Monster Manual 3

Publicado por

O livro dos Monstros 3 foi lançado e o que ele traz de inovador? Para início de conversa um bloco de estatísticas mais organizado, como o mostrado na figura abaixo.

O bloco de estatísticas agora é organizado por tipo de ação, uma mudança que não somente eu, mas uma legião de fãs achou positiva. Como nada – nunca – agrada a todos, já li argumentos dizendo que o bloco anterior era melhor, ou mesmo que vai levar muito tempo para acostumar-se!

Novo bloco de estatística. Agora tudo separado em seu devido lugar por tipo de ação.

Minha opinião é que ele é prático e muito mais fácil de consultar, pois basta consultar de cima para cima e você tem poderes / habilidades que consomem ações padrão, movimento, menores e livres, na seqüência.

Além do bloco de estatística, uma outra mudança foi na apresentação do “fluff” ou história do monstro, que ganhou uma quantidade razoável de texto.

Além dessas duas novidades, que eu gostei muito, também achei bacana a volta de alguns monstros como alguns demônios, o cadoplebas e o elder brain.

Agora é esperar mais um pouco para comprar mais esse volume e esperar que na atualização do Adventure Tools o bloco de estatística seja atualizado para todas as criaturas, seria algo realmente útil.

14 comentários

  1. “…pois basta consultar de cima para cima…” ?Eu gostei do blocos assim, achei mais fácil a consulta rápida.E até que enfim um pouco mais de fluff!A grande estrela deste livro, com certeza, é Lolth!

    Curtir

  2. Muito boa a mudança no bloco de estatística, deixando tudo muito mais prático. Sobre o “fluff”, tava mesmo faltando um pouco de história nas descrições.Será que a wizards vai fazer alteração também nos livros anteriores?

    Curtir

  3. Realmente essas mudanças ficaram muito boas.Flávio – Dragathorn,Pelo q estou vendo, suponho q as mudanças nos livros anteriores se chama: “Essentials” (nova linha q será lançada esse semestre, confesso q ainda não entendi o pq dessa linha.P.s.: a melhor coisa desse MM3 foi a imagem de Lolth sem está na forma aranha :p

    Curtir

  4. @epickingdom, @3DarkMan e @Dragathorn – obrigado pelos comentários.Baixei ontem a Dungeon de junho e algumas aventuras já vem com o novo bloco de estatísticas, o que acho facilita muito a vida do mestre.A nova apresentação é mais intuitiva e faz com que o mestre “erre” menos por não lembrar-se de um poder, que antes ficava escondido entre as informações – eu pelo menos consigo ficar mais atento com a nova organização.Embora o objetivo dos “Essentials” seja atrair mais jogadores, sua real funcionalidade só será vista quando os produtos começarem a ser lançados, mas sem dúvida eles trarão os monstros com os novos blocos de estatística.Até agora, na internet, ainda não vi comentários sobre outra imagem que não a de Lolth. Ela foi caprichada.

    Curtir

  5. Olá!Cara, não sou fã do D&D 4ª ed, mas uma coisa é fato: ele está muito mais fácil de usar e consultar que o seu antecessor. Putz, fico maluco com esses quadros de estatísticas dos monstros, algo muito intuitivo e prático de se usar.Até and Bye…

    Curtir

  6. Eu gostei bastante do novo bloco de habilidades também. Quanto as ilustrações o pessoal está falando que estão fracas, bom eu comecei no GURPS então qualquer rascunho é desenho para mim.O que aconteceu é que abriram as portas das aberrações bizarras, até mesmo para jogadores de RPG.

    Curtir

  7. Desculpe pelo double post.Eles notaram que se você era um insider não havia motivo algum para você comprar um livro dos monstros. Afinal você pode baixar tanto as estatísticas quanto as ilustrações.Viram que estava faltando o fluff, agora sim você pode adquirir o livro e obter informações dele.

    Curtir

  8. Puppet, eu não uso o Compendium, mas pelo menos no Adventurer Tools você só tem acesso as estatísticas dos monstros, nada de figuras. Já o fluff, realmente ele é essencial.

    Curtir

  9. Já estou com o MM3 na estante, e devo dizer que é, de longe, meu favorito. É o único que dá pra ler, e não só consultar. O novo stat block está bom, mas já era feliz, não acho que valeu a pena osoletar todos os blocos antigos pelo que o novo trouxe.

    Curtir

  10. Acho que esse era um resgate necessário que precisava ser feito nos livros dos monstros, eles tem que ser livros para leitura e não somente consulta.Em relação aos blocos de estatísticas Daniel, melhor seria se ele tivesse sido projetado dessa forma, mas como não foi…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s