E a Wizards of the Coast lançou no último dia 07.06.2013 mais um pacote de playtest para o D&D Next com algumas modificações a adições.

Raças adicionais

Gnomos

Todos os gnomos compartilham as seguintes características:

+1 em Inteligência; Tamanho: Pequeno; Velocidade: 7,5 metros; Visão na penumbra; Vantagem em todos os testes de resistência de Inteligência, Sabedoria e Carisma contra magia; Iniciam o jogo falando, escrevendo e lendo Comum e Gnômico. 

Os gnomos são divididos em duas sub-raças: gnomos das florestas e das rochas.

Os gnomos das florestas ganham +1 em Destreza; Conhecem o cantrip Ilusão Menor e usam Inteligência como sua habilidade mágica; Conseguem comunicar-se com bestas pequenas ou menores através de gestos e sons.

Aqui eu consegui visualizar o mago Radagast, de O Hobbit, como um gnomo das florestas.

Os gnomos das rochas ganham +1 em Constituição; Recebem vantagem em todas as jogadas de Inteligência feitas para relembrar conhecimento sobre alquimia, itens mágicos e equipamentos tecnológicos; Com suas ferramentas de artesão conseguem criar pequenos mecanismos, como bonequinhos que andam emitindo sons, caixinhas de músicas e pequenos isqueiros… temporizados.

Isso me deu ideias, embora eu odeie os gnomos!

Meio-elfos

Os meio-elfos recebem +1 em Carisma e +1 em uma outro atributo a escolha do jogador.

Acho que seria mais lógico que o segundo atributo dependesse da sub-raça élfica a qual o personagem pertença.

São médios; Velocidade  9 metros; Possuem visão na penumbra; Possuem vantagem em todas as jogadas de resistência contra encantamento e sono; Possuem vantagem em todas as jogadas de Sabedoria para ouvir e observar; Podem falar, ler e escrever os idiomas Comum, Élfico e um outro a escolha do jogador.

Meio-orcs

Os meio-orcs  recebem +2 em Força e +1 em Constituição. São médios, possuem deslocamento de 9 metros, tem visão no escuro 18 metros; Fazem todos os testes de Carisma, para intimidar, com vantagem; Falam, leem e escrevem Comum e Orc.

Com um pouco de trabalho, o meio-orc é a única raça que pode começar com um atributo 18.

forgotten_realms__characters_by_conceptopolis-d5rs6xc

Atributos

Na descrição do atributo Inteligência foi incorporado uma seção com vários conhecimentos e uma lista de idiomas.

Movimento

Um personagem caído precisava gastar apenas 1,5 metros de seu movimento para levantar-se, agora é necessário todo o movimento para mudar de uma posição para a outra.

Combate

As regras para acertos críticos foram modificadas e agora, ao invés de causar o dano máximo, sem necessidade de rolamento, o alvo agora passa a sofrer dano extra, na forma de um dado extra de dano.

Se um personagem causa 2d6+2 de dano, no caso de um acerto crítico o dano causado seria 3d6+2 de dano.

Caso o ataque tenha dados diferentes de dano, como por exemplo, 1d6 de dano por contusão, mais 1d8 pontos de dano por corte, escolha um dos danos e role um dado extra. Neste caso poderia se rolar 2d6 (contusão) + 1d8 (corte) ou 1d6 (contusão) + 2d8 (corte), dependendo do que for melhor, dependendo da fraqueza do inimigo (se houver).

Morte e Inconsciência

Dano massivo é muito perigoso para personagens de baixo nível. Se um personagem sofrer uma quantidade de dano que o leve a zero e ainda sobre dano remanescente, se este dano for maior que os pontos de vida totais do personagem, ele morre automaticamente.

Se o dano fizer com que o personagem vá a zero pontos de vida, mas não provocar sua morte [como acima], o personagem cairá inconsciente.

Enquanto estiver inconsciente o personagem fará testes de estabilização (Constituição) e ficará estável se conseguir três sucessos, morrendo se conseguir três falhas, que em nenhum dos casos precisa ser consecutiva.

Caso ele obtenha 1 na jogada, isso conta como duas falhas, caso obtenha 20, ele ganha 1 pv e não precisará mais fazer testes de estabilização.

Descanso curto

Outra mudança considerável diz respeito aos Descansos Curtos. No pacote anterior, um descanso curto levava 10 minutos, agora esse tipo de descanso requer 1 hora para recuperar o fôlego e recuperar alguns ferimentos com o auxílio do gasto de Kits de cura e dos Dados de Vida por exemplo.

Os descansos prolongados também sofreram alteração. Antes, após 8 horas de descanso, os personagens recuperavam todos os seus pontos de vida e dados de vida, agora o descanso recupera todos os pontos de vida e apenas metade dos dados de vida.

Aventuras

O pacote também apresenta diretrizes de conversão para o D&D Next das aventuras Against the Cult of ChaosStorm of Neverwinter, Search for the Diamond Staff, além das aventuras Mines of MadnessThe Mud Sorcerer’s TombThe Caves of ChaosIsle of Dread e Reclaiming Blingdenstone.

Personagens prontos de 1º, 3º e 4º nível acompanham o pacote.

Minhas considerações

O D&D Next tem apresentado modificações que, independente se o fará parecer-se com a primeira ou última edição, estão me cativando, bem mais do que a quarta edição. Joguei algumas sessões de teste e pretendo rolar pelo menos um playtest com este pacote e ver como as regras funcionam na mesa, que é onde o jogo realmente acontece.

Pelo que vi até agora, na mesa, os combates são rápidos e muito divertidos e determinados aspectos do jogo tem um suporte mais fluido para gerenciar situações fora do combate.

Não se deixem levar pel
a opinião de ninguém que experimentou o D&D Next, nem mesmo eu, baixe o pacote, jogue uma sessão e emita suas considerações.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.