Eu tenho visto todo tipo de discussão sobre os problemas dos jogadores em fóruns de discussão, falando de interpretação a munchikinização, de advogados de regras a tipos antissociais jogando em lojas especializadas e de pessoas ridículas obcecadas com realismo, militarismo ou com a katana dupla utilizada pelos ninjas. Se existe uma desculpa para falar mal de um companheiro jogador, elas falarão.

Na internet temos as guerras entre as edições e as discussões sobre estilos de jogo. Quando estamos escrevendo um post, seja em fóruns de discussão ou num blog, nós não estamos jogando, nós estamos falando sobre jogos. Então a teoria e a filosofia falam e esperasse argumentos. Francamente, eu acho que é exatamente para isso que as coisas deveriam servir, quando eu não quero vender uma coisa para você.

Eu então sento à mesa, na vida real, com meus jogadores que envelheceram comigo. Isso é só a fria internet, sabe? Mas eu vejo um monte de reclamações e lamentos que soam muito pessoais, como se a pessoa que escreve fosse a única pessoa normal e todos os outros no hobby fossem os errados.

De qualquer forma, eu só tive minha primeira sessão hoje, em quase dois meses (os negócios vêm primeiro). Entre a quebra de rotina e o fato de que a maioria dos componentes de meu grupo está fora do país durante as férias de verão, apenas dois jogadores regulares puderam comparecer.

Ao invés de jogarmos um jogo de tabuleiro ou cancelar a sessão, um dos jogadores pegou o telefone e em 15 minutos encontrou três outros jogadores para juntarem-se a nós. Eu não conheço nenhum deles. Eu vi um deles trabalhando numa loja especializada, mas apenas uma vez. Sequer sabia seus nomes. Certamente não sabia também que jogos eles gostavam e muito menos seus estilos de jogo, ou qualquer outra coisa. E eles foram a minha casa jogar.

Se eu acreditasse na besteira de jogador x jogador divulgada na internet, eu acho que deveria trancar tudo que tivesse de valor e cobrir todo o lugar com plástico antes deles chegarem, bem como estar preparado para mandar todos embora com um aviso prévio.

Então eu preparei uma aventura em uma hora (obviamente que continuar a campanha com 1/3 dos jogadores presentes e a maioria dos jogadores novatos não seria apropriado). A esposa preparou a torta e o sorvete antes de ir para o trabalho, eles vieram e nós jogamos.

A sessão foi boa, não foi o meu melhor trabalho, mas não sou tão ruim assim. Eu tenho certeza que os três novatos deverão retornar, se suas reações servirem como indicativos.

Então, eu sei que todos nós temos as nossas plataformas aqui na internet e onde podemos ser ideológicos e defender nossas opiniões, mas eu realmente espero que ao final do dia, na hora de jogar, que as pessoas não sejam paranoicas sobre seus colegas de jogo que as baboseiras da internet possam indicar. Eu espero também que as pessoas, longe dos teclados, se juntem para jogar este bendito jogo.

__________

Texto original: Gamer vs Gamer
Postado em: 08 de agosto de 2010
Autor: jimlotfp
Site: Lamentations of the Flame Princes

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.