Quinze meses no ar, com domínio próprio, e eu experimentei, como todo aventureiro, uma grande evolução.

Primeiro foram os artigos espaçados, em seguida uma tentativa frenética de colocar um artigo por dia, deixando a folga apenas para os finais de semana, mas a tarefa é árdua, e salvo uma ou outra contribuição esporádica, o Trampolim RPG possui apenas um autor, assim como muitos outros blogs por aí.

Após algum tempo eu imaginei que traduzir bons artigos que os grandes sites gringos lançam diariamente, seria uma saída, uma forma de reduzir a carga imaginativa de “o que escrever hoje”, afinal as matérias estavam lá, era só escolher uma e traduzir.

Enganei-me.

Primeiro foram os artigos sem revisão, enviados as pressas para entrar a tempo, antes de fechar o dia e então vieram as boas críticas, mostrando-me que haviam falhas em alguns pontos, o que me fizeram crescer muito. Depois, a qualidade dos textos melhorou um pouquinho, mas ainda sinto falta de um revisor de verdade.

O grande problema nas traduções reside no fato de que, são poucos os sites que produzem artigos curtos, daqueles que dá para traduzir em meia hora – pelo menos não no meu nível básico do idioma – e isso começa a tomar um tempo, que muitas vezes eu não disponho, afinal, como a maioria (se não todos) dos blogueiros brasileiros, eu não tiro meu sustento daqui.

É uma satisfação imensa ver que a cada mês o número de acessos ao blog aumenta, ao mesmo tempo que me parte o coração mudar a forma de trabalho.

Por muitas vezes já pensei em acabar com a brincadeira de blogueiro, mas alguns amigos sempre insistem que devo continuar e a compulsão acaba falando mais alto e fico buscando sempre aquele artigo que espero seja comentando a exaustão, mas que como todos sabemos, dificilmente acerta na veia, pois até temos o costume de ler, mas nem sempre comentamos, por inúmeras razões.

A partir deste mês, minha intenção é lançar um artigo por semana e então pensar como proceder no futuro, afinal, o tempo consumido escrevendo no blog poderia estar sendo usado para preparar aventuras.

Agradeço a todos os leitores do Trampolim RPG!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.