Como fazer um desafio de perícias divertidas, Parte 3 – Regulando a simesmo

Artigo originalmente postado no site At-Will.

Por Quinn Murphy, Tradução Franciolli Araújo

Na primeira parte desta série, nós discutimos os axiomas dos desafios de perícias. Na parte 2 nós discutimos a necessidade de improvisação e a importância dos dados rosa e púrpura.

O que eu quero tratar neste artigo é o tempo.

O tempo está do seu lado (sim, ele está)

O compasso é uma importante ferramenta da narração em todos os meios. Quando você narra um jogo, o ritmo e o controle do tempo é uma de suas principais tarefas. Você quer manter o jogo fluindo na velocidade certa. Algumas vezes você interpreta uma semana. Outras vezes você utiliza uma conversação, jogando tudo em tempo real. O tempo é fluido no RPG e dominar onde colocar os jogadores, também é uma habilidade primordial para o narrador.

O uso do tempo nos desafios de perícias é um microcosmo do que você faz durante o descanso do jogo e as decisões de como adiantar o tempo pode mudar o sentimento de um desafio de perícias dramaticamente.

Como exemplo, em Bet Your Life os personagens enfrentam um vilão num jogo de cartas onde a aposta é alta (a alma é uma aposta suficientemente alta?). Dois pontos de vista básicos cobrirão tudo que precisamos. Podemos avançar o tempo atomicamente, ou seja, interpretaremos cada ação trabalhada através da estrutura fundamental do tempo (no caso do jogo de pôquer, representando cada jogada). Podemos avançar o tempo no estilo pontual para os momentos relevantes e dramáticos, montando as cenas para criar o clima ao invés de estabelecer os pormenores.

MODELO ATÔMICO

No modelo temporal atômico, nós tratamos cada jogada de perícia como cobrindo um evento distinto, no modo temporal que melhor representa a natureza do desafio. Em Bet Your Life isso representa uma mão de cartas.

Bruxo: Eu vou sentar-me a mesa. Eu olho para Du´Cell. “Uma coisa que tornaria essa aposta melhor era se você apostasse a sua alma… mas eu vou pegar a informação do mesmo jeito.”

Du’Cell(Narrador):Pelo menos espere para ver as suas cartas e perder algumas fichas antes de fazer previsões. Somente os deuses conhecem o futuro e os impertinentes… freqüentemente ficam do lado errado do destino. Você não concorda?” O jogador embaralha as cartas com habilidade e as entrega rapidamente. Jogue para ver a sua mão.

Bruxo: Pode acreditar que eu vou trapacear. Eu vou colocar uma carta na manga e então falo alto “Você chama isso de um jogo limpo? É um jogo de sorte, mas mesmo um idiota sabe que suas chances são melhores com a quantidade certa de cartas!” Ladinagem?

Narrador: Sim.

Ladino: Entendendo a intenção dele eu usarei Prestar Auxílio. Eu vou tentar distrair Du’Cell. “É claro senhor, você não pode esperar que joguemos um tipo de jogo que seja favorável para você. Se este é o tipo de trapaça que espera fazer, não funcionará.” Posso usar Diplomacia para ajudar?

Narrador: Desde que esteja falando rápido, sim.

Ladino: Eu consegui 15. Bônus de +2 na sua jogada de Ladinagem. Por favor, faça isso.

Bruxo: Ótimo! Consegui 22.

Du’Cell (Narrador):Oh. Um… engano, aparentemente? Aqui está bom senhor, isso foi apenas um simples erro de cálculo de minha parte. Eu posso assegurar-lhe que isso não vai acontecer novamente.” Ele olha fixamente dentro do seus olhos ameaçadoramente enquanto termina a última sentença. Você conseguiu, mas como começou muito cedo ele estará de olho em você no futuro. Penalidade de -4 nas jogadas de Ladinagem de agora em diante.

Bruxo: Se você não trapacear não estará tentando, certo? Eu rolo para as minhas cartas… Eu rolo – um 1!?!?!? Todo esse esforço para nada? Mesmo com um +1 esta é uma péssima mão.

Du’Cell (Narrador): Isso é… (rola a mão de Du’Cell secretamente). “Bem, agora que nós temos a quantidade correta de cartas, vamos colocar a quantidade correta de fichas no pote, não vamos? O que você está disposto a apostar?

Bruxo: Ok, então eu tirei uma péssima mão, e eu não sei o que ele tem. Isso é terrível, mas Du’Cell não sabe que eu não sou um completo idiota… “Oh, claro! Quanto eu vou colocar no pote? Quais fichas?”

Paladino: Vou jogar também. “Quer dizer que você não sabe nem como apostar? Eu pensei que você já tivesse jogado isso antes! A alma de um homem está em jogo aqui!”.

Bruxo: Bem, eu joguei uma vez ou duas há um bom tempo. Eu pego rápido, não se preocupe.” (Virando-se para o narrador) “Agora Du’Cell, você poderia me ajudar com as regras só desta vez, por favor?

Du’Cell (Narrador): Blefar com uma ajuda.

Paladino: Blefar não é comigo… consegui 8, sem ajuda.

Bruxo: Tudo bem, por que Blefar é comigo. Consegui 18.

Du’Cell (Narrador): Oh, claro! A despeito do que você disse antes, eu sou um homem de honra indiscutível… na arena de jogos. Nós iremos apostar em incrementos as fichas azuis que você tem aí. O mínimo será duas delas, ou uma se você tiver uma ficha vermelha.” A medida que você coloca as suas fichas, Du’Cell faz um grande esforço para esconder um sorriso. Bônus de +2 nas próximas jogadas de Intuição.

Bruxo: Ficando confiante não é? Bem, eu aposto que estarei esperando por este sorriso confiante para me dar uma vantagem na próxima mão.

