Chicote em D&D 5E: uma questão de estilo

Como mestre de D&D, desde os tempos do AD&D, nunca, em nenhuma das mesas nas quais já joguei ou mestrei, vi um jogador escolher o chicote para seu personagem.

Mas existem boas possibilidades no uso dessa arma em D&D 5E?

O chicote (whip) é uma arma marcial de combate corpo a corpo, que causa 1d4 pontos de dano por corte e tem as propriedades finesse e reach (alcance), o que significa que as jogadas de ataque podem ser feitas utilizando o bônus de Força ou Destreza e que os ataques atingem uma distância de mais 1,5m.

O dano do chicote é baixo, logo, não é uma boa opção para campanhas com foco em combate, utilizá-la é uma questão de estilo e que, com certeza, demandará um certo sacrifício por parte do jogador.

A única classe que consigo enxergar como capaz de beneficiar-se da propriedade do chicote, é o ladino, mas este não possui, naturalmente, perícia com armas marciais, sendo necessário portanto, o gasto de um talento para acessar as armas dessa categoria.

Para realizar tal façanha logo no primeiro nível, o jogador teria que escolher também um personagem humano com as características variantes, ou seja:

Aumento nos valores de habilidade. duas habilidades a sua escolha aumentam em um (1);
Perícias. você ganha proficiência em uma perícia de sua escolha;
Talento. você ganha um talento a sua escolha.

Com isso, o jogador escolhe o talento Weapon Master que garante os seguintes benefícios:

Aumento da Força ou Destreza em um (1) ponto, até um máximo de 20;
Proficiência em quatro armas (simples ou marciais) a sua escolha.

Já que o talento fornece proficiência em quatro armas, é bom escolher algumas armas que possam ajudar o personagem a desenvolver o seu ofício. Minha lista ficaria com as seguintes armas: chicote, besta pesada, zarabatana e rede.

A besta pesada é uma arma marcial de ataque a distância que causa uma boa quantidade de dano (1d10) a uma distância considerável, permitindo que o personagem possa desferir seus ataques buscando fazê-lo com vantagem. Além de bom com o chicote, o personagem ainda poderá crescer como um sniper.

A zarabatana é muito útil, principalmente quando o personagem dispara dardos envenenados.

A rede é útil para conter o alvo, fazendo com que os ataques contra ele sejam feitos com vantagem e garantindo assim um ataque furtivo.

Em combate próximo, o chicote permite que o personagem esteja sempre um pouco mais afastado, graças ao seu alcance e ainda permite que o personagem utilize seu ataque furtivo.

Abaixo um exemplo de um ladino humano de primeiro nível, que utiliza como arma principal o chicote.


Akila Poley
Humana, Ladina de Nível 1

For: 10 (0) Des: 17 (+3) Con: 10 (0) Int: 16 (+3) Sab: 11 (0) Car: 10 (0)
DV: 1d8 PV: 8

Talento: Mestre de Armas.

Proficiências: Armadura Leve; Armas simples; Besta de Mão; Espada Longa; Rapieira; Espada Curta; Chicote; Besta Pesada; Zarabatana; Rede.

Testes de Resistência: Destreza e Inteligência.

Ferramentas: Ferramentas de ladrão.

Perícias: Acrobacia, Investigação, Percepção, Prestidigitação e Furtividade.

Armas:
Chicote +5 (1d4+3) [1d4+1d6+3 ataque furtivo] ou [2d4+2d6+3 ataque furtivo e crítico]
Besta Pesada +5 (1d10+3) [1d10+1d6+3 ataque furtivo] ou [2d10+2d6+3 ataque furtivo e crítico]


Essa poderia ser uma personagem que eu usaria em uma próxima aventura.

Artigo anterior

Tipos de aventuras

Próximo artigo

Meu primeiro personagem de D&D

Visualizar Comentários (6)
  1. Eu sempre quis jogar com um personagem tipo Simon Belmont, mas chicote sempre foi uma merda em sistemas D20.

    Sistemas com dano fixo por classe ou que usam algum mecanismo para criar golpes especiais ou poderes, rola melhor. Acho que Dungeon World, M&M, Gurps seriam melhores que D&D pra quem quer usar um chicote.

    1. Lucas Prates Chiarelli

      Cara eu costumo modificar essas armas, o chicote msm eu buffei ele com a possibilidade de atacar sem tomar penalidade de cover. Então se um aliado esta na frente ou inimigo e ele quer atacar um inimigo atras dele ele n toma o +2 de Ca q o inimigo ganha pelo cover. Essa penalidade se aplicaria para uma lança ou glaive por exemplo.

  2. Usei chicote na 3.5, Não era a principal mas permitia muitas manobras e o personagem fica interessante…. não vejo essas manobras ainda em 5.0

  3. É jogar 3D&T e ser feliz! 😀

    Mas vamos lembrar que o Vampire Killer dos Belmont não é qualquer chicote… Com buff, qualquer arma pode ficar interessante, até funda ou zarabatana. 😛

Deixe uma resposta