Ik 17, Mês do Florescimento

Ano 5971 do Calendário de Agrippa
Do Códice dos Sete Mundos

Publicado originalmente em: http://www.ohmtar.com.br/?p=804

Saudações, mestres, heróis, aventureiros e mercenários do Megaverso!

Hoje gostaria de fazer um comentário oficial sobre os rumos do D&D e, porque não, do cenário de campanha de Ohmtar.
O que inclui lançamentos impressos para o Ohmtar ;-)

***

Ohmtar: Guia do Cenário de Campanha

 ***

O Dungeons & Dragons e sua nova edição

Dungeons & Dragons, o mais famoso jogo de RPG do mundo, é conhecido por atender a jogadores e mestres de diversos estilos e preferências, mudando ao longo dos anos para se adaptar às novas realidades. Várias edições se passaram, agradando e desagradando muitos dos jogadores.

O cenário de campanha de Ohmtar foi desenvolvido para a 4ª edição do jogo Dungeons & Dragons com o objetivo de fornecer uma ambientação rica em conteúdo para os jogadores e mestres desta versão do sistema D&D, sabendo que a falta de material descritivo estava sendo sentida nas mesas de jogo e, além disso, criar um novo tipo de relacionamento – com a aproximação entre o autor do cenário e os grupos de jogo – até então inédito no mercado nacional.

Mas a 4ª. edição do Dungeons & Dragons é, também, uma das mais polêmicas. Lançada em uma época em que existem incontáveis possibilidades de entretenimento mais atraentes para os novatos de RPG (que conhecem a sigla, normalmente, através de jogos de PC e videogames), diferente do que acontecia antigamente, o jogo foi moldado para atingir um novo público, muito diferente dos jogadores das edições passadas, com expectativas e necessidades bem claras. O jogo se tornou mais estratégico, a mecânica e o combate com o uso de miniaturas tornaram-se o centro do sistema, e tudo o que interessava aos jogadores mais antigos (leia-se interpretação e improvisação) foi meio que deixado de lado.

Claro, muitos jogadores migraram para a 4ª. edição e gostaram, principalmente graças ao equilíbrio mecânico trazido pelo jogo, uma nova abordagem que foi de encontro a algumas questões que desagradavam anteriormente, como o nível de poder distinto entre as classes, a invasão de nichos, dentre outros.

E alguns desses mestres e jogadores abraçaram, também, o Ohmtar, elogiando principalmente o conteúdo fornecido tanto pelo Guia do Cenário de Campanha de Ohmtar quanto pelos mais de cinquenta artigos disponibilizados em seu site oficial. O sistema estava pronto e disponível nos livros oficiais: bastou ao cenário aproveitar o melhor do sistema fornecido e proporcionar aos grupos uma experiência única e fantástica de D&D 4E.

Mas o Guia do Cenário de Campanha de Ohmtar trouxe algumas ideias interessantes, como a utilização dos arquétipos para aprofundar o histórico dos personagens (com benefícios mecânicos), a ampliação da lista de seleção de poderes de acordo com a fonte que alimenta as classes, a introdução de novos talentos, sistemas alternativos de dano (visando agilizar os combates ou torná-los mais letais), a introdução de uma mecânica baseada nos Pontos de Ação e nas sete emoções fundamentais do cenário para estimular a interpretação, e o resgate da história dos itens mágicos para fornecer novos elementos e enriquecer o jogo.

A filosofia do Ohmtar sempre foi a mesma desde seu lançamento: “O cenário é seu. Conte sua história como você desejar. Jogue o seu jogo, mude o que quiser. Nós fornecemos um norte. Se for de seu interesse, conte suas experiências. Traga para nós. Sua aventura, seus personagens, suas regras caseiras podem se tornar parte do material oficial do cenário”.

E vejam que interessante. Nos últimos dias, não se fala de outra coisa: uma nova forma de se jogar D&D. Uma nova edição, ou uma edição que junte numa mesma mesa jogadores de tempos diferentes, com experiências e gostos distintos. Onde você pode jogar D&D do jeito que você achar melhor.

E nós, amantes do Dungeons & Dragons, sabemos que faz parte da cultura dos grupos mudar o sistema quando algo não funciona direito em sua mesa, ou não agrada, ou quando se tem uma ideia melhor que a dos desenvolvedores do jogo. E desde os primórdios a empresa produtora do D&D, sabendo disso, forneceu guias e suplementos fornecendo regras alternativas que, muitas vezes, nasceram nas mesas de jogo, tornaram-se populares e foram abraçadas oficialmente.

O que vai de encontro à filosofia do Ohmtar.

***

Novas Opções para o D&D 4E

Enquanto o futuro do D&D se desenha, o Ohmtar continuará atendendo aos jogadores de D&D 4E. Ele foi pensado e produzido para isso, apesar de fornecer conteúdo em volume e qualidade suficientes para agradar jogadores de outras edições do sistema (como ocorre em algumas mesas de Ohmtar).

