Preservers e Defilers no Dungeon World

Publicado por

Recentemente ando pensando bastante em uma adaptação de Dark Sun para o Dungeon World. Apesar de sua versão da 4E ter ficado excelente, o bom e velho D&D não anda mais me empolgando da mesma forma, então fiquei pensando como seria jogar nas dunas escaldantes de Athas utilizando o Dungeon World.

Uma de suas marcas registradas são os magos. Em Athas, a magia destrói a vida e a natureza, e foi por causa dela que o planeta se tornou o deserto que é hoje. Para as minhas pesquisas estou utilizando o Dark Sun Campaing Setting do AD&D Segunda Edição  (o original, não o revisado) e também a versão da Quarta Edição.

No AD&D, os defilers tem uma vantagem muito simples: eles avançam de níveis mais rapidamente que os preservers. Eu acho essa forma de design bastante preguiçosa, então fui em busca do que foi feito na quarta edição. Na 4E foi utilizada uma solução bastante simples e elegante: personagens arcanos que queiram fazer o defile tem a chance de rerolar o ataque, embora isso cause o dano nas criaturas em volta no valor de metade do healing surge. Apenas por curiosidade, fui conferir qual o efeito do defiling no AD&D, e ele é bem mais ameno: a vegetação ao redor se transforma em pó, e as criaturas ao redor recebem penalidade de iniciativa devido a dor causada.

defiler

Dessa forma, cheguei a um movimento que aproveita os melhores elementos do AD&D e da 4E. Este movimento substitui o Cast a Spell básico do Wizard.

Fazer uma Magia (INT)

Quando você liberta sua magia preparada, role +INT. * Em caso de 10+, você é bem sucedido em fazer a magia, não esquece o feitiço e não causa defiling do ambiente. Caso você prefira fazer o defiling, você pode escolher entre marcar 1 XP, ou ganhar +1 foward para este movimento. * Em caso de 7-9, escolha um:

  • Você consegue fazer a magia, mas ela causa dano na vida natural ao seu redor. É óbvio para todo mundo que você é um defiler.
  • Você consegue fazer a magia, mas a esquece até prepará-la novamente.
  • A magia quase escapa do seu controle, mas você consegue impedir a tempo. A magia não funciona, mas não causa dano na natureza. Trate como se fosse um 6-, inclusive ganhando XP.

No caso do 6-, como sempre o resultado fica a cargo do mestre que deve obedecer os princípios e os DM Moves, mas sempre levando em consideração o defiling que destruiu o planeta.

O que acharam? Topariam jogar com um mago athasiano em Dungeon World? Deixe seu comentário!

11 comentários

  1. Saudações Pedro.Achei muito interessante, mas trabalharia a última opção de erro, tratar um 7-9 como um 6- em Dungeon World é bem pesado, mas ainda estou pensando em uma alternativa.

    Curtir

  2. A chave é que isso é escolha do jogador. Ele pode escolher fazer e esquecer a magia, se ele quiser. E se ele tirar 6-, o mestre pode simplesmente falar que a magia falhou além de causar o defiling. Nessa opção, ele não causa o defiling e ele anida ganha 1 XP.Mas ainda estou pensando em separar o move, um para os defilers e outro para os preservers.

    Curtir

  3. Tô conhecendo o sistema agora, ouvi o podcast e dei uma olhada nas regras indicadas nas shownotes.A adaptação ficou bem interessante, mas acho um problema que o resultado 10+ necessariamente não cause defiling. Acho que essa tem que ser uma opção do mago em qualquer caso. Ele pode QUERER usar defiling para ganhar mais poder na magia.

    Curtir

  4. Mas é exatamente assim que o move funciona. 🙂Em caso de 10+, você é bem sucedido em fazer a magia, não esquece o feitiço e não causa defiling do ambiente. Caso você prefira fazer o defiling, você pode escolher entre marcar 1 XP, ou ganhar +1 foward para este movimento.

    Curtir

  5. Ainda não conheço o sistema, mas o cenário é surpreendente e tenho certeza que ele ficaria bom em qualquer sistema. Estou fazendo uma adaptação do DS para Old Dragon se houver alguma necessidade pode dar um toque. Boa sorte na sua adaptação

    Curtir

  6. Legal o projeto.Você já deu uma olhada no Darksol?É um Hack do Darksun para o “Apocalypse World”.Ele pode dar algumas idéias para a versão do Dungeon World, já que o “Dungeon World” deriva do “Apocalypse World”.Aqui tem uma link para o “Darksol II”https://docs.google.com/document/edit?id=1OiIbeYgaOZLOycTFzyvbirVLD1CePhga6Oek1fjChsk

    Curtir

  7. Não conhecia, mas estou achando excelente! Uma pena ele usar o AW como base, e não o DW, mas com certeza vou roubar várias idéias de lá. Obrigado mesmo pela dica!

    Curtir

  8. Acho que ele usa o AW porque ele é anterior ao DW.Aparentemente o projeto de 2010.Pelo menos no forum dedicaco aos hacks dos AW a postagem mais antiga parece ser de julho de 2010.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s