Rolei hoje a noite uma sessão que durou aproximadamente duas horas usando a nova interação do D&D Next e para minha surpresa apareceram mais jogadores do que eu havia previsto, mas estava preparado para isso e resolvi não deixar ninguém de fora, justamente para ver como eles interagiam.

Estiveram presentes: Hemerson, Fábio, Jonas, Jackson (e sua pequena Clarissa), Aroldo, Alexsandro e para finalizar Álvaro.

Reunir sete figuras na mesa para uma partida programa para cinco realmente foi além de minhas expectativas, mas vamos lá!

O Jogo

Dentre as diversas opções de histórico e motivações apresentadas na aventura, escolhi criar uma que você pode ler no artigo Trama da Sessão D&D Next.

Os personagens saíram da cidade e foram até a ravina, passando pela floresta. Thrain, o guerreiro do grupo procurou por entradas próximo a borda da ravina e encontrou quatro, decidindo investigar uma entrada escondida sob uns arbustos.

Deixei o grupo bem livre para investigar e decidir qual local iriam querer começar a investigar.

Além de Thrain (guerreiro anão), Balin (guerreiro anão) e Norin (clérigo anão) o acompanharam. Norin e Thrain são surpreendidos por vários kobolds que estão escondidos entre as árvores, mas Balin consegue vê-los e surpreende-os.

A cena foi muito interessante. A medida que eles se aproximavam da entrada da caverna pedi que rolassem Sabedoria sem dizer o que era. Os dois primeiros falharam e o último obteve sucesso, vendo os kobolds preparando o ataque.

Após um combate rápido, os oito kobolds são derrotados antes mesmo que o grupo que ficou mais distante pudesse começar a desferir seus golpes.

A mecânica dos slayers é mortal contra criaturas com poucos pontos de vida.

Os personagens entram na caverna, agora iluminada pelo escudo de Thrain (encantado por Glaeron). Após caminhar por alguns metros, numa interseção do corredor, Thrain e Balin caem no poço, e Norin e Samael conseguem pular para trás e para o lado, livrando-se da queda, que chama atenção devido o barulho. Logo, vários kobolds aproximam-se em carga, mas são incendiados (todos) pela magia burning hands de Glaeron.

A quantidade de criaturas não é tão importante – pelo menos não referindo-se a kobolds – quando você tem um mago com magias como essas.

Em seguida os personagens jogaram os corpos dos kobolds no fosso e seguiram em direção a sala do lixão, onde ouviam os guinchos e arranhados provenientes da grande quantidade de ratos que havia ali. Quando a luz do escudo iluminado foi projetada em direção ao lixão, muitos ratos, incluindo um rato atroz correu em direção ao grupo, que correram de volta para o corredor, deixando a passagem livre para que o mago usasse mais uma vez suas mãos flamejantes.

Joguei resistência uma vez para os ratos, que passaram, e uma para o rato atroz, que falhou, no entanto, os nove pontos de dano causados matou tudo! TUDO mesmo!

Os personagens param para um descanso enquanto o clérigo cura um companheiro e outro usa uma poção de cura.

Impressões Gerais

Putz! Já? Tanto tempo de jogo e os personagens nem entraram no complexo de cavernas! Fala sério!

É verdade, mas alguns pontos contribuíram para que isso acontecesse:

  • Os jogadores não leem inglês;
  • Tive que explicar, ainda que de forma sucinta o funcionamento das habilidades dos personagens;
  • “Perdemos” um bom tempo com o pré-aventura, numa tentativa que fiz para envolvê-los mais e deixar o jogo mais palatável.

Quando terminamos a partida pedi que os jogadores me dissessem o que acharam do que viram e a resposta foi unânime:

Um jogo mais parecido com o antigo D&D, muito mais simples e sem muita coisa para atrapalhar!

Concordo com eles e fico no aguardo da próxima sexta-feira, quando vamos dar continuidade ao jogo e onde, assim espero, eu possa tirar mais conclusões sobre o sistema, que a princípio, me agradou muito.

Para a próxima sessão vou traduzir as fichas, e tenho certeza que isso vai deixar o jogo um pouco mais rápido!

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Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.