Aventuras sandbox e baseadas em locais

Aventuras sandbox

Nas aventuras do tipo sandbox a motivação dos personagens para aventurar-se não reside em ganchos de aventuras, mas sim nas decisões dos jogadores.

O mestre delimita uma área e a abre para que os jogadores, com seus personagens, explorem o cenário, da melhor forma que eles desejem, mas a medida que os personagens exploram e aprendem mais sobre o ambiente, a aventura sandbox passa a parecer-se mais com outros tipos de aventuras, permanecendo a diferença que são as ações dos personagens e não os ganchos de aventuras que fazem a aventura avançar.

Uma caixa de areia literal onde tudo é possível.

Alguns exemplos de aventuras do tipo sandbox são megadungeons, masmorras infinitas que podem ser o palco de campanhas inteiras.

Essas aventuras do tipo sandbox podem ser simples ou avançadas. Nas aventuras simples o mundo a ser explorado é estático, ou seja, não importa a hora em que os personagens cheguem a um local, as coisas só acontecem quando eles chegarem. A taverna estará cheia independente da hora que os personagens cheguem e aquele camponês será molestado por um grupo de bandidos exatamente no momento em que os personagens estão passando pelo local.

Nas aventuras sandbox avançadas, o mestre tem um pouco mais de trabalho, pois ele precisa criar uma série de linhas de tempo avançando acontecimentos sem o conhecimento dos personagens. Neste tipo de aventura, se os personagens chegarem muito tarde na vila, provavelmente a taverna estará fechada – ou vocês acham mesmo que existiam tavernas 24 horas? – e o camponês não vai apanhar dos bandidos no momento em que os personagens passam, ele está em casa, convalescendo, pois os bandidos já o surraram mais cedo. E só para não esquecer, os orcs não vão ficar duas semanas inteiras na mesma sala da masmorra, eles precisam sair para comer e fazer determinadas necessidades…

Aventuras baseadas em locais

As aventuras baseadas em locais são facilmente identificáveis, pois são restritas a uma única área, seja um castelo, uma masmorra, torre, fazenda (ok você já entendeu). O local é mapeado em escala, as locações são detalhadas e a aventura consiste nos personagens entrando na locação e explorando as diferentes áreas. Quando a locação é explorada, a aventura é efetivamente terminada.

Locais evocativos são bons cenários para aventuras baseadas em locais.

A exploração de grandes áreas finitas (ilhas, grandes complexos de cavernas, etc.) podem variar entre aventuras baseadas em exploração ou baseadas em locais. Muitas Locações podem ser exploradas numa aventura de Exploração.

As aventuras baseadas em locais são as mais fáceis de criar e mestrar. Os pontos de interesse, as recompensas e os desafios estão no ambiente alto-contido.

Fazer uma excelente aventura baseada em locais não é mais fácil do que fazer uma excelente aventura de uma das outras possibilidades, mas é muito mais difícil fazer uma péssima aventura baseada em locais.

Artigo anterior

Aventuras baseadas em exploração

Próximo artigo

Aventuras baseadas em personagens

Escreva um comentário

Deixe uma resposta