Saudações, aventureiros e aventureiras.
Nos sistemas D100, as graduações das perícias dos personagens definem suas capacidades durante o jogo. Mas o que uma determinada graduação significa em termos mais gerais?
O sistema Basic Roleplaying System (BRP) oferece as seguintes orientações para mestres e jogadores.
Inexperiente: 5% ou menos
Um personagem com esse grau de perícia é completamente inexperiente, tendo pouca chance de ser bem sucedido, mesmo em atividades Fáceis. O jogador deve fazer rolagens sempre que o personagem utilizar a perícia, independente da situação ser tensa ou rotineira.
Em Mythras, uma vez que o valor base de uma perícia básica é igual a soma de duas características ou uma característica multiplicada por dois, apenas as perícias profissionais, nas quais o personagem não tem graduação, pode ter uma graduação nesse nível.
Aprendiz: 6% a 25%
Um personagem com esse grau de proficiência é um iniciante ou tem pouco conhecimento sobre o assunto.
sabe o suficiente para ser perigoso
O personagem terá sorte em ser bem sucedido uma vez ou outra e podera se tornar presunçoso com os resultados. O personagem deve rolar a perícia, mesmo que a atividade seja Fácil.
A maior parte das perícias de um personagem em Mythras fica nesse intervalo.
Amador: 26% a 50%
Esse grau de proficiência indica algum nível de talento, treinamento rudimentar ou dedicação ao assunto na forma de um passatempo. Seu personagem é quase qualificado, sendo confiado a realizar tarefas Automáticas ou Fáceis.
O Ensino Médio poderia transmitir o valor inferior desta faixa de proficiência. Neste nível de competência, em situações sem tensão seu personagem poderia realizar atividades rotineiras relacionadas à perícia sem uma rolagem.
Alguns personagens em Mythras podem começar o jogo com algumas perícias neste nível de proficiência, mas isso refere a personagens com grande potencial.
Profissional: 51% a 75%
Um valor de 50% permite que o personagem ganhe a vida com essa perícia. Com esse nível de proficiência, o personagem não se preocupa em falhar em tarefas Fáceis, e é experiente ou suficientemente proficiente para agir como líder ou gerir outras pessoas.
Um valor de proficiência igual a 50% seria o equivalente a um grau de bacharel em uma disciplina específica. Muitas perícias não podem ser elevadas acima de 75% através de educação ou treino apenas: o personagem precisa avançar com uso prático.
Neste nível de proficiência, na maioria das vezes, seu personagem poderá realizar atividades rotineiras ou mesmo mais complexas relacionadas à perícia, sendo requerida uma jogada apenas quando houver um elemento de risco, ou quando a chance de falha for dramática.
Especialista: 76% a 90%
Perícias nesta faixa de valores indicam especialização avançada neste campo de estudo: seu personagem tem uma chance razoável de sucesso, mesmo em tarefas Difíceis.
Poucas pessoas conseguem chegar a esse nível de maestria em uma dada perícia, e aqueles que conseguem se tornam respeitados e referências em seu campo de atuação. Perícias nestes valores correspondem a um grau avançado (mestrado ou doutorado), ou muitos anos de experiência.
Muitos personagens medianos não podem começar o jogo com qualquer perícia com valor maior do que 75%. Com esse nível de proficiência, seu personagem poderá realizar ações complexas e difíceis em circunstâncias rotineiras.
Mestre: 91% ou mais
Apenas alguns poucos gênios verdadeiros alcançam este nível de maestria. Apenas as tarefas mais difíceis estão acima de suas habilidades, e seu nível de experiência nessas habilidades os tornou famosos ou verdadeiras lendas no seu campo de experiência ou em nível mundial.
Quando o seu personagem possui esse nível de experiência em uma perícia, em situações rotineiras ele ou ela são capazes de operar milagres, e você raramente fará rolagens, exceto nas situações mais terríveis e complexas.