Continuando com as adaptações de classes do Dungeon World para Dark Sun, dessa vez é hora do Bardo. O bardo do DW é bastante apropriado para o Dark Sun, sendo necessário apenas algumas leves alterações para deixá-lo com “gosto de areia”.

De início, apenas meio-elfos e humanos podem ser bardos em Dark Sun. Os elfos são criaturas bem diferentes do normal, e a classe teve de ser alterada neste aspecto. A inspiração para o movimento do meio-elfo veio do texto do Dark Sun Campaing Setting, em que os meio-elfo são citados como nômades, nunca sendo aceitos perfeitamente em lugar nenhum.

MEIO-ELFO
Em suas andanças, você já passou por esse lugar antes. Ao passar por uma cidade ou vila nova, diga para seu DM como foi sua passagem por este lugar. Você pode citar pequenos fatos, como um NPC amigável ou uma estalagem famosa pela sopa de cacto.

HUMANO
Inalterado da classe básica.

Já nos movimentos iniciais, a mudança do bardo de Dark Sun é que ele é um especialista em venenos. O movimento A PORT IN THE STORM é retirado, e em seu lugar entra o movimento abaixo:

ministrel
ESPECIALISTA EM VENENOS

Você sabe criar e lidar com venenos melhor do que ninguém. Você sabe fazer dois venenos da lista abaixo:

  • Faz a vítima cair em um sono profundo.
  • Causa +1d6 de dano ao ser aplicado em armas.
  • Causa paralisia por algumas horas.
  • Rouba a força física da vítima.
  • Causa náuseas terríveis ao ser ingerido.

Depois de ser usado, você precisa de algumas horas em seu laboratório para criar mais veneno. Lembre-se que em um resultado 6- em um teste relevante ao utilizar veneno pode ser desastroso para você.

O movimento de conhecimento bárdico também teve de ser levemente alterado para adaptá-lo para Dark Sun:

BARDIC LORE
Escolha uma área de conhecimento:

  • Magias e efeitos mágicos
  • Feiticeiros-reis e templários
  • Histórias do Mundo Conhecido
  • Lendas de um Passado Verdejante
  • Cidades-Estados e Oásis
  • Bestiário de Criaturas Horrendas

As tendências também foram levemente modificadas para invocar o estilo menestrel assassino do Bardo em Dark Sun:

BOM
Utilizar sua arte para ajudar outro.

NEUTRO
Escapar de uma situação ou completar uma missão utilizando sua sagacidade e desenvoltura.

MALIGNO
Escapar de uma situação ou completar uma missão utilizando trapaças e mentiras.

Os Movimentos Avançados são os mesmos, sendo adicionados pelos dois a seguir:

MESTRE EM VENENOS (nível 2 a 5)

Você sabe fazer todos os venenos da lista do movimento ESPECIALISTA EM VENENOS.

BLACK MAMBA (nível 6 a 10)

Você consegue criar um veneno que causa uma morte rápida mas dolorosa em quem você aplicar.

No próximo artigo irei analisar e adaptar o Clérigo para os quatro elementos. Fique de olho!

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Escrito por Pedro Leone
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