Na semana passada comecei a falar sobre os tipos de aventuras, abordando as aventuras baseadas em eventos. Neste artigo vamos falar um pouco sobre as aventuras baseadas em exploração.

Normalmente, uma aventura baseada em exploração envolverá uma viagem por áreas desconhecidas. Nem sempre o objetivo é cruzar a região, mas passar por ela trará grandes perigos e desafios que estão ligados ao tipo de ambiente que deverá ser transposto.

Que desafios este cenário nos reserva?

No entanto, uma aventura baseada em exploração não possui necessariamente uma “locação” gigantesca, pois dificilmente ela será “explorada” a ponto de ser totalmente coberta. Mesmo a exploração de uma pequena região pode se tornar suficiente para uma campanha inteira. Lembre-se que ninguém vai explorar cada recanto do mapa e embora exista esse tipo de jogador, ninguém vai olhar em baixo de todas as pedrinhas do caminho e algumas criaturas podem rapidamente ser substituídas – ou você quer extinguir uma determinada raça do cenário?

Este tipo de aventura é muito fácil de planejar e mais fácil ainda de narrar. Pegue um mapa de uma região desconhecida dos jogadores e uma lista de características da região, ou uma tabela de características aleatórias que servirão para preencher/popular a região. Mestres acostumados a mestrar jogos sem preparação não precisarão de nada além disso para desenvolver a aventura, embora um tempo gasto na preparação ajude muito.

Se a região a ser explorada for interessante, seja pela sua geografia em particular ou pelo seu conteúdo (encontros e missões que devem ser feitas no cenário), ela será perfeita para a aventura.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.