Teleporte

Publicado por

Ainda em tempo, ontem saiu no site da Wizards of the Coast um artigo esclarecendo uma série questões sobre teleporte – um poder exclusivo dos magos de D&D 1ª edição – e que se tornou comum na quarta edição com os avangers, assassins, swordmages e warlocks, bem como o eladrim, que utiliza teleporte devido a sua conexão com a Agrestia das Fadas.

Antes da quarta edição, cada poder de teleporte possuía sua própria descrição, mas agora o poder possui uma descrição geral. Alguns princípios precisam ser lembrados:

  • A criatura ao teleportar-se, precisa fazê-lo para um espaço que seja pelo menos do tamanho da criatura e que precisa estar desocupado, de forma que ele não pode teleportar-se para um local no qual ele teria que esgueirar-se.
  • A criatura que vai teleportar-se, precisa ver o seu destino. Cegar uma criatura pode ser uma boa forma de impedir que ela se teleporte. Alguns poderes possuem efeitos como teleportar-se para um espaço, mesmo que o personagem não possa vê-lo, o que se torna uma excessão.
  • O uso do teleporte não requer linha de efeito.
  • O teleporte não provoca ataques de oportunidade.
  • Uma criatura pode teleportar-se para livrar-se de restrições físicas, como algemas, teias ou agarrões que seriam difíceis de serem evitados de outra forma.

Assim como muitos outros poderes, o teleporte também sofreu duas alterações desde a sua apresentação no Player’s Handbook da 4ª edição, e tais modificações vieram no Player’s Handbook 2 e logo depois no Players Handbook 3. São elas:

  • O teleporte não aciona ações de oportunidade engatilhadas, por acontecer de forma tão rápida que não daria tempo de disparar um gatilho de uma ação de oportunidade.
  • Teleportar criaturas para situações precárias (sobre um poço de lava, um abismo, etc.) é possível, mas a criatura tem direito a um teste de resistência. Se passar o teleporte falha, e cabe ao mestre desenvolver uma explicação para a falha.

Para fechar o artigo na Wizards, alguns esclarecimentos:

  • Uma criatura caída não se levanta ao teleportar-se!
  • Quando você teleporta uma criatura, o teleporte não é considerado movimento forçado, que são restritos a empurrar, puxar e conduzir.

E aí? Gostou das mudanças? Teleporte é um problema na sua mesa? Fale sobre suas experiências com teleporte.

11 comentários

  1. Teleporte é uma adição muito divertida numa mesa de jogo desde o início… Os PJs ficam buscando oportunidade para utilizá-las e claro, lembrando que a grande maioria só tem este poder por encontro ou diário. Mas é claro que já criou problemas, como o Avenger que teleportou-se para cima, levando com ele o inimigo e soltando-o de lá…Nestes casos eu geralmente permito porque não é tão “babaca” qto querer simplesmente teleportar um inimigo pra dentro duma parede ou pra fora do mapa….

    Curtir

  2. No meu grupo de jogo tem um bruxo eladrin que é um verdadeiro mestre em teleporte.Até hoje ele não tentou fazer nada absurdo com o poder, mas que é divertido (e as vezes dor de cabeça) pro mestre é.Excelente adição, sem dúvida alguma.

    Curtir

  3. Na minha mesa tem uma fenticeira Cosmica, quando ela está na fase das Estrelas ela teleporta sempre que um inimigo erra ela (ação livre)Confesso que apesar dos problemas para o mestre essa que é a graça do Teleporte, é do nada (sem levar AdO) um jogador poder mudar de posiçãoIsso torna o combate bem mais interativo

    Curtir

  4. O personagem teleporta como ação livre, quando ele faz um crítico ou quando ele mata o alvo da maldiçãoIsso se não pegar um talento para aumentar e +1 o teleporte-Eu ia ficar louco jogando com um personagem assim e mais louco se um dos meus jogadores lerem esse texto daquihahahahha

    Curtir

  5. se ele falhou no teste de resistencia da ilusão,eu consideraria que se fodeu.quando o texto fala sobre teste de resistencia ,fala como se o personagem não quizesse estar la.se ele foi de proposito,tomou.

    Curtir

  6. Tem uma Lamina Arcana Eladrin que precisa ler issoooo Boa Franciolli estou repassando por amil agorinha mesmo! Ainda bem que as regras são sempre bem claras, mas sempre vale a pena deixar um pouco mais claro hauahauahauh Abração man.

    Curtir

  7. Saudações Kalderash.É muito importante quando conseguimos trazer algum artigo que consiga ajudar os jogadores (e mestres), pois não sabemos exatamente o que se passa em todas as mesas e quais dúvidas surgem. Temos alguns excelentes tira dúvidas da quarta edição por ai, o Daniel Rolando20 tira grandes dúvidas no seu formspring e no próprio site, mas quanto mais repositórios de esclarecimentos tivermos, melhor.A Wizards mandou bem neste artigo, gostaria de ver mais assim.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s