quem o odeia, etc.

Juntando estes aspectos, acredito que facilmente pode-se criar um universo rico e cheio de histórias que podem ser compartilhadas.

A ideia aqui não é criar um background com 10 páginas, muito longe disso, palavras que se conectam formando os músculos e pele do personagem.

Finalizando… ou não

O grupo já foi aberto, alguns amigos já foram convidados e estamos dando alguns retoques no que achamos que deve ser modificado.

A intenção final é reunir pessoas que tenham interesse em colaborar na criação deste mundo alternativo, de forma colaborativa e é claro, reunir estas pessoas para jogar de vez em quando, ou melhor, este é o maior dos objetivos.

E vocês? Querem conhecer um pouco mais do Lamentations of the Flame Princess? Gostaria de participar de aventuras no mundo de Ivorrel? Sejam bem vindos, pergunte-me como!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.