Saudações, aventureiros.

Após receber uma newsletter da DrivethruRPG e depois de terminar o ano com um certo interesse em voltar ao mundo dos vampiros, adquiri o V20 Lore of the Clans.

Lore of clans

O livro traz, em um único volume, informações sobre os treze principais clãs do V20 Vampire the Masquerade  e um apêndice para os Caitiff.

Sob a perspectiva de um vampiro de cada clã, são discutidos aspectos históricos, como o clã interage e age atualmente, terminando com combinações de poderes, méritos, defeitos e outras dicas de mecânicas para o jogador e o narrador.

Tão logo o download foi concluído, iniciei a leitura do tomo, que avalio como sendo superior aos livros de clã lançados anteriormente, principalmente porque não traz uma lista com as fichas de diversos arquétipos de personagens, algo que eu nunca aproveitei quando jogava Vampiro.

As ilustrações são evocativas e seduzem o leitor, uma característica de todos os trabalhos que tenho visto nos produtos lançados pela Onyx Path Publishing.

Com o dólar nas alturas, talvez não seja negócio pagar R$80,00 em um pdf, mas para os fãs de Vampiro: A Máscara, que se encantaram pela edição de 20 anos e procuram mais informações sobre os clãs e suas estruturas, considero uma boa pedida, principalmente pelo fato de ser um único tomo, com 288 páginas de informações úteis sobre os kindred.

Até o próximo artigo.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.