Texto original: The social side of DMing
Postado em: 23 de maio de 2010
Autor: Krystal
Site: Dungeon Mastering

__________

Mestrar pode parecer como uma tarefa simples para mestres experientes que tem mestrado para seus amigos em sua casa durante anos, mas o que acontece quando você tem que sair da segurança do seu grupo de jogo e mestrar em um evento ou para um grupo de pessoas que você não conhece? O que eles irão jogad0r, o que você preparou, quais npcs usar? Não temam amigos, eu tenho as respostas.

Estranho Perigo!

Mestrar para desconhecidos por trazer alguns problemas quando você tenta imaginar quais as armadilhas, desafios de perícias e outros problemas orientados para as classes. Minha sugestão é que você se certifique de deixar várias rotas através do perigo, desafio ou obstáculo que será criado para o grupo, ou que pelo menos tenha um npc que possa ajudar os personagens a sobrepujar o desafio, ou ainda que a solução do problema tenha várias soluções possíveis. Confuso? Abaixo alguns exemplos.

Cenário: os jogadores estão tentando entrar em uma masmorra, mas a porta está fechada.

Exemplo de várias rotas: a porta pode ser aberta com uma jogada bem sucedida de abrir fechaduras (ladinagem) CD 15, ou num teste de procurar/percepção revelará uma entrada secreta próxima da porta.

Exemplo de várias rotas: a porta pode ser aberta com uma jogada bem sucedida de abrir fechaduras (ladinagem) CD 15, ou pode ser forçada com uma jogada de Força CD 17.

Solução com NPC: o NPC pode encontrar outra rota, abrir a fechadura, forçar a porta se ninguém mais conseguir, etc. Ele é o seu “tapa buracos”.

Espero que isso ajude um pouco! (Por favor me diga se incorporar exemplos é uma péssima idéia ou se ajuda a esclarecer as coisas para vocês!)

Algumas vezes, todos jogam muito do mesmo, neste caso certifique-se de ter sempre a mão alguns NPCs preparados para o jogo, pelo menos um de cada categoria/classe principal. Então, só para clarear as idéias, tenha pelo menos um guerreiro, um ladino e um conjurador (arcano ou clérigo), preferencialmente clérigo se você não planeja usar itens de cura.

Algumas vezes seus jogadores não saem do lugar, neste caso sinta-se a vontade, como mestre, de dar um empurrão, só evite chocar-se com os outros jogadores, pois como mestre você é um anfitrião (mesmo se estiver numa convenção ou local público) e deve ter a habilidade de convencer seus jogadores a dar prosseguimento ao jogo. Não se deixe envolver por argumentos fúteis, pois isso só tornará a situação pior para você e para qualquer um que queira jogar o jogo.

Ah! Eles estão olhando pra mim!

Se você tem medo do palco, mas foi eleito mestre, existem algumas coisas que você pode fazer para sentir-se mais a vontade. Em primeiro lugar, não esqueça suas ferramentas básicas para mestrar, como os livros, dados e o escudo do mestre! Você pode ficar escondido atrás dele durante o dia todo e sentir-se ainda assim poderoso e todo conhecedor do seu mundo de D&D!

Você acha que vai ter sérios problemas com descrições? Lembre-se de ter algumas figuras ou guias de referência para mostrar aos seus jogadores, crie descrições prévias ou módulos para este tipo de jogo, pois usar módulos é legal! Lembre-se de lê-las previamente! Faça anotações e faça qualquer pesquisa que precise com antecedência, e sempre, SEMPRE, deixe espaço para que seus jogadores possam extrapolar o módulo, mas o melhor é ter um ou dois módulos, ou vários menores, com aventuras rápidas que possam preencher caso as coisas empaquem (novamente, leia o que quer que seja antes da aventura antes de narrar para outras pessoas, especialmente estranhos!). Quando você ler uma informação do módulo ou uma descrição que fez com antecedência tente não parecer tenso, pratique a leitura desse trecho com ênfase ou um pouco de sentimento, isso fará com que o jogo pareça mais dinâmico e excitante em oposição a monotonia que normalmente é experimentada quando as pessoas lêem de módulos em voz alta. Eu disse uma vez e não temo dizer novamente, use figuras ou músicas de fundo! Estas coisas realmente ajudam a captar o clima, então traga o seu laptop e uma lista de músicas (músicas neutras que não ofendam ninguém) ou um pequeno aparelho de som, e explique como você irá usar estes itens antes do jogo começar se eles não foram familiarizados com estes recursos. Diga-lhes que isso ajuda a entrar no clima e que são úteis como uma ferramenta do mestre.

Quando você for mestrar para estranhos lembre-se que eles não conhecem você, eles não conhecem seu mundo, suas regras caseiras, suas gírias, etc. Apresente as coisas importantes antes do jogo começar, como regras caseiras e outras particularidades de sua forma de mestrar, jargões e gírias podem ser discutidas quando o jogo começar. Um bom exemplo disto é que em meu mundo a expressão “raça de remanso” é considerado um insulto, pois “remanso” se refere às águas que ficam por trás das cidades e que normalmente são sujas e poluídas em virtude dos de comportamentos descuidados… Então, se estiver usando isso em jogo eu explico aos jogadores que eles sabem o que é uma “raça de remanso” por que esta é uma gíria comum e explico o que significa. Não tem problema de explicar alguma coisa depois se você esqueceu-se e se isso for importante para que o jogador se lembre e mantenha o jogo em andando, lembre-se de estar sendo entendido. Se você não permite certos movimentos então lhes diga “eu esqueci de dizer isso. Tudo bem agora, mas de agora em diante temos que nos lembrar que eu não faço isso…” e mais, não seja rude dizendo que eles não existe uma forma de fazer aquilo e que eles deveriam saber, por que eles não deveriam saber. Se tornar mestre requer muito entendimento, por isso permaneça calmo e controlado.

É como comprar um GameBoy para dois meninos

As pilhagens são o motivo por trás de muitas brigas nos jogos que você irá mestrar, por isso tente espalhar as pilhagens ou seja tolerante com as brigas e argumentações a respeito dos itens. Se você souber quantas pessoas irão jogar, tente distribuir aquela quantidade de itens através da aventura para que eles achem e então a sessão deixará de ser menos discutida e passará a ser mais debatida e negociada. Alguns mestres são conhecidos por fornecer moedas apenas nos casos de briga, por isso eu aconselho contra esta prática, pois muitas aventuras se passam na busca de artefatos raros por personagens que logo serão épicos!

Irmão mais velho

Uma vez em alguma oportunidade você colocará um jogador muito mais experiente junto com outros que estão começando agora. Você tem um grupo onde o nível médio é dois, mas um cara tem um nível doze vezes maior.Tente separar os encontros entre enquanto eles estiverem juntos, como tem um monstro bem maior com uma tonelada de criaturas menores. Enquanto o personagem experiente combate o monstro, os demais combate
m os pequenos adversários.

Um erro nessa abordagem é manter o foco no personagem de mais alto nível, pois ele pode matar os outros personagens num piscar de olhos. Nos desafios de perícias você só deve ajustar o nível do desafio quando o personagem de alto nível estiver participando do desafio, pois embora possa parecer injusto, o personagem de alto nível também tem que se divertir, pois embora ele seja bem mais experiente, não quer dizer que ele queira enfrentar desafios muito fáceis.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.