Particularmente acho o sistema da 4E excelente sob diversas óticas, apesar de, sim, algumas coisas me desagradarem. E digo isso com base empírica, já que uma campanha inteira do sistema foi realizada para estruturar os alicerces do Ohmtar. E várias mecânicas alternativas (leia-se regras caseiras) foram utilizadas para adequar o espírito do grupo e do cenário ao sistema.

Após esse longo discurso, gostaria de dizer mais uma vez que o Ohmtar continuará com a 4E e, através de um guia que em breve você poderá ter em mãos, forneceremos uma série de sistemas alternativos e mecânicas opcionais para enriquecer sua experiência de jogo, trazendo novas perspectivas e abordagens às regras oficiais.

Essas mecânicas serão consolidadas e disponibilizadas inicialmente como uma versão de playtest. Uma vez obtido o retorno de mestres e jogadores sobre o uso dessas regras em sua mesa de jogo, eu trabalharei pessoalmente para apresentar os resultados desse trabalho nos próximos produtos do Ohmtar.

***

Futuros Lançamentos de Ohmtar

Em vários momentos eu ouvi que o Ohmtar deveria ter sido lançado em livros menores. Um calhamaço de 540 páginas assusta. Mas a proposta de fornecer conteúdo para os jogadores e mestres de D&D 4E pedia por isso. Eu não queria vender dois, três livros suplementares. Queria disponibilizar um cenário completo, cuja experiência pudesse ser aprimorada através do Megaverso.

Com o tempo esse conteúdo amadureceu e, nesse momento, informo que o primeiro livro do Ohmtar a se
r impresso está em desenvolvimento.
Ainda não estabeleci uma estratégia a respeito disso, se será produzido sob demanda ou se teremos uma tiragem inicial. O que deixo claro, entretanto, é que buscarei um produto que seja financeiramente acessível. Eu não tenho uma estrutura de editora, por exemplo, e não vivo disso. Faço pela paixão que tenho pelo RPG e pelo D&D em especial. E gostaria de compartilhar essa paixão com os mesters e jogadores de D&D (independente da edição; como digo sempre, o grande mote do Ohmtar é o conteúdo e sua qualidade, que pode ser usado com qualquer sistema ou edição de D&D).

O livro original do Ohmtar, O Guia do Cenário de Campanha, será dividido (como sugerido), mas aproveitará para incorporar novos elementos e funcionalidades. Tabelas para os mestres, uma nova diagramação, conteúdo adicional (derivado do Megaverso, e dos artigos publicados no site do Ohmtar e da campanha oficial Horizontes), etc.
Somente dividir o livro original seria simples, mas a qualidade do conteúdo, em função da forma como o livro original foi formatado (com encadeamento do raciocínio entre os capítulos), poderia ficar comprometida.
Então, estou trabalhando para que cada novo livro funcione bem de forma independente.

Obviamente, o que falei há alguns parágrafos sobre as mecânicas e sistemas alternativos se aplicarão também aos novos livros do Ohmtar, trazendo novas abordagens para o que foi apresentado no Guia do Cenário de Campanha, por exemplo.

Em linhas gerais, os planos de lançamento são os seguintes:

Em Desenvolvimento

1. O Códice das Páginas Infinitas: Um Guia dos Mundos e da História de Ohmtar (Em Desenvolvimento)

Planejados

2. Angabar, a Joia Esmeralda
3. O Códice dos Espíritos Escolhidos: Um Guia dos Povos de Ohmtar
4. O Códice dos Aspectos e das Revelações: Um Guia das Crenças e Filosofias de Ohmtar
5. O Códice do Despertar: Um Guia para os Heróis de Ohmtar
6. O Códice da Vilania e das Feras Fantásticas: Um Guia de Monstros e Outras Ameaças de Ohmtar
7. O Códice dos Segredos Mágicos: Um Guia de Artefatos, Relíquias e Itens Lendários de Ohmtar

Quanto às ilustrações, terei que fazer algumas pesquisas (stock images, fazer algum tratamento talvez, usando também imagens de domínio público), a não ser que alguma alma caridosa venha me ajudar nessa empreitada (interessados: e-mail para contato@ohmtar.com).

É isso.

Espero conseguir trazer novidades em breve para vocês, ao mesmo tempo em que retomo a disponibilização de artigos gratuitos no site.
O ano de 2012 será particularmente corrido para mim no “mundo real”, mas darei o meu máximo para escapar para o Megaverso sempre que possível.

Um grande abraço a todos!

Alexandre Sarmento
Autor e Primeiro Mestre de Ohmtar

Traga sua colaboração! Acesse o Megaverso de Ohmtar!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.