O Alexandre Sarmento, criador do Ohmtar Cenário de Campanha, me intimou a fazer uma análise da ficha de personagem para Ohmtar, mas que pode muito bem ser utilizada em outros mundos.

A ficha completa é composta por três páginas e não foge o padrão d0 Character Builder antigo, embora incorpore algumas melhorias da ficha do Essentials, como perícias agrupadas abaixo dos atributos. Uma melhoria feita na ficha foi a incorporação dos quadros com espaço para os bônus que compõe os valores finais das perícias.

Além das mudanças já mencionadas, uma folha completa foi dedicada aos Talentos, mais uma decisão acertada, pois nas versões do D&D Insider o espaço para os talentos é muito pequena e dificilmente se consegue uma descrição completa dos mesmos e quem joga D&D 4E sabe muito bem que toda informação é extremamente relevante.

Outra alteração foi a ampliação do espaço para descrição de poderes, que na minha opinião poderia ser suprimida e substituída por cartões de poder – mas isso é somente a opinião de alguém que gosta dessa característica boardgame que foi incorporada ao D&D 4E.

Fazendo um balanço final, a ficha é funcional, apresenta características que a tornam mais agradável que as fichas tanto do Character Builder quanto do Essentials (essa última achei simplificada demais), e permitem um maior controle por parte do mestre e do jogador dos bônus que o personagem possui, sem omissão de espaços importantes – como acontece na ficha do Essentials.

Deem uma passada no site do Ohmtar Cenário de Campanha, baixem a ficha de personagem e façam suas considerações. Não se esqueçam de jogar usando a ficha 🙂

Grande abraço e até a próxima.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.