Quinze meses no ar, com domínio próprio, e eu experimentei, como todo aventureiro, uma grande evolução.
Primeiro foram os artigos espaçados, em seguida uma tentativa frenética de colocar um artigo por dia, deixando a folga apenas para os finais de semana, mas a tarefa é árdua, e salvo uma ou outra contribuição esporádica, o Trampolim RPG possui apenas um autor, assim como muitos outros blogs por aí.
Após algum tempo eu imaginei que traduzir bons artigos que os grandes sites gringos lançam diariamente, seria uma saída, uma forma de reduzir a carga imaginativa de “o que escrever hoje”, afinal as matérias estavam lá, era só escolher uma e traduzir.
Enganei-me.
Primeiro foram os artigos sem revisão, enviados as pressas para entrar a tempo, antes de fechar o dia e então vieram as boas críticas, mostrando-me que haviam falhas em alguns pontos, o que me fizeram crescer muito. Depois, a qualidade dos textos melhorou um pouquinho, mas ainda sinto falta de um revisor de verdade.
O grande problema nas traduções reside no fato de que, são poucos os sites que produzem artigos curtos, daqueles que dá para traduzir em meia hora – pelo menos não no meu nível básico do idioma – e isso começa a tomar um tempo, que muitas vezes eu não disponho, afinal, como a maioria (se não todos) dos blogueiros brasileiros, eu não tiro meu sustento daqui.
É uma satisfação imensa ver que a cada mês o número de acessos ao blog aumenta, ao mesmo tempo que me parte o coração mudar a forma de trabalho.
Por muitas vezes já pensei em acabar com a brincadeira de blogueiro, mas alguns amigos sempre insistem que devo continuar e a compulsão acaba falando mais alto e fico buscando sempre aquele artigo que espero seja comentando a exaustão, mas que como todos sabemos, dificilmente acerta na veia, pois até temos o costume de ler, mas nem sempre comentamos, por inúmeras razões.
A partir deste mês, minha intenção é lançar um artigo por semana e então pensar como proceder no futuro, afinal, o tempo consumido escrevendo no blog poderia estar sendo usado para preparar aventuras.
Agradeço a todos os leitores do Trampolim RPG!
[…] This post was mentioned on Twitter by Franciolli Araújo, Franciolli Araújo. Franciolli Araújo said: Mudanças no Trampolim RPG – http://tinyurl.com/24tbvy8 […]
Franc, desde quando eu descobri e comecei a acompanhar o Trampolim RPG, minha vida de mestre evoluiu muito. Não somente eu, mas todos os meus jogadores estão muito gratos pelo seu ótimo trabalho como blogueiro, pois nos divertimos mais a cada jogo.É verdade que lemos mas não comentamos, mas eu quero que saiba que todos os seus posts são úteis e muito bem feitos.Todo dia espero aparecer um post novo do Trampolim RPG no meu leitor de RSS. E quando aparece um novo, já vou logo devorando-o, pois eu sei que vem coisa boa na área.Bom, a minha intenção é de deixar claro que:-Seu blog é muito bom.-Estarei sempre acompanhando o Trampolim, mesmo que mude a forma de trabalho.-Parabenizar e agradecer pelo seu trabalho.E pra fechar, deixo uma sugestão (do ponto de vista de contabilista que sou), que fica a seu critério avaliar se é aplicável a sua realidade/necessidade/rotina/gosto/etc.:>Algumas empresas, quando querem evoluir ou atender a demanda do mercado recorrem a várias alternativas, sendo duas delas interessantes listar aqui; 1) Contratar bons colaboradores da área; 2) Realizar uma Fusão.O que quero dizer é que vc pode chamar algum amigo para trabalhar com vc no blog OU simplesmente se fundir a algum blog de RPG do nível do Trampolim.Antes de qualquer decisão, cabe uma pesquisa de casos parecidos com o seu. Converse com quem já enfrentou problemas semelhantes, isso vai ajudar muito!Flw!!!
Não sei já costuma usar, no entanto o Google Translator pode ser bastante útil na tradução desses artigos. Apesar da tradução não ser perfeita, em vez de traduzir tudo é só necessário rever a tradução e corrigir onde não a tradução não é a mais correcta.Blogging não deve dar cabo da vida real. No entanto, o teu blog faz um bom trabalho na divulgação dos RPGs e D&D em português. Bom trabalho!
Muito obrigado Claudia.O meu problema com os tradutores é que eu acabo tendo muito mais trabalho do que fazer a tradução direta.
Fico muito feliz Luiz pelas suas palavras.A busca por colaboradores é árdua, principalmente por colaboradores que normalmente já estão envolvidos em projetos. A idéia da fusão poderia ser uma boa idéia, mas teria de ver quem me aceitaria :DGrande abraço e muito obrigado.
Franciolli, o Notícias da Terceira Terra está de portas abertas caso queira escrever por lá. Se um dia quiser fundir ambos os blogs, ‘tamos aí.Enquanto isso, me disponho a revisar suas traduções. Além de professor de inglês, eu leio a maioria dos textos originais que você traduz.Entre em contato!
Existe um terceira possibilidade (novamente na minha visão de contabilista, hehehe): Grandes empreendedores acabam deixando seus negócios próprios para ingressarem em empresas maiores, pois assim eles se vêem livres das amarras da burocracia e empregam seu tempo com atividades criativas, fazendo o que gostam e gerando resultados para a empresa contratante.Porém, se vc gostou da idéia de fusão, vamos trabalhar a idéia!Já temos uma poderosa ferramenta: Twitter!Isso mesmo. Use o Twitter para expor sua proposta, seu problema e seus ideais. Tenho certeza que alguém vai se identificar com sua situação e vai entrar em contato.Imagine as possibilidades! Já pensou se rola uma mega fusão do tipo TRAMPOLIM RPG + NITRO DUNGEON!!Quem vai sair ganhando é o RPG no Brasil! Ia ser #Doidimais !Mas friso de novo a dica mais importante: Converse com quem já passou por problemas semelhantes. Isso vai ajudar muito mesmo!Té mais!PS: Sinta-se livre (caso ache necessário) para aprofundar essa convesa comigo via e-mail, msn, etc. Minha profissão se resume em dar suporte para tomadas de decisões importantes. Vc já me ajudou (entreteu, informou) mto, é hora de retribuir!
Agradeço imensamente Marcelo e sem dúvida é algo a se pensar.Como já disse por aqui, e no próprio twitter, ainda estou vendo como farei, mas é bom saber que existem portas abertas.Grande abraço e muito obrigado pela disponibilidade.
Putz cara.Fiquei sem palavras agora.
Isso é bom ou é ruim? =)
Hey Franciolli, o tempo é curto e a sapucai é grande. Bem se essa é sua escolha eu respeito, mas não aceito uahuahau ainda preferirira ver o blog continuar com ritmo mas frenético, ele sempre me trouxe ótimas opiniões e interessantes leituras. Ainda vou poder contribuir, mesmo que pouco para a permanência desse ritmo, em breve falamos disso. Abração companheiro.
Acho que isso é bom Luiz.
Saudações grande amigo.Infelizmente o #TrampolimRPG não mais será, mas ainda existirá no coração de um guerreiro azul.Abraços.