Explosão de dano

Publicado por

Na última quarta-feira consegui, enfim, rolar mais uma aventura de nossa campanha, que vem sofrendo alguns contratempos em função de horários de trabalho incomuns ou demandas em cima da hora dos meios acadêmicos ao qual estou preso.

Os jogadores foram chegando aos poucos e por volta das 20 horas começamos a sessão, que infelizmente teria que terminar às 22 horas para que eu pudesse pegar minha esposa na casa da mãe. Como a maioria dos demais jogadores também trabalharia logo cedo no dia seguinte (inclusive o mestre), a sessão terminou cedo, mas não ficou com gostinho de incompleta.

Mas o motivo deste artigo é relatar duas regras caseiras que testei nesta sessão e que foi bem aceita pelos jogadores. Além destas regras que testei, já usamos a regra do @tionitro, onde as criaturas possuem metade dos pontos de vida e causam um dado a mais de dano.

Explosão de Dano

Quando o personagem acerta um golpe, joga o dano. Os dados que apresentarem o dano máximo, o jogador rola aquele dado novamente e continua jogando até que outro resultado, diferente do máximo apareça. Os danos são somados para compor o dano total.

No caso de um acerto crítico, o dano permanece o máximo, mas ao jogar o dado de dano da arma mágica por exemplo, caso o dano seja o máximo no dado, joga-se novamente.

Após ver a regra em funcionamento, resolvemos mantê-la.

Bônus após acertos críticos

Após rolarem um acerto crítico (para quem não sabe é quando se rola um 20 no d20 e após aplicar os bônus você acerta a defesa do alvo), os personagens ou inimigos rolam 1d6. O número obtido é um bônus para a próxima jogada de ataque.

Após observar os boosters concedidos no D&D Encounters percebi que não existe um real desbalanceamento nas regras quando introduzimos algumas regrinhas como essas, onde se beneficiam os jogadores e os monstros. No final, o importante é que os jogadores e os monstros se divertiram.

8 comentários

  1. Nunca entendi muito bem essa regra dos pontos de vida pela metade dos monstros. Eles já morrem em dois rounds no máximo, se diminuir os pontos de vida em dois, vai ser uma rodada por oponente, quasi-minions.Aumentar o dano das criaturas faz sentido, tanto que o update oficial fez isso semana passada.

    Curtir

  2. Não sei como funciona na sua mesa Daniel, mas na minha os combates tendem a demorar muito, principalmente pela grande quantidade de pontos de vida dos monstros.Pode ser que eu não esteja contabilizando outros fatores que retardam o tempo do jogo e levando em consideração apenas os pontos de vida deles, mas no meu grupo pelo menos, os danos não costumam ser muito altos.

    Curtir

  3. AnandTem que lembrar que na sua mesa os personagens são bem MunchkinsCaso os personagens usem aquela tabela chata de distribuir atributos e não combem além do normal essa regra de dividir o PV até que funciona até perto do Lv 5 ou 6, depois disso realmente o combate acaba rápido

    Curtir

  4. Tenho que agradecer em algum lugar essa explosão de comentários e nada mais óbvio do que fazê-lo na “Explosão de Dano”.Já faz algumas sessões que venho usando a explosão de dano e tem dado muito certo, os jogadores estão gostando, mesmo sofrendo também as vezes.Na última sessão o guerreiro rolou o mesmo dado quatro vezes, causando um dano impressionante no inimigo.Minha opinião? Vale muito a pena.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s