Dica para Mestres – Dice Cups

Publicado por

Essa dica saiu diretamente de um episódio do finado Sons of Kryos (valeu Judd!). Dice cups são aqueles pequenos copos de couro utilizados para rolar dados escondidos em alguns jogos de tabuleiro (Liar’s Dice, por exemplo). Antes de ouvir este podcast, nunca tinha pensado em utilizar um destes em uma sessão de RPG.

A dica é bastante simples e funciona melhor em sistemas de dice pool (Storyteller, Shadowrun, Marvel, etc). Enquanto o jogador descreve sua ação e se prepara para rolar um teste versus o GM, você vai colocando os dados um a um, cuidadosamente, dentro do copo. Antes do jogador terminar de efetuar sua jogada, você chacoalha o copo e coloca no centro da mesa, dizendo alguma frase de efeito: “É o seu fim“.

"Seu destino já foi lançado!"
“Seu destino já foi lançado!”

Você não revela imediatamente os dados: deixe a tensão crescer e os jogadores ficarem curiosos. Enquanto isso, você pode discutir informações sobre o teste, incluindo negociar o que pode acontecer em caso de sucesso/fracasso com o jogador. Mas a tensão já foi criada, pois o resultado já está na mesa, debaixo daquele copo. Depois que o jogador tiver rolado ou quando chegar a hora de revelar, você tira cuidadosamente o copo e mostra para os jogadores qual foi o destino deles.

“Vish. Foi mal”

Além de ser uma maneira bem bacana de criar tensão, pode ter certeza de que seus jogadores irão passar a suar toda vez que ouvirem o barulho dos dados dentro do copo. Talvez aprendam a xingar e blasfemar contra o pequeno copo que tanto atrapalha seus planos. E tudo isso sem atrapalhar ou atrasar a sessão.

Devo confessar que essa dica me empolgou o suficiente para me fazer comprar este dice cup que está nas fotos (um Black Runic da Q-Workshop), mas você pode ter o mesmo efeito usando aquelas mini embalagens de Pringles.

A dica vale mais para mestres do que jogadores, já que não tem muito por que um jogador criar tensão para ele mesmo, mas pode ser útil em caso de um teste de jogador versus jogador. De qualquer forma, se tem algo sagrado para os jogadores são seus dados – mestres, tenham cuidado ao mexer com eles!

E você, já usou dice cups no RPG? Deixe sua experiência e idéias nos comentários!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s