A regra da diversidade

Publicado por

Era domingo, aproximadamente meio dia e eu verificava a minha lista de Favoritos, viajando dos links mais antigos para os mais recentes e abrindo as páginas para ver se alguma coisa nova estava sendo publicada no blog e eis que me deparo com o Just Some Gaming Stuff, com conteúdo de 2003, mas muito interessante.

Os artigos no blog estão divididos em três categorias: Discussão Geral [sem nenhum link]; Questão de Estilo; Questão de Design.

Questão de Estilo – A Regra da Diversidade

Neste primeiro e breve artigo, The Diversity Rule, Larry fala brevemente sobre a diversidade de jogos e pessoas que os experimentam, gerando diferentes perspectivas que muitas vezes são encaradas como uma forma correta ou errada de jogar.

Each and every gamer plays for individual reasons and approaches play with individual preferences.

Há quem jogue pela competição. Há quem jogue pela diversão. Há quem jogue por não ter nada melhor para fazer naquele momento. Há quem jogue buscando entender os mistérios do universo. Há quem jogue apenas para confraternizar com os amigos. Há quem jogue para aprender sobre gamedesign. Há quem jogue para aprender. Há quem jogue…

Enfim, são muitas as razões pelas quais uma pessoa possa jogar. Com certeza, se perguntarmos a cada um dos jogadores em uma mesa porque estão jogando, eles darão respostas diferentes. E cada um deles tem preferências que são levadas em consideração no momento em que vão jogar, preferindo estilos diferentes de jogos.

Accordingly, claims of “good” or “bad” when attached to approaches are purely subjective and relatively meaningless -what is “bad” for one person may be highly desirable for another.

E a falta de entendimento disso é que nos leva a discussões completamente sem sentido. Quando alguém diz que não gosta de um determinado jogo/estilo, a comunidade de uma forma geral caem matando, afirmando que o jogo é bom por “n razões, como se em algum momento tivesse sido dito que tal jogo não prestava.

Os gostos não são respeitados. A diversidade não é respeitada e isso muitas vezes leva muita gente boa a abandonar discussões sem sentido sobre design e ou mesmo suas impressões sobre determinados jogos e experiências, simplesmente porque quem os lê não conseguem entender o que foi escrito como uma opinião de alguém que tem razões para jogar e preferências diferentes das suas e isso não quer dizer que um determinado jogo seja bom ou ruim, que uma forma de jogo seja certa ou errada.

The_diversity_threatened_by_Giacobino

Atendendo a regra da diversidade, não devemos considerar que a forma que jogamos ou os jogos que jogamos, são melhores dos que a forma de jogar e os jogos que as outras pessoas jogam, somente porque não jogamos daquela forma ou não gostamos daquele estilo de jogo.

Devemos parar de ser antagonistas em discussões onde o que está envolvido são opiniões e ser mais proativos no desenvolvimento delas, sem deixar as nossas preferências nos transformaram em inconvenientes e indesejados em quaisquer que sejam as discussões.

4 comentários

  1. Uma excelente mensagem para a comunidade do RPG :P.Ainda assim, bem esperável os conflitos todos no nosso particular “turf” do nerdspace – afinal, ainda é difícil para muita gente fazer crítica sem ofender ou aceitar crítica sem ser ofendido.E no que tange aos gostos de “sistemas” e “estilos de jogo”, muita gente acaba criticando estes fazendo ataque pessoal aos -jogadores- que gostam daquilo e há aqueles que vêem razoáveis e elaboradas críticas à um “sistema” e “estilo de jogo” como ataques pessoais à sua honra e valor enquanto ser humano :P.Ridículo, mas verdadeiro…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s