Trampolim no IFRN

Publicado por

Terminou por volta das 21h a primeira edição do Projeto Trampolim da Aventura, evento que ganhou espaço no Campus Avançado Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Como divulgado no último dia 10.09 no site do IFRN (http://migre.me/1p4kj), o Projeto Trampolim da Aventura acontecerá todo último sábado de cada mês e se constitui num espaço para quem se interessa em desenvolver habilidades de raciocínio, lógica, comunicação, convívio em grupo, ludicidade com a família e amigos.

Vejam algumas fotos do evento.

O Tendson fez os seguintes comentários na comunidade do orkut:

– – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Acabei de chegar desse maravilhoso encontro!

Primeiro, não poderei escrever nem descrever tudo que se passou por lá nas 6 horas e meia. Mas farei um pequeno resumo: Foi muito bom!

Primeiro, o local: Duas salas repletas de arte, principalmente quadros embelezando as paredes. Tínhamos também bebedouros, banheiros super limpos. O que faltou foi a cantina funcionar. Mas creio que foi falta de comunicação nossa com o dono da mesma. Ela deixou de alimentar mais de 46 pessoas que estavam no encontro. Outro detalhe é o amplo pátio interno, sem sol, arejado e super limpo. Tivemos também um contratempo com a falta de 3 mesas grandes, mas as que estavam lá supriram bem.

Segundo, os participantes: Fiquei super feliz por ver muitos velhos amigos do RPG: o Misael, o Petras, Leandro, Yuri, Gabriel. Outros também veteranos, mas não tão pré-históricos: Franciolli, Aranha, Hemerson, Nayian, Ellon. Também fiquei contente em ver muitos rostos novos que vieram prestigiar e conhecer os jogos. Todos muito imbuídos em participar, conhecer ou apenas conversar sobre esse universo lúdico.

Uma grande alegria foi ver a presença do público feminino no local. Isso demonstra que estamos enterrando este tabu (ou costume).

Terceiro, os jogos: As mesas não tiveram sossego, sempre tinha um jogo divertindo um grupo. Nas mesas de RPG, tiveram 3 partidas. Perdoem-me por não saber dizer com detalhes sobre os sistemas e os mestres, creio que teremos resenhas mais profundas sobre as partidas. Lembro que o Gabriel estava mestrando um sistema novo, onde não há a figura do Mestre. Outras mesas estavam jogando medieval fantástico.
Nas outras mesas os boardgames eram super variados, desde o habilidoso jogo de equilibrar peças [Bausack], indo pelo cooperativos [ Ghost Stories, Shadows Over Camelot], até os mais estratégicos como o Power Grid, Puerto Rico, tendo também os cardgames [ Bang!, Munchkin, Dominion, Thunderstone], passando por wargames [Neuroshima Hex, Cyclades].

Sobre o campeonato, tivemos 2 partidas contabilizadas. Uma de Puerto Rico com o seguinte placar:
1º Alexandro Aranha (41 pts)
2º José (39 pts)
3º Jorge Marley (33 pts)
4º Moacir Medeiros (29 pts)
5º Flávio Enrique (29 pts)

A outra partida foi de Thunderstone com o seguinte placar:
1º Leandro (44 pts)
2º Artur Felipe (34 pts)
3º Silvia Letícia (11 pts)

O Campeonato continuará nos próximos eventos – dia 9 de outubro no Bobs de Ponta Negra e dia 30 de outubro no IFRN Cidade Alta.

O ganhador desse torneio levará um jogo novo, zerado, e lacrado patrocinado pela Ceilikan – é o Samurai. Um puro Eurogame de conquista usando colocação de peças.

Então, termino agradecendo a Direção do IFRN Cidade Alta, na pessoa do Sr. Lerson, que nos autorizou a usar desse espaço tão agradável. E lembrando que já está fazendo parte do calendário de atividades do Estabelecimento. Todo último sábado de cada mês. Também agradeço a presença de todos, que se não houver público não há evento. Agradeço também a todos que ajudaram por trás dos bastidores, como meus pais que tiveram a paciência de levar todo o material e também os que ajudaram na divulgação, na presença e na ótima companhia que tivemos.
Até a próxima!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Minhas considerações:

1. O Local

Desde que comecei a lecionar na instituição, tentei trazer os eventos de RPG pra lá, principalmente como forma de desmistificar alguns aspectos negativos imputados ao nosso amado hobby, e agora ele consta como parte do calendário fixo cultural da instituição.

Ponto pra todos os rpgístas e jogadores de tabuleiro que tem participando do evento e tem nos apoiado.

O único problema do local, é a falta de estacionamento próximo, mas uma parada de ônibus em frente dá um excelente suporte para quem não vem de carro, além do local ser bem central.

2. Público

Fantástico! Fiquei super feliz ao ver o público de mais de 30 pessoas quando cheguei. Num dado momento contei 47 pessoas, mais passaram pelo evento, e somente 43 assinaram o nosso livro de registro.

