No artigo O problema em prestar auxílio Wimwick do Dungeons Master oferece algumas sugestões para o que ele considera problemático com a manobra “prestar auxílio” e o Thiago lembrou que na atualização de Maio houveram modificações na regra de Prestar Auxílio.

Prestar Auxílio

Página 287 (Versão Americana): Substitua a sessão “Prestar Auxílio” pelo seguinte texto. Essa mudança modifica a ação de prestar auxílio para uma escala apropriada com o nível do personagem. A atualização também separa a ação de ataque auxiliado e cria uma ação de defesa auxiliada. Esta mudança remove o requerimento para acertar CA 10, que era quase garantido em altos níveis.

PRESTAR AUXÍLIO

Em algumas situações, criaturas podem trabalhar juntas para usar uma perícia ou habilidade. Uma criatura pode ajudar outra a fazer um teste de perícia ou habilidade usando a ação de prestar auxílio. Dada a chance, um grupo de aventureiros terá um personagem com maior graduação na perícia ou habilidade que será o líder do teste, enquanto outros personagens cooperam para ajudá-lo.

Ajudar um aliado numa jogada de perícia ou habilidade

  • Ação: Ação Padrão. Quando uma criatura usa esta ação, ele escolhe uma criatura adjacente a ela.
  • Classe de Dificuldade: A criatura faz uma jogada de perícia ou habilidade com CD igual a 10 + metade do nível da criatura.
  • Sucesso: O alvo recebe um bônus de +2 no próximo teste usando a mesma perícia ou habilidade antes do final do próximo turno da criatura que o ajudou.
  • Falha: O alvo recebe uma penalidade de -1 no próximo teste usando a mesma perícia ou habilidade antes do final do próximo turno da criatura que o ajudou. Uma criatura só pode afetar um teste em particular uma vez usando a manobra prestar auxílio. No entanto, até quatro criaturas podem usar a ação prestar auxílio para uma única jogada, fornecendo um bônus máximo de +8 ou uma penalidade máxima de -4.

Em certas circunstâncias, o mestre pode decidir que apenas um, dois ou três criaturas podem prestar auxílio. Por exemplo, não é desejável que quatro criaturas prestem auxílio na abertura de uma fechadura.

Ataque auxiliado

Uma criatura pode ajudar um aliado a atacar um inimigo. Essa ação representa uma finta, uma distração ou alguma outra ação que torne mais fácil o aliado acertar o inimigo.

  • Ação: Ação Padrão. Quando uma criatura escolhe esta ação ele escolhe um inimigo adjacente a ele.
  • Concede Bônus na Jogada de Ataque: A criatura escolhe um aliado. Aquele aliado ganha um bônus de +2 em sua próxima jogada de ataque contra o inimigo escolhido. Este bônus é perdido se não for usado até o fim do próximo turno da criatura que o ajudou. Uma criatura só pode afetar um teste em particular uma vez usando essa manobra, no entanto, até quatro criaturas podem usar a ação prestar auxílio para uma única jogada.

Defesa Auxiliada

Uma criatura pode tentar proteger um aliado contra um inimigo. Essa ação representa um bloqueio, um bloqueio com escudo, ou alguma outra ação que torne mais difícil atingir aquele aliado.

  • Ação: Ação Padrão. Quando uma criatura escolhe esta ação ele escolhe um inimigo adjacente a ele.
  • Concede Bônus na Defesa: A criatura escolhe um aliado. Aquele aliado ganha um bônus de +2 para todas as defesas contra o próximo ataque que o inimigo escolhido fizer contra ele. Este bônus é perdido se não for usado até o fim do próximo turno da criatura que o ajudou. Uma criatura pode escolher apenas uma ação de defesa auxiliada para afetar as defesas de um aliado, no entanto, até quatro criaturas podem usar a ação prestar auxílio para afetar as defesas do aliado.
Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.