Dicas para GMs por John Wick

Publicado por

Eu já disse antes que não sou grande fã do John Wick, mas este vídeo que ele gravou é simplesmente sensacional. Vale a pena gastar 10 minutos assistindo e entender que não vale a pena se preocupar com o nível de poder dos personagens, em manter uma postura de competição entre o GM e os jogadores, em reconhecer a diferença entre protagonista e antagonista, e em desafiar as crenças de seus personagens. Assista:

http://youtu.be/yTE7mXC66Fg

Às vezes parece que ele está especificamente falando de Burning Wheel/Mouse Guard, e acho que os conselhos dele são facilmente aplicáveis a estes RPGs (ainda que de fato sirvam para qualquer um). Também penso que ela se encaixa bem na técnica de bangs que expliquei aqui no ForjaRPG, onde os bangs nada mais são do que formas pré-planejadas de desafiar as crenças dos personagens. O jogo Durance (cuja resenha irá vir em breve por aqui) também funciona dessa forma: cada personagem precisa ter um oath: um juramento de algo que ele não irá fazer, e o guia de cada cena tem o dever de propor uma cena onde este juramento será colocado em questão. Good stuff.

Se você gostou desse vídeo, recomendo também o livro do John Wick chamado Play Dirty, com uma série de artigos com dicas e orientações para GMs no estilo que ele deixou no vídeo. O livro custa apenas 5 doletas no DriveThruRPG e eu já li duas vezes. Não concordo 100% com ele, mas sempre me faz pensar em muita coisa que faço na minha mesa. Recomendo!

8 comentários

  1. Eu gosto dos jogos do John Wick. Eu não gosto da postura dele de “se você não joga como eu digo que é pra jogar, você é um babaca…” ou coisas desse tipo, que as vezes ele escreve.Mas o cara tem um talento para game designer que ninguém pode negar. Seus jogos são sempre muito bem bolados e divertidos.Boa dica o livro Pedro, vou ler com certeza.Abraço

    Curtir

  2. Valeu Fernando! Eu sou descobri que sou meio que o contrário, não sou muito fã do design do cara, mas o que ele fala eu acho bem interessante 🙂

    Curtir

  3. Como eu não leio muito do que ele escreve em blogs, etc., não tenho motivos para antipatizar com ele. Gosto de seus RPGs, que são muito bons.Inclusive, tenho que jogar o Wicked Heroes logo e novamente.

    Curtir

  4. Eu nunca tinha acompanhado o que ele fala, fui ver agora o canal do youtube dele e achei muito foda, realmente muito bom. Assistam o vídeo!

    Curtir

  5. Tai algumas dicas para não seguir. Pessoalmente não gosto do estilo de jogo do John, é muito aquele esquema de poucas regras e você que se vire.Isso ainda é o de menos, a grande verdade é que todas as dicas que ele deu seriam facilmente “descobertas” em uma simples conversa pós-jogo entre o mestre e os jogadores. E ele parece ter muito medo de falar com os jogadores dele.

    Curtir

  6. Gostei das dicas do John Wick. Acho seus jogos muito interessantes e sempre há algo de inovador neles. Tenho de concordar que as vezes ele parece um pouco ditatorial em suas palavras… mas cabe tambem ao leitor ou ouvinte enxugar o que acha que serve. Eu jogo RPG a um bom tempo, mas somente agora estou me aventurando pelos campos da “mestragem”, como sou muito metódico com tudo, imaginem como estou ficando piradinho. E gostaria que me, se pudessem, me fornecer mais materiais sobre dicas para aprimorar esta técnica. Brigadão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s