Saudações, operativos.
Esta semana a Wizards of the Coast anunciou as capas, os preços e as datas de lançamento dos livros que irão compor o novo D&D, preços que estão em média $9 mais baratos na Amazon. O anúncio movimentou as redes sociais (pelo menos a ala nerd delas), que parece ter recebido a notícia com grande entusiasmo, como se a nova edição de Dungeons & Dragons pudesse trazer de volta elementos que ficaram de fora na edição anterior, com ganhos para a base de fãs.
A empresa também anunciou a Adventurers League, que o Epic Kingdom foi rápido em publicar uma tradução (confiram aqui).
UMA LIGA DE AVENTUREIROS
Eu gosto desse sistema de aventuras. Eu aprendi a gostar deste sistema de aventuras, que são extremamente úteis, principalmente, para mestres que querem jogar e dispõe de pouco tempo para preparar as aventuras – sim, ainda temos que preparar aventuras de D&D e isso faz parte da graça deste sistema. Porém, o que não me agrada é o formato.
As aventuras da RPGA permitiam que jogássemos no conforto de nossas casas, boas aventuras (excelentes apenas as adaptações), com um sentido de continuidade e que por muito tempo, com os reports, criou a ilusão nos meus jogadores que seus personagens estavam fazendo parte de algo maior.
Quando as aventuras passaram a ser enviadas ou liberadas apenas para lojistas, na tentativa de criar espaços dentro das lojas e incentivar o consumo de produtos na loja, alguns grupos que não se sentiam confortáveis em ir a lojas, simplesmente abandonaram o formato de eventos sancionados e as cidades que não dispunham de lojas (de acordo com o IBGE, nem todas as cidades brasileiras possuem lojas de RPG) abandonaram definitivamente o formato.
O Adventurers League não parece inovar a fórmula:
- os jogadores criarão personagens baseados em uma forma padrão e evoluirão seus personagens de acordo, ganhando itens certificados que farão com que eles possam participar de qualquer evento sancionado com aquele personagem;
- os mestres não precisarão de grande esforço para preparar as aventuras e serão recompensados pelo esforço de mestrar, o que me lembra as miniaturas que muitos mestres ganhavam por mestrar eventos sancionados;
- os organizadores dos eventos, que poderão acontecer em lojas ou convenções, ganhará a certeza de ter sempre algo novo e pessoas na loja.
Com tudo isso, embora o novo Dungeons & Dragons tenha me empolgado muito desde os primeiros playtests, simplesmente não consigo ficar empolgado com este programa, que parece mais do mesmo e por enquanto nem tem algo programado para fora do eixo americano. Ainda assim, como a primeira aventura (campanha) da liga será o Tyranny of Dragons, aventura que já está em pré-venda na Amazon, fico na expectativa que todos os grandes arcos sejam comercializados em produtos de alta qualidade que não sejam exclusivos das lojas, e que o sistema de recompensa também seja liberado, pelo menos, para quem comprar os produtos.
No mais, só podemos aguardar com ansiedade (me refiro exclusivamente a base de fãs de D&D), pelos livros que estão para chegar e esperar que uma nova era de ouro do Dungeons & Dragons esteja se aproximando.
Que a verdade ilumine o seu caminho!
Esperando ansioso pelas noticias lá fora sobre o jogo, ainda que eu pretenda compra-lo em inglês mesmo pra ver como ficou o final de todos aqueles feedbacks da galera.
Saudações e bem vindo, operativo.
Já fiz a encomenda de todos os livros, inclusive o starter set pela Amazon, agora é só esperar, aos poucos, eles irem pingando na minha mesa.
Vou comprar à medida que for lançando, mas com certeza quero na minha mesa. lol
Maravilha maravilha… No aguardo também…
Apesar de realmente parecer apenas “mais do mesmo”, e termos visto esse sistema fracassar em diversas partes do Brasil (Macapá, não possui uma loja especializada a séculos), eu vejo a coisa toda de um modo otimista. A WotC tem acertado a mão na receita a algum tempo. A linha Essentials, As mecânicas melhoradas na 4e (não as coisas novas, as coisas que passaram a funcionar), etc.
Isso me leva a crer, que eles estão investindo pesado em consultoria com especialistas, o que inclui os sistemas de playtest>feedback que os jogadores usaram para colaborar na 5e, afinal, somos todos consultores especialistas, não? rs
Não gosto de ser muito positivo, nem de criar expectativas altas, mas nessa nova versão do D&D, me parece algo que irá superar minhas baixas expectativas e me surpreender pra valer.
Do contrário, irei me aborrecer e voltar pro Pathfinder, como aconteceu no lançamento da 4e