Saudações amigos.

Nos últimos dias andei procurando informações de como fazer um grid de combate para as aventuras de D&D, ou qualquer outro que possa se valer de combate tático, ou mesmo apenas para visualização de cenários, mas não encontrei nada que me ajudasse, então resolvi fazer novamente um e aproveitando, deixarei o registro para quem tenha interesse em fazer um, que não é a solução mais prática, mas resolve por muito tempo o problema de grids, caso você tenha necessidade de um.

Materiais

Comprei os materiais numa loja do shopping, então, provavelmente vocês conseguem preços mais acessíveis em lojas fora destas zonas comerciais controladas pela guilda de ladinos mais experientes da sua cidade.

01 folha de isopor de 1,0m x 0,5m (30mm)
02 folhas de papel peso 40 (66mm x 96mm)
01 Fita Durex pequena transparente
02 metros de papel contact cristal (vulcan)

A folha de isopor será a base, e as folhas de papel serão usadas para traçar os quadrados do grid. Usaremos a fita para fixar o papel no isopor para facilitar a fixação final com o papel contact.

Mudança de Planos

Com todo o material em mãos, acabei modificando um pouco a forma como iria criar o grid e utilizei:

01 folha de isopor;
papel contact;
01 marcador permanente;
01 régua;
01 trena;
01 pincel para quadro branco;
01 estilete.

Isopor, papel contact, régua, estilete, trena e marcador permanente.

 Como o marcador permanente e a régua, fiz as marcações em intervalos de 1″, a medida padrão dos quadrados.

Marcações em intervalos de 1″ na parte inferior e superior do isopor.

Depois de marcados os intervalos é hora de juntar os pontos e formar as linhas.

Juntando os pontos formamos as linhas.

Repita a operação tanto na vertical quanto na horizontal para formar os quadrados.

Quando terminei de fazer os quadrados, percebi que a folha de isopor possuía uma distorção dimensional, daí ponderei sobre deixar um grid grande ou dividi-lo em dois e a portabilidade falou mais alto.

Recobri a folha de isopor com o papel contact e em seguida recortei com auxílio do estilete as discordâncias, formando dois grids de combate.

Grids de combate feitos com isopor e papel contact.

Embora os grids tenham ficando um pouco menores do que eu havia imaginado inicialmente, eles ficaram melhores do que eu havia previsto também.

Ao todo foram investidos R$32,00 para confecção destes dois grids, mas uma parte do material não foi utilizado e a sobra do papel contact, as folhas de papel peso 40 e a fita adesiva ainda podem ser utilizadas em outra criação.

Embora eu esteja jogando alguns RPGs Old Schools eu gosto de jogar com algum auxílio visual, mesmo que o objetivo não seja o tático.

Abraços.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.