Cinco maneiras de acelerar o combate

Por Jonathan Drain, Tradução Franciolli Araújo

Artigo publicado no D20 Source sob o título original Five Ways To Speed Up Combat.

Encare isso, combates baseados em turnos podem ser lentos. Seja quanto tempo você gaste executando o seu turno, você acabará esperando três ou quatro vezes (pelo menos) esse tempo pela sua próxima vez de agir. Aqui está uma lista de recomendações para acelerar o jogo que sugiro os narradores discutirem com seus jogadores.

Anuncie o fim do turno

Quando você terminar o seu turno, anuncie “fim de turno” ou “meu turno terminou”. Isso economiza tempo e evita confusão. Isso é particularmente interessante porque evita interromper o turno do próximo jogador com “além disso”, como “além disso, eu quero fazer uma ação do movimento” ou “além disso eu quero puxar uma arma como uma ação livre”.

Inicie o seu turno imediatamente, a menos que seja interrompido

Tão logo o último jogador aja e anuncie “fim de turno”, comece o seu. Não deixe o narrador chamar pelo seu nome. Se alguma coisa interromper a ordem normal da iniciativa, como um monstro entrando num combate ou uma habilidade usada fora do turno, qualquer coisa que se apresente deve ser anunciada “interrupção”. É mais rápido clamar “interrupção” quando alguma coisa acontece do que esperar pelo narrador autorizar cada turno.

Decida as ações no turno dos jogadores anteriores

Anote quem está na sua frente na ordem de iniciativa e decida as suas ações no turno deles. Tão logo ele anuncie o seu fim de turno, anuncie a sua ação. Isso impede que os outros jogadores não tenham que ficar esperando enquanto você pensa qual será a sua ação. O seu turno é para agir, não pensar. No entanto, é possível que suas ações sejam inválidas no momento que o seu turno começa (o jogador antes de você pode matar o monstro que você queria atacar), mas mais freqüentemente do que não isso irá acelerar o combate.

Jogue os dados antes do seu turno

Se o narrador permitir, role os dados antes do tempo. Este método é absolutamente vital nos níveis altos dos jogos de D&D 3ª Edição, onde os jogadores podem jogar quinze ou mais dados por turno. Seja honesto e não “marque os dados”, uma trapaça onde um jogador inescrupuloso rola o dado antes da hora e faz uma nova jogada em seu turno se ele errar.

Utilize um cronômetro

Para os jogadores cronicamente lentos, utilize um cronômetro e ajuste para trinta ou sessenta segundos. Cada jogador tem aquele tempo para decidir suas ações ou poderá perder suas ações.

Artigo anterior

Cinco formas de envolver históricos de personagens

Próximo artigo

Sessão 09 – Campanha D&D4E

Visualizar Comentários (3)
  1. Olá!Gostei das idéias e até tento usá-las sempre que puder, mas a última eu não gostei. Muitas vezes um jogador é lento por ter um raciocínio mental lento mesmo, e forçá-lo a ir mais rápido só pode atrapalhar ainda mais a sua mente nublada.Até and Bye…

Deixe uma resposta