Texto original: Benefits to Adventuring in the City
Postado em: 07 de janeiro de 2010
Autor: Ameron
Site: Dungeon’s Master

A maioria das aventuras de D&D acontecem em locais ermos ou indômitos do mundo. Afinal, é lá que os monstros vivem. Se o seu objetivo é destruir monstros poderosos e pilhar seus tesouros, então você pode esperar viajar para lugares distantes. Afinal de contas, quantos dragões anciões você ouviu que vivem confortavelmente numa casa de dois andares no distrito mercante de sua cidade?

Aventuras na cidade pode ser tudo de bom.

Cenários urbanos em D&D tendem a ser lugares onde os personagens vão quando a aventura termina. É difícil aventurar-se nas cidades uma vez que o combate nas ruas é normalmente censurado na maioria das áreas urbanas civilizadas. Se você está acostumado a matar todos com os quais vocês lutam e então agridem, além de não cumprir as ordens das autoridades locais quando eles vêem para apartar uma briga de bar pode ser uma mudança relutante no ritmo de muitos jogadores e seus personagens. Quem gostaria de jogar uma campanha baseada em cidades? Isso depende do tipo de personagem que você quer.

Alguns personagens são projetados para matar monstros. De fato, eu penso que é seguro dizer que a maioria dos jogadores tentam criar personagens que são excepcionais em combate. Todo poder, talento ou item que melhora suas chances de ganhar uma luta e matar monstros mais rápido é tudo que eles querem. É tudo sobre acertar e freqüentemente causar a maior quantidade de dano. Mas e sobre os personagens que não tem interesse em combate? Estes são os personagens que focam numa caixa no canto inferior esquerdo da ficha de personagem chamada Perícias.

Personagens que focam em suas perícias ao invés de seus números de combate são muito menos propensos a aventurar-se no subterrâneo em busca do covil de dragões. Estes personagens são mais confortáveis em cenários urbanos e sociais onde eles podem colocar suas perícias excepcionais em uso. É esse tipo de personagem, os bons em perícias e nem tanto em combate, que são mais propensos a participar de campanhas baseadas em cidades.

Do ponto de vista dos personagens existem muitos benefícios em permanecer em um local por um longo período de tempo. Jogadores criativos podem descobrir que algumas tarefas ficam muito mais fáceis quando se passa um longo período de tempo num único local. Com a discrição do mestre, os personagens podem receber bônus por serem familiares com os arredores. Aqui estão apresentados alguns exemplos:

Posicionamento do terreno

  • Se você viveu na cidade por muito tempo, então você conhece os arredores. Sua familiaridade com os arredores tornam as coisas mais fáceis sempre que você precisa de um atalho, perseguir alguém ou evitar ser capturado.

Todos se conhecem

  • Você pode não conhecer absolutamente ninguém, mas você está certo que conhece os manda-chuvas. Tentativas de ganhar informações são bem mais fáceis quando você sabe exatamente a quem perguntar. Seja uma loja para comprar equipamentos, um curandeiro ou tentar vender bens roubados, você sabe onde ir e com quem falar.

Gíria Local

  • Se você estiver por aí a tempo suficiente você provavelmente aprendeu as gírias locais. Espionar é muito mais fácil quando você sabe do que eles estão realmente falando. Ganhar a confiança dos locais também é mais fácil se você se parecer como eles (talvez porque você realmente é um deles).

A ajuda nunca está longe

  • Se você precisa de um lugar para esconder-se, uma cama para dormir ou uma comida quentinha, você sabe que pode contar com seus vizinhos para ajudá-lo. Numa emergência real você pode até ser capaz de pegar dinheiro ou equipamentos emprestados.

Reputação

  • Isso pode ser uma espada de duas lâminas. Bônus drasticamente diferentes serão aplicados dependendo se você tem uma reputação positiva ou negativa. Veja Reputation (part 2) e Reputation (part 3) para mais informações de como incorporar reputação em sua campanha.

Heróis de aluguel

  • Algumas vezes você pode precisar de alguém um pouco mais resistente ou mais especializado do que você. Se você está na cidade há algum tempo, então você sabe onde as armas estão escondidas, suas especialidades, seus custos e onde encontrá-los. Saber quando buscar por ajuda não é uma fraqueza, é apenas usar o senso comum.

Ordem social

  • Se seus personagens são abastados, então eles provavelmente se tornaram tão antiquados quanto membros da classe alta da cidade. Eles podem até ter conhecido a nobreza em uma festa. Os benefícios da familiaridade se aplicam, se não melhor, quando lidando com o alto escalão da sociedade

Os benefícios descritos acima são apenas uns poucos de muitos outros exemplos. Depende dos jogadores serem criativos e ao mestre dizer sim. Para um grupo realmente bom com perícias, uma campanha social lhes dará muitas oportunidades de usar suas perícias. Colocar Diplomacia, Religião e Ladinagem em uso e ganhar experiência no processo é tão satisfatório para personagens sociais, quanto personagens assassinos gostam de matar e pilhar. Mestres, mantenham esse tipo de aventura em mente como uma forma de encorajar os jogadores e cultivar suas perícias. E jogadores, não negligenciem poderes, talentos e itens que conferem bônus em perícias.

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Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.