Texto original: Tavern Trappings
Postado em: 14 de maio de 2010
Autor: Ameron
Site: Dungeons Master

__________

Na última semana nós fornecemos uma lista com o nome de 118 tavermas. No artigo, Wimwick forneceu boas colocações sobre como transformar uma taverna em algo mais do que um estabelecimento típico, médio e sem nada de especial. Dar-lhe um nome é um excelente começo, mas por que parar por aí?

Considerando a freqüência com que os personagens se encontram em tavernas, é importante que você dedique algum tempo para fazê-las únicas e memoráveis. Você não precisa gastar horas nesse planajamento; alguns minutos serão suficientes. Adicionar pequenos detalhes é o suficiente para trazer o ambiente a vida. Sem estes detalhes sua taverna é apenas um pano de fundo esquecível. Então, antes que os personagens sigam para o próximo buraco úmido para um drink rápido, reserve um minuto para descrevê-lo um pouco. Usando a nossa lista para encontrar nomes apropriados para a taverna é um bom começo, mas não esqueça de descrever os empregados, os clientes e a decoração.

Os empregados

Toda taverna precisa de um garçom pitoresco e pelo menos uma ou duas garotas para servir. No mínimo eles precisam de nomes. Conhecer sua raça, sexo e descrição geral também é bom, mas você não precisa se assustar com uma grande quantidade de detalhes desnecessários. Mantenha a descrição em alto nível. Se os personagens fizerem alguma coisa imprevisível, como iniciar uma luta ou engajar-se em brincadeiras incomuns, determine rapidamente se os empregados possuem algum atributo especial. Se eles forem pessoas comuns, então os seus atributos possuem valores bem medianos, mas se o garçom for um soldado aposentado, ele deve conhecer alguns golpes.

Particularmente eu gosto de ter uma ou duas pessoas no bar consideravelmente mais resistentes que os personagens. Normalmente ele será o garçom ou o fanfarrão. Dessa forma, se as coisas saírem dos trilhos eu sei que meu ás na manga conseguirá restabelecer a ordem rapidamente.

Meus jogadores sempre me perguntam detalhes que eu não havia preparado. Isso acontece principalmente quando eles me perguntam sobre o prato especial do dia ou sobre a culinária local. Quando isso acontece eu tento oferecer um misto de esperado com bizarro. Eu sempre tenho alguns monstros no menu só para ver suas reações e descobrir o que eles acham que seus personagens estariam dispostos a comer.

Os clientes

Como os empregados, é bom ter o básico pronto. Você não precisa descrever cada cliente e beberão imundo do lugar, mas descrever alguns deles torna o cenário mais interessante. Muitos jogadores (e eu me incluo) ficam doentes ao andar por um bar apenas para descobrir que os outros clientes incluem uma mesa com anões bêbados, um bêbado caído em seu próprio vômito e um mago com uma longa barba branca e um chapéu pontudo sentado no canto. Mude isso de uma vez por todas.

Tenha um pequeno estoque de personagens prontos para popular sua próxima taverna. É muito fácil fazê-la aleatoriamente. Faça uma lista com as 20 raças e 20 classes. Role 2D20 e veja o resultado. O cliente não precisa ser da classe e raça que você jogou, mas você pode usar isso como um ponto de partida.

  • Minotauro Invocador – Talvez ele seja apenas um cara realmente grande e violento com um símbolo sagrado no pescoço.
  • Gnomo Guerreiro – Talvez sejam alguns adolescentes vestidos com a armadura de seus pais tentando parecer importantes.
  • Tiefling Monge – Você vê um tiefling monge. Algumas vezes é uma boa idéia manter o resultado da jogada apenas para tornar as coisas imprevisíveis.

A decoração

Com tantas tavernas a escolher, é melhor acreditar que as mais bem sucedidas usam propaganda para atrair clientes. Para algumas pode ser sua reputação por ser realmente boa ou ter uma cerveja barata. As outras fazem o que podem para manter você interessado em voltar após a primeira visita. Um estabelecimento confortável e acolhedor pode criar e manter o efeito com algumas peças de ostentação cuidadosamente escolhidas e estrategicamente distribuídas pelo local.

Pense na aparência do seu barzinho predileto. Ele possui um memorial do rock na parede? Fotos de heróis do esporte? Desenhos animados antigos?  Propagandas de várias cervejarias ou propagandas de eventos especiais? Talvez tenha até uma banda nos fundos cantando música ao vivo? Mantenha tudo isso em mente quando estiver desenvolvendo a sua próxima taverna.

Uma taverna em D&D não precisa ter a mesmas coisas dignas de serem lembradas nas paredes como um Rock Café, mas estou certo que um mestre criativo pode usar substitutos adequados ao cenário. Armas, escudos, tapeçarias e caricaturas de heróis locais ou políticos são adornos apropriados. A cabeça empalhada de um dragão presa a parede ou a cabeça empalhada de uma pantera deslocadora no canto são muito mais comuns do que você pensa em mundos onde os monstros são a norma.

Eu quero enfatizar novamente que este não precisa ser um processo longo e cansativo. Não gaste horas descrevendo cada detalhe a menos que a taverna seja uma característica importante do jogo, mas gastar alguns minutos para “vestí-la” apropriadamente é um tempo bem gasto.

Outros recursos

Para ver mais alguns recursos interessantes procure no Inkwell Ideas. Eles colocaram junto um programa que gera a planta baixa de sua próxima taverna e agora eles adicionaram um menu para seu cenário de fantasia.

Conte um pouco sobre as suas tavernas inesquecíveis de suas campanhas. O local onde eles regularmente estabelecem seus personagens são freqüentados regularmente ou são apenas uma parada única na estrada?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.