3. RPG

O RPG estava lá, teve mesa de mago, mesa de D&D 4E, mesa de Shock e poderiam ter tido mais, se não fosse uns contratempos com alguns dos mestres. Tinha mestre esperando para mestrar, infelizmente não teve gente para as suas mesas, mas ficaram se divertindo e conversando bastante sobre RPG, principalmente narrativa compartilhada.

4. Jogos de Tabuleiro

Sucesso total! Precisa dizer mais alguma coisa?

5. Reunião de planejamento do evento de novembro

Fomos intimados a fazer um evento maior em novembro pela direção do Campus Avançado e imaginei que pudéssemos conversar sobre isso no evento, mas quando o pessoal começou a sair, ficou difícil reuni-los, mas ficou a proposta de discutirmos no 12º Trampolim no Bob’s – um ano de evento no Bob’s – que acontecerá no dia 09.10 no Bob’s da Avenida Roberto Freire.

Como o ambiente reservado para os jogos não é muito bom para jogarmos RPG, discutiremos na oportunidade o que queremos na programação e começaremos os preparativos para este encontro, o qual queremos fazer algo bacana para consolidar, com a ajuda de todos, um cenário mais promissor para o RPG aqui na cidade.

6. Da ajuda ao Centro de Reabilitação Infantil

Uma notícia não muito legal, pois infelizmente não conseguimos arrecadar muita coisa com o evento, mas com novas iniciativas não vamos desistir e continuar levando a proposta para ajudar instituições que precisam de ajuda, ajuda que podemos fornecer enquanto nos divertimos.

Espero que todos que tenham participado tenham curtido tanto quanto eu curti, ou até mais e que tenha ficado o desejo de participar de próximos eventos.

Grande abraço.

9 comentários

  1. Show of Bola!! o/ deu pra curtir muito, agora é ver se rola um “campus party” de boardgame hein!! aiuauiauihaiuhihaiu tenho barraca e cholchao, so falta o evento.PS: Se der corrigi uma foto lá que tou no Thunderstone, eu nem tava jogando..tava so olhando..rsrsrsrs =x

    Curtir

  2. Obrigado a toda a turma do Trampolim, especialmente Tendson e Franciolli pelo fantástico encontro. Com certeza o evento de novembro será muito bom!

    Curtir

  3. Olá a todos, meu nome é Carlos e eu sou da nova geração de jogadores de rpg aqui em Natal, estudo aqui no ifrn central e fiquei sabendo do evento pelo Blog dos cavaleiros insones, então como meu grupo estava sem lugar pra jogar a gente resolveu aproveitar a oportunidade. Achei muito legal da parte do Tendson de disponibilizar sua coleção de boards para o uso dos participantes. ( Ai Franciolli! É o meu grupo na primeira foto, eu sou o de cabelos encaracolados, a moça minha namorada se chama pérola, o negro no fundo se chama Damião e o branquelo alto se chama yuri, a gente estava jogando um RPG propio que eu criei com base em D&D, mas puxando mais para o lado da interpretação.) Eu e meu Grupo estaremos nos próximos eventos, até lá.

    Curtir

  4. Gostaria de agradecer a sua presença Carlos e do seu grupo e dizer que serão sempre bem vindos nos próximos eventos.O próximo será no dia 09.10 – aniversário de 1 ano do Trampolim no Bob’s – mas o ambiente não é muito legal para jogar RPG em função da acústica.No dia 30.10 teremos a segunda edição do Projeto Trampolim da Aventura no IFRN, lá mesmo na Cidade Alta. Convide mais pessoas e vamos jogar RPG e tabuleiro.

    Curtir

  5. Fiquei muito feliz por termos agora um espaço lúdico com mais opções. Agora o pessoal do RPG, cardgame e Boardgame poderão ser reunir mais a vontade, para jogar, conversar e se confraternizar. Espero que todos possam contribuir com sua presença, idéias, jogos e participação ativa nos eventos que estarão por vir. Tragam suas idéias, suas opiniões para enriquecer o ambiente. Sempre lembrando que o espírito aqui é construir, ampliar, formentar um ambiente lúdico de diversão, criatividade, e acima de tudo respeito a todos.Como dizem os antigos, vida longa ao Encontro lúdico no IFRN!!

    Curtir

  6. Puxa, galera, foi fantástico, mesmo não mestrando nada, foi muito bem ver que ainda tem gente se mantendo no hobby – geral, de ludismo – e específico, de RPG e Board Games. Parabéns pro Franciolli, Tendson e a equipe do Trampolim de uma maneira geral. Ah, eu já tenho um post sobre isso.Com atraso, mas tenho…

    Curtir

  7. Ae foi super massa o evento o/Sai triste de olho fechado na foto kkkkPróximas tento levar o RPG adiante e não ficar só nos boards, mas não resisti a uma partida de Shadows of Camelot… e que partida!! ^^

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s