Já discutimos por aqui diversos tipos de aventuras, agora é a hora de falar das aventuras baseadas em personagens, aquelas que são baseadas na interação entre os personagens.

Os NPCs planejam, conspiram e agem e somente quando os personagens interagem com os NPCs, descobrem suas motivações e conexões, permitindo que eles utilizem estas informações para avançar em seus objetivos.

De longe, este é o tipo de aventura mais difícil de ser executada apropriadamente. Em todos os outros tipos de aventura existe um sentimento de se estar fazendo algo tangível. Neste formato de aventura, existe muita conversação, o que muitos podem achar a atividade menos divertida neste tipo de jogo – se sua definição para “este tipo” seja aventura, fantasia, horror, pulp ou qualquer coisa similar. Existe o perigo da aventura baseada em personagens levar o mestre a pensar que os combates, monstros e magia são aspectos toscos e ele pode tentar fazer das interações algo mais sofisticado.

Se for feito de forma certa, esse tipo de aventura consolidará a realidade dos personagens ao cenário como nenhum outro tipo de aventura.

As aventuras baseadas em personagens estão relacionadas às aventuras baseadas em eventos, da mesma forma que as aventuras baseadas em locação estão baseadas em exploração. Estas são diferentes magnitudes do mesmo conceito. Em um evento, os jogadores são pegos em uma situação que não pode ser evitada. Um terremoto e suas consequências afetarão a todos. Uma invasão estrangeira não pode ser ignorada por ninguém na região invadida.

Uma aventura baseada em personagens possui uma dimensão bem menor, me atrevo a dizer, com problemas pessoais. Talvez um mercador esteja tentando extorquir seus competidores no mercado local. Talvez um casal esteja tendo problemas (como Romeu e Julieta).

Nesse tipo de aventura a conversação tem um papel muito importante.

Estas aventuras podem ser intensas e importantes para os envolvidos, mas é totalmente possível evitar o envolvimento.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.