Na última terceira-feira (19.01.10) eu estava de bobeira no twitter quando vi um retweet do @rolando20 sobre um gerenciador de combate que o blog 20 no d20 publicou. Putz, eu nem conhecia o blog, mas fiquei surpreso com o que encontrei por lá.

Como no próprio artigo do blog cita, muitos mestres que estão levando o notebook para a mesa, o fazem por ter a sua disposição uma infinidade de comodidades: ter os livros em formato digital para consulta rápida, controlar as defesas, pontos de vida, status dos personagens através de planilhas eletrônicas e até mesmo mapear o movimento deles em um tabuleiro virtual como o que eu estava fazendo no excel, rústico mas funcional.

A planilha que eu comecei a desenvolver com a ajuda do Leandro Nantes (membro do meu grupo), que automatizou algumas funções, ficou ainda mais bacanuda com a adição de alguns macros pelo @valchrist. O gerenciamento de combate estava facilitando a minha vida, mas quando li o artigo do 20 no d20, a minha vida mudou e pra muito melhor.

O programa foi desenvolvido pensando nos usuários do Character Builder e do Adventure Tools, ambos do D&D Insider, usando os arquivos gerados na criação dos personagens e dos monstros, oficiais ou editados. Então, com as idéias fervilhando e com uma sessão marcada para a quarta-feira (20.01.10) resolvi fazer o download do arquivo, enormes 155 KB compactados, que quando descompactado ocupa míseros 441 KB mais a biblioteca, que é alimentada quando o mestre cria seus encontros.

Então vamos ao que interessa, um pequeno tutorial sobre esse programa que eu achei simplesmente fantástico.

Tela principal do gerenciador de combates para D&D 4ª edição

Quando o programa é aberto pela primeira vez, não há como adicionar nada antes de criar uma biblioteca, para isso clique em Library >>> Open Statblock Library.

Tela da biblioteca

Na biblioteca você tem basicamente duas opções:

New: Nessa opção você pode criar/editar uma criatura nova, sem utilizar os arquivos do Character Builder ou adicionar uma criatura do Adventure Tools;
CB Load: Nessa opção você carrega um arquivo do Character Builder.

Para adicionar uma criatura a partir do Adventure Tools

Adventure Tools, ferramenta do D&D Insider.

Clique com o botão direito sobre a criatura a ser adicionada ao combate e escolha a opção Copy as Rich Text e retorne para a biblioteca do gerenciador de combate e escolha  Library >>> Open Statblock Library >>> New. Na parte inferior direita do Statblok Viewr >>> RTF Past e pronto. As estatísticas do monstro estão lá! Clique em OK e a janela se fecha.

Com as criaturas prontas para o encontro, a tela do Statblok fica assim:

Clique em Add no canto direito e feche a janela.

Aqui a brincadeira realmente começa! Na imagem acima, apenas os PCs estão na matriz de combate, e eles são representados pela cor verde. Na figura abaixo tem a tela com um combate já carregado, com todas as criaturas envolvidas.

Quando o encontro estiver pronto, é hora de rolar a iniciativa, que pode ser determinada de três formas:

  1. Determinação de todas as iniciativas diretamente clicando em F6;
  2. Determinação individual das iniciativas;
  3. Digitação direta dos valores de iniciativa [levando em consideração algumas situações como o poder do Warlord].

Na área de Iniciativa é possível escolher várias opções depois que a iniciativa for rolada, como Reservar, Retardar e Preparar, além de Remover o lutador.

A última tela do combate apresenta Damage / Healing ou dano e cura.

Na figura acima é possível ver uma letra “S” do lado esquerdo dos nomes dos personagens/inimigos, marcando o início e eles já arrumados na ordem de iniciativa.)

Em Damage / Healing existem as opções de marcar os pontos de dano ou cara, bastando digitar os valores no campo e em seguida clicar em uma das duas opções, dependendo do caso.

Além disso é possível adicionar p
ontos de vida temporários (Add Temp), usar o valor de pulsos de cura do personagem/inimigo (Surge >> Healing), adicionar uma condição (Effects >> Add), marcar os poderes por encontro, diários e pontos de ação gastos, etc. Também é possível adicionar algumas observações em relação a surges gastos, etc. E as condições são rastreadas direitinho. Um poder que dura até o final do próximo turno desaparecerá quando terminar o turno do personagem/inimigo que gerou o efeito, e as condições do tipo save ends também são rastreadas direitinho.

Quando o turno do personagem/inimigo terminar, clique em Next Turn e o personagem seguinte avança na ordem de iniciativa.

Nesta última figura, a configuração do final da batalha que rolei na campanha Portal de Baldur na última quarta-feira (20.01.10).

Na tela o personagem em destaque é o Galinndan, um Warlock Eladrin, que após um encontro de nível 5 contra três esqueletos, dois zumbis e um deathlock wight, ficou com 20 pontos de vida de 35, mais 9 pontos de vida temporários, imobilizado e gastou os poderes Witchfire (encontro) e Curse of the Dark Dream (diário). O encontro durou 7 rodadas, sendo que Galinndan só agiu em 6.

O gerenciador de combate é uma excelente ferramenta que me polpou muito trabalho e só encontrei algum problema quando tentei inserir algumas condições antes de rolar iniciativa, mas depois que isso é feito, o programa funciona direitinho.

Quando os encontros estão prontos, é possível salvar o encontro para usá-lo no momento apropriado e no caso da tela acima, para manter o controle para o próximo encontro, pois existe a opção (também) de aplicar descanso curto ou prolongado, etc.

Mais uma vez vou agradecer ao 20 no d20 por ter publicado, ao @rolando20 por ter retweetado a mensagem que me fez entrar em contato com este lindo software.

O Download do arquivo pode ser feita aqui | D&D 4th Edition Combate Manager.

Qualquer dúvida, correção que eu tenha que fazer, comentários sobre o programa, o espaço está aberto para trocas de idéias!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.