Narrador: Role Intuição para esta mão!

Bruxo: Ok, consegui um 17. O bônus de minha rolagem nega a vantagem que eu tinha.

Narrador: Você conduz suas apostas sem ver aquele sorriso no rosto de Du’Cell. Na verdade ele parece um pouco carrancudo. Ele deve ceder a qualquer hora agora. Salvo isso não ocorra. Com a apo
sta final da mão, o tiefling ainda está na mesma. Agora você tem esperanças que a mão dele é tão ruim quanto a sua… o que ele não tem. Uma falha.

Bruxo: Grrr.

Du’Cell (Narrador): A medida que ele recolhe as fichas: “Bem, o que eu disse? Sim, os deuses sorriem onde vão, nem sempre para os corajosos, mas para os preparados. Talvez você deseje procurar aconselhamento com seus amigos sobre as nuances deste jogo refinado e honrado? Então poderemos fazer uma competição. Um espetáculo. Seu amigo não iria querer perder sua alma numa exibição lamentável como esta, não é?

A vantagem do modelo atômico de passagem do tempo é que ela é interpretação direta. Vilões escarnecem, heróis sofrem. Representa a forma mais detalhada de passar o tempo, mas é também a mais lenta. Seguindo essa forma de compasso, dez sucessos podem ser conseguidos em uma hora ou mais. Isso é bom se você conseguir engajar todos os jogadores (o sarcasmo de Du’Cell também é um convite para os personagens não entrarem na competição, mas apenas ajudando eventualmente o bruxo) e for isso que deseje para a sessão. Mas se tiver outras coisas para fazer na sessão? Você terá de apressar o desafio.

MODELO PONTUAL

Agora o que estamos fazendo é mover a passagem do tempo rapidamente. De vez em quando vamos colocar nossas cabeças dentro da cena e detalhá-la um pouco e então voltaremos. Pense nisso como uma montagem de uma seqüência obrigatória de treinamento de um filme de artes marciais. Estamos prestes a mostrar o difícil caminho que o protagonista tomou, e de vez em quando olhamos para alguns incidentes notáveis e então mantemos as coisas se movendo. Neste modo, cada jogada representa uma série de ações realizadas.

Em Bet Your Life, dizemos que cada jogada representa várias mãos, e iremos observar os resultados de uma mão representativa. O jogo foi difícil, então o tempo passa a ser medido em incrementos de horas.

Du’Cell (Narrador): O jogo se arrasta por mais tempo do que o previsto. Du’Cell se recusa a desperdiçar o que ganhou no início, então ele aposta o mínimo e dobra sempre que tem uma chance. Ele só aposta alto quando tem mãos realmente altas. Você conseguiu administrar bem o jogo de forma a evitar as maiores armadilhas, e quase fez o tiefling de bobo algumas vezes. A luz do dia já não entre mais na sala. O pano de fundo do jogo é agora uma noite estrelada. Du’Cell, no entanto, não demonstra sinais de cansaço.

Bruxo: Ao contrário, eu estou cansado. Ele permitirá que troquemos os jogadores?

Du’Cell (Narrador): Está certo que está cansado do jogo? Claro, alguns não possuem estômago para um verdadeiro teste de espírito. Meu apetite por jogos, como você verá, é quase… ilimitado. Traga o substituto, rápido.” Você troca de lugar com o paladino e agora o jogo continua. Role a sua mão.

Paladino: Eu não estou trapaceando, então a minha jogada é direta… 4! Uma jogada simples, mas uma boa mão é uma boa mão. Eu observei o jogo todo esse tempo, então eu acho que tenho uma boa leitura sobre o jogo de Du’Cell. Nas próximas mãos eu irei empurrá-lo, ser agressivo na forma das mãos que eu jogarei. Não me arriscarei muito, mas vou tentar desequilibrá-lo. Vou jogar direito com ele até o limite. Intimidação?

Narrador: Sim.

Paladino: Bom. Consegui 20 com os bônus.

Narrador: Você joga mãos duvidosas tão fortemente quanto mãos dominantes, indo atrás das fichas do jogador com uma ferocidade que ele não esperava. Você perde algumas mãos, mas consegue ganhar mãos maiores e em maior quantidade. Você consegue aumentar as suas fichas um pouco mais.

O modo de tempo pontual move-se muito mais rápido que o compasso atômico. Nós temos uma boa idéia do que está acontecendo, mas a riqueza de detalhes própria do modelo atômico, simplesmente não está presente nessa forma de avanço do jogo.

Em última análise o que você vai querer é misturar as duas formas para obter um bom resultado no desafio de perícias. Voltando para o “Bet Your Life”, o que você pode querer é ver a primeira mão em tempo real, então expandir para uma montagem de tempo avançada, e então rolar o que poderia ser sucesso ou falha para o desafio inteiro, e então voltar para o tempo real novamente.

Usar o tempo ajudará a regular o ritmo das cenas do seu desafio de perícias imensamente.

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Visualizar Comentários (2)
  1. Gosto do modelo atômico, mas apenas se todos os jogadores puderem participar simuntaneamente. É chato ter que ficar olhando os outros jogarem.Quando começa a acontecer isso, já pulo pro modelo pontual.

  2. Franciolli Araújo

    Obrigado por participar Ivan.O modelo atômico é fantástico para ser utilizado também quando se joga com poucos jogadores e o pontual ideal para uma quantidade maior deles.No exemplo fornecido no artigo, as perícias Blefar e Intimidação não são comuns a todas as classes, limitando as possibilidades e a manobra Prestar Auxílio não pode ser usada o tempo todo, de forma que optar pela opção pontual é a melhor escolha.Também sou adepto de seu ponto de vista em relação aos métodos.

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