Embora nem todos os narradores exijam, criar um histórico para os personagens – e de preferência antes da campanha começar – é uma excelente opção para criar ganchos para as futuras aventuras.
Cinco aspectos principais podem ser considerados durante a criação do personagem, de acordo com o Heroes Builder Handbook:
-
Lar
-
Família
-
Instrução
-
Eventos
-
Relacionamentos
Lar
Qual o tamanho da comunidade que seu personagem nasceu? Ele teve uma infância protegida ou havia uma comunidade barulhenta a seu redor? Normalmente, a comunidade onde o personagem nasceu é onde ele cresceu e muitas aventuras começam quando ele deixa essa comunidade para trás.
O jogador pode detalhar o Clima e o Tamanho da Comunidade.
Dhaeron nasceu numa pequena vila, com não mais de 200 habitantes, nas margens do Rio Grande. O clima temperado da região garantia temperaturas quentes no verão e um frio implacável durante o inverno. Na vila era raro uma criança que não soubesse nadar ou uma família que não tivesse um caso de afogamento no rio durante o inverno, quando alguns bêbados desafiavam o frio e a correnteza gelada para provar quem é o mais bravo.
Família
É dito que você é quem é por causa dos seus pais ou apesar deles. Independente de qual dos casos seja a causa do seu personagem, poucos fatores tem mais influência do que a sua família.
O sentido de “família” pode ser extendido – e deve ser – o mais possível, embarcando seu companheiro náufrago, seus companheiros de rua, etc. Nesse contexto, o jogador pode explorar os seguintes fatores:
-
Estatus econômico da família;
-
Posição social da família;
-
Prontidão defensiva da família;
-
Ética privada da família;
-
Ética pública da família;
-
Comprometimento religioso da família;
-
Reputação da família;
-
Visão política da família;
-
Estrutura de poder da família;
-
Ancestrais de nota.
Proveniente de uma família da classe média, os pais de Dhaeron eram donos de sua própria casa e sempre haviam sobras, que seus pais investiam na compra de mercadorias e na educação de seus filhos.
Na pequena vila sua família goza de grande prestígio, pois seus antepassados foram responsáveis pela criação daquele pequeno vilarejo que tem pretenções de crescer e tornar-se algo maior. Mesmo sendo comerciantes, ou por serem comerciantes, sua família nunca descuidou-se da proteção e investe também no treinamento militar, motivo pelo qual dispõe de equipamentos para a guerra (armas e armaduras) e dedicam algumas horas do dia ao treinamento militar.
Tanto particularmente quanto publicamente, a família de Dhaeron é conhecida por ajudar a comunidade da melhor maneira possível, investindo tempo e esforço na criação de uma comunidade melhor.
Adoradores de Pelor, a família carrega tradição na ajuda dos sacerdotes dessa religião, sendo fortemente comprometidos com o deus do sol, algo que, junto com as habilidades militares, lhes conferem a reputação de pessoas valorosas.
Atualmente, e diga-se de passagem essa informação é de conhecimento público, a família de Dhaeron não concorda com a forma que o vilarejo está sendo administrado, mas apoia o governante atual, tentando pacificamente promover uma mudança no modo de pensar do protetor da vila.
Um dos ancestrais de nota, foi o velho Alhandëron, que fundou a cidade e dizem, escondeu nos arredores um tesouro de sua juventude.
Educação
A educação é outro aspecto interessante da formação da pessoa e este tópico trata deste aspecto, que pode ser dividido em:
-
Instrução na infância;
-
Educação formal;
-
Aprendendo um caminho.
Ainda na infância, Dhaeron foi instruído nas artes e desenvolvou gosto particular pela pintura, mas aprendeu na escola filosofia, algo que o inspirava a observar o comportamento das pessoas, mas acabou desenvolvendo gosto particular pelo militarismo, onde usou da filosofia para entender os porquês e a pintura para retratar cenas de batalhas épicas.
Eventos
Três tipos de eventos podem marcar a vida de um personagem (ou até mais):
-
Eventos na infância;
-
Eventos na juventude;
-
Eventos fundamentais.
Durante a infância Dhaeron presenciou alguns fatos tristes, sendo o mais importante um pesado ataque goblin à vila, que terminou após três dias de batalhas, mas que demorou uns cinco anos para ter seus efeitos completamente cicatrizados.
Na adolescência, foi tomado por uma grande paixão que terminou com a morte de sua amada em seus braços vítima da violência de um grupo de saqueadores orcs que passavam na região. Esse fato fez dele um homem amargurado com a idéia de não ter podido fazer nada. Esse também foi um evento fundamental para moldar sua personalidade e determinar quem e como ele é hoje.
Relacionamentos
Seção que cobre:
-
Pais;
-
Irmãos;
-
Avós;
-
Parentes;
-
Amigos;
-
Inimigos;
-
Instrutores.
Os pais de Dhaeron ainda estão vivos e gozando de muita saúde. Seus avós maternos moram na mesma casa e seus avós paternos morreram alguns anos atrás durante o ataque dos goblins. Segundo filho de três irmãos, ele é quem cuida das irmãs, por quem tem muito carinho. Seu pai tem dois irmãos morando na cidade e sua mãe uma irmã, totalizando, entre tios e sobrinhos, mais 15 pessoas na cidade.
Reservado, Dhaeron não tem muitos amigos, mas é simpático e não tem nenhum inimigo, ainda.
Seu tutor é seu pai a quem ele ama acima de qualquer outra coisa.
Esse é um exemplo da elaboração de histórico baseado no Heroes Builder Guide. Depois volto para falar mais do histórico segundo a perspectiva deste livro.
Salve,Eu já convivi com jogadores que ignoravam a importância do histórico, e com outros que escreviam páginas e página com todos detalhes. Estabeleci como regra 10 linhas. Nesse espaço cabem todas as informações relevantes para o início de um jogo em qualquer cenário. Diante da necessidade, os detalhes são construídos em conjunto com o mestre, que orienta conforme os planos que tiver para a campanha. Acredito que isso seja muito melhor do que o empilhamento de informações que acabam sem uso e também livra o jogador do peso de um histórico que pode ser muito maior do que o esperado, e necessário, para um personagem iniciante.