Multiclasse em D&D 5E

A terceira edição do Dungeons & Dragons facilitou bastante a criação de personagens multiclasse. A quarta edição deixou-as mais fracas e a quinta edição resgate a facilidade da terceira, mas, sem até o momento, a grande quantidade de possibilidades – para o bem da sanidade de muitos mestres.

Saudações, aventureiros.

Nas primeiras edições de D&D, fazer multiclasse não era muito simples, mas aí veio a 3ª Edição e descomplicou tudo e aí veio a 4ª Edição e tornou a opção de multiclasse algo não tão atrativo.

O grande problema – na minha opinião – em relação a opção de fazer um personagem multiclasse na 3ª Edição, era a quantidade exorbitante de opções que os jogadores possuíam, o que fazia com que, em algumas mesas, se tivesse um verdadeiro samba do crioulo doido, com personagens possuindo classes que não se encaixavam em nenhum lugar, a não ser na mente doentia deles próprios, ou o mestre acabava tendo que impor muitas limitações aos jogadores.

Multiclass.jpg

De maneira bem simplificada, quando um personagem avança de nível, ele pode escolher uma outra classe, desde que atenda aos pré-requisitos de atributos mínimos, que é 13 no atributo principal para a classe pretendida, que são:

  • Bárbaro: Força 13
  • Bardo: Carisma 13
  • Clérigo: Sabedoria 13
  • Druida: Sabedoria 13
  • Guerreiro: Força 13 ou Destreza 13
  • Monge: Destreza 13 e Sabedoria 13
  • Paladino: Força 13 e Carisma 13
  • Ranger: Destreza 13 e Sabedoria 13
  • Ladino: Destreza 13
  • Feiticeiro: Carisma 13
  • Warlock: Carisma 13
  • Mago: Inteligência 13

Note que as classes Monge, Paladino e Ranger requerem dois atributos com valor 13 ao invés de apenas um, o que as torna classes mais especializadas, necessitando portando de um pouco mais de sorte (se os atributos forem determinados pelo lance de dados) ou planejamento estratégico (quando os atributos forem determinados por compra de pontos).

Para exemplificar como o sistema de multiclasse funciona, vou usar o seguinte exemplo:

Gyles é um Mago de primeiro nível com Destreza 13. Quando avança para o segundo nível, ele está qualificado para assumir a classe de guerreiro e ladino, optando pela segunda.

Por ser um personagem de segundo nível, seu bônus de proficiência permanece +2. Além disso, o personagem passa a ser proficiente com armaduras leves, ganha proficiência em uma perícia da classe de ladino e com ferramentas de ladino.

O personagem também ganha as características (features) da classe para aquele nível, qual sejam:

  • Dado de Vida: +1d8
  • Expertise: o jogador escolherá duas perícias nas quais seja proficiente, ou uma perícia e ferramentas de ladino. Os bônus de proficiência nestas jogadas será dobrada.
  • Ataque furtivo: o personagem causa +1d6 de dano quando o alvo sofrer dano de armas a distância ou com a propriedade finesse.
  • Gíria dos ladrões: o personagem aprende a língua secreta dos ladrões.

Some isso ao que o seu personagem já tem e voilá, você terá um excelente mago 1 / ladino 1.

Algumas considerações especiais em relação as habilidades para personagens multiclasse estão relacionadas a:

  • Canalizar Divindade;
  • Ataque extras; e
  • Conjuração.

E aí? Algum personagem multiclasse na sua mesa?

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Visualizar Comentários (3)
  1. Uma de minhas maiores duvidas era sobre as pericias. Mas, descobri agora que elas também são proficiências, então no caso do ladino quem a pegar como segunda carreira (multiclasse) ganha uma pericia da classe, sem ser o que estiver na tabela não ganha. Outra coisa é sobre as magias. Tipo, sou ranger2, vou para o terceiro nível e ai escolho guerreiro como segunda classe. até ai tudo bem. mas quando eu for ranger 4/ guerreiro 2 por exemplo. aqueles cálculos para descobrir meus slots de magia o guerreiro so conta como 1/3 se ele for guerreiro místico, se não, não soma e acrescenta nada, ficaria simplesmente como os slots de magia para ranger 4?

  2. Eu tenho um Tiefling rogue lvl 5, vou pegar o Lvl 6 até o 10º de warlock… acho que vai ser um bom personagem.

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