Fazia um bom tempo que eu não via o Masterplan, uma ferramenta de gerenciamento e planejamento de aventuras e campanhas para Dungeons & Dragons 4th Edition. As mudanças ocorridas desde a última vez que o utilizei são bem significativas e para muito melhor.

A Campanha Portal de Baldur foi inicialmente planejada usando esta ferramenta, mas como na época ela não supriu minhas necessidades e nem superou as minhas expectativas, acabei passando para a utilização do word e outras ferramentas menos especializadas.

Porém, uma matéria referenciada pelo @revlazaro, que o Masterplan estaria se integrando ao iPlay4e (vou tentar falar sobre ele em outra ocasião) e que pode ser acessada aqui, me fez abrir a página, baixar o programa e instalá-lo para conferir as mudanças.

Como eu não tenho a versão antiga, nem vou falar sobre elas, mas me aterei ao que o software tem a oferecer. Como o tempo não me permite escrever muito nesta semana, vou dividir este artigo em várias partes.

O arquivo

O download do arquivo pode ser feito aqui, vem em formato .zip e ocupa menos que 5 Mb de espaço em disco. No zip, além do executável, vem duas .dll, um arquivo .exe de configuração e o manual em .pdf, oferecendo 88 páginas sobre o software.

O manual cobre os seguintes temas:

  • Criando um projeto
  • O espaço de trabalho
  • Elementos do jogo
  • Histórico da campanha
  • A enciclopédia
  • Os anexos
  • Anotações
  • Visão geral do projeto
  • Personagens jogadores
  • Mapas táticos
  • Parcelas de tesouros
  • Decks de encontros
  • Modificar criaturas e personagens do mestre
  • Calendários
  • Importar e Exportar
  • Opções dos jogadores
  • Rolando encontros de combate
  • Usando o visualizador do personagem
  • Acessar o D&D Compendium
  • Bibliotecas
  • Proteção de senhas
  • Add ins
  • Portabilidade

Como dá pra perceber, o documento é longo e os tópicos cobertos são bem vastos.

Executando o Masterplan

Quando você clica no arquivo executável para rodar o programa, ele vai abrir a seguinte tela:

Executando o Masterplan

Nesta primeira tela, uma caixa lhe informa que você não tem nenhum arquivo em sua biblioteca e que esses elementos da biblioteca são necessários para a criação dos encontros, e pergunta se você quer fazer o download destes elementos. Esse download será feito direto da página do D&D Insider (só para assinantes do DDI), mas quem não for assinante pode baixar exemplos aqui.

A próxima tela oferece as opções de login na página da Wizards, a partir da qual é possível importar elementos da biblioteca.

Segunda tela do Masterplan oferece a possibilidade dos assinantes do DDI baixar bibliotecas diretamente do site da Wizards of the Coast.

Por enquanto vamos ignorar esta etapa, deixando as bibliotecas para depois e vamos entrar no programa.

Tela de entrada propriamente dita do programa Masterplan.

Nesta tela, o usuário tem a possibilidade de:

  • Criar um novo projeto de aventura
  • Abrir um projeto existente
  • Gerar uma exploração aleatória de masmorra (dungeon delve)
  • Abrir o manual do Masterplan
  • Visitar o site do Masterplan

Tudo com um visual bem leve e limpo (que eu sou fã).

Ao clicar em “Create a new adventure project” aparece uma tela com as propriedades do projeto, no qual o mestre vai colocar o nome do projeto, o autor, o tamanho do grupo e o nível do grupo. A quantidade de XP inicial aparece automaticamente de acordo com o nível, mas também pode ser modificada manualmente.

Após escolhidos, o usuário é apresentado a seguinte tela:

A diversão começa agora.

É aqui que a diversão realmente começa. Além dos menus, é possível acessar algumas abas:

  • Workspace
  • Background
  • Encyclopedia
  • Attachments
  • Jotter

Histórico da aventura

Como já disse que não ia falar sobre tudo hoje, vamos começar pelo Background (adoro essa parte).

Backg
round. Aqui se estrutura a aventura.

Quando acessamos a aba Background, o programa nos apresenta uma estruturação da aventura, composta de:

  • Introdução
  • Histórico da aventura
  • Sinopse da aventura
  • Informação do mestre
  • Introdução dos jogadores
  • Ganchos para os personagens
  • Preparação dos tesouros

Uma estrutura que segue os padrões de aventuras publicadas e da RPGA, uma forma bem prática e rápida de organizar as idéias.

Eu sinceramente não sei como os mestres veteranos lidam com esse tipo de estruturação, gostaria até ouvir a opinião deles, mas particularmente acho uma mão na roda (sem trocadilhos) para organizar as idéias e manter a coerência em certos pontos (desde que a história seja organizada de forma coerente).

Vou encerrar essa primeira parte do artigo, mas em breve retomo a análise do Masterplan como ferramenta para gerenciamento de aventuras e campanhas.

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Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.