LotFP – O que é RPG?

Publicado por

Nos últimos anos tenho experimentado diversos jogos de RPG e um deles, já muito comentado por aqui, é o Lamentations of the Flame Princess, um retroclone do D&D que mistura elementos Lovecraftianos transformando-o em algo único, principalmente no que diz respeito ao seu tom muito mais sombrio.

Um dos itens mais úteis da caixa que compõe o pacote do LotFP é Tutorial Book, um livro que pode ser considerado não essencial para muitos mestres, mas que contém uma série de dicas valiosas, que a meu ver, deveria ser parte integrante de todos os livros de RPG, um diferencial em relação a alguns produtos mais antigos, que se apresentam apenas como manuais de regras, sem preocupar-se em ensinar o jogo.

LotFP - Tutorial

O Tutorial ensina o que é RPG

James Edward Haggi IV, autor do LotFP, inicia o livro explicando o que é RPG e o faz de forma direta e bem humorada, embora utilize-se de um conceito que jogadores mais conservadores considerariam heréticas.

Existe um mundo imaginário e você representará um personagem neste mundo. Coisas acontecem, você se encontra em algum tipo de situação e tem decisões a tomar. O que você faz?

Suas ações tem consequências, que podem ser boas, más ou as duas coisas ao mesmo tempo. Isso é RPG: você fingindo ser este cara e coisas acontecendo a este cara.

Não existe forma mais rápida de explicar o que é um RPG… ou tem?

dark_journey_by_sinakasra-d5imoi0

Independente do sistema utilizado e da forma como a narrativa é conduzia, sempre teremos personagens sendo interpretados [ou blocos de personagens] que reagem a situações, sejam estas apresentadas pelo mestre [RPGs tradicionais], pelos jogadores [mais comum em jogos como Fiasco] ou por algum outro elemento.

Além disso, RPG é um jogo, então temos vencedores e perdedores. Como o RPG é uma experiência social cooperativa, é frequente que todos ganham ou percam um jogo em particular.

Interessante o autor nos lembrar que o RPG é um jogo e que existem vencedores e perdedores.

Mas espere aí, eu me recordo que as definições que tenho ouvido [lido] sobre RPG é de que ele é um jogo onde não existem vencedores ou perdedores, mas parando para pensar, pode haver um jogo onde não existam perdedores e ganhadores? Só se houver empate, correto?

Outro fator interessante e que me chama muito a atenção, é quando ele diz:

Quando você personifica um personagem, você não sabe se está destinado a realizar grandes feitos ou sofrer uma morte ignóbil e sem sentido.

Muitos mestres e muitos RPGs não caminham por esta vertente. O jogo é sobre os personagens e seus feitos e uma morte sem sentido não cabe em suas histórias, mas quando isso não faz sentido no jogo? É quase como se o LotFP imitasse a vida e isso vai desagradar muitos mestres e grupos de jogadores.

No final, não importa vencer ou perder, o importante é jogar o jogo.

Isso é o que eu considero como o jogar para ver o que acontece. Pode ser que a história não termine da forma como todos desejam, todos os personagens morreram em um famoso TPK, mas aí é preciso avaliar as seguintes perguntas:

O jogo foi interessante? Foi excitante?

Foi como eu disse certa vez para um grupo, ao tentar dizer qual a proposta de Call of Cthulhu: “você começa o jogo sabendo que seus personagens morrerão, você vai jogar para descobrir como isso acontece e isso pode ser muito divertido“.

Jogar pela diversão. Claro. Mas cada mesa de jogo pode ter um conceito diferente sobre diversão e como divertir-se. Para alguns, a vitória é tudo que importa. Uma derrota pode ser motivo para abandonar a mesa e classificar o mestre como “matador de personagens“.

Algumas vezes perder é mais interessante e excitante do que ganhar.

Tem sempre as consequências, tão exploradas em alguns outros RPGs menos tradicionais, como o Apocalipse World e seus hacks, cujo grande divertimento advém das falhas e não necessariamente dos sucessos. São as falhas que fazem o jogo seguir adiante.

E vocês? Acham que livros tutoriais são essenciais para ensinar os jogos? Concordam ou discordam com a definição para o jogo dado pelo James Haggi e/ou minhas colocações? Fique a vontade para comentar, concordar, discordar, apresentar os seus argumentos nos comentários ou no Fórum ForjaRPG, onde podemos aprofundar a discussão.

7 comentários

  1. Olá. Uma coisa que me incomoda em alguns RPG’s é que eles partem do princípio de que quem está comprando aquele jogo já o jogou antes ou tem experiencia no ramo – até alegam que não é jogo para iniciantes, o que não funciona, visto que aqui e ali algum iniciante vai se interessar, e aí, comofaz? Por isso gostei muito da iniciativa do D&D na 4ª edição criando um Guia do Mestre que realmente foque em introduzir novas pessoas ao hobby, dando desde as dicas de como construir uma aventura – saga a elementos como a identificação do nicho de jogadores tradicionais que poderão fazer parte da mesa. Bonanças.

    Curtir

  2. Olá FrancioliMe interessei pelo LotFP e baixei o pdf com as regras e magia, mas não achei a referência de um outro post seu sobre artefatos mágicos, o livro pago é mais completo?

    Curtir

  3. achei interessante principalmente na questão de vencer ou perde, porém tenho visto diversas situações a respeito disso, hoje muito jogadores querem criar personagem com um numero de pontos absurdo sem se importa com que a história tem ao oferecer e também a mestre que está ali pra conta essa história e exploram o lado de que “pelo simples fato de está mestrando(acho a palavra mestre muito forte para um contado de história) se tem o pode de moldar a história do jogo a sua maneira e tira toda a diversão.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ver um comentário em um post escrito a mais de quatro anos é realmente fantástico.

      Acredito que tudo depende das expectativas que se cria. Todos querem jogar com personagens muito poderosos, poucos querem interpretar verdadeiros heróis.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s