Eu escreve, escreve, escrevo, depois me dou conta que narrar sob certas perspectivas pode ser fantástico, mas acaba sendo chato de ler em algum momento, então uso o recurso Ctrl+A e DEL e pronto, tela limpa para jogar a tinta sobre o papel.
Hoje, ou melhor, ontem rolamos a 4ª Sessão de Lamentations of the Flame Princess, com um número muito reduzido de jogadores, se comparado às sessões anteriores, mas ainda assim muito divertida.
Apenas três jogadores compareceram, e mesmo assim, todos atrasados, embora apenas um tenha me avisado com antecedência sobre o motivo de seu atraso.
Começamos a sessão do ponto de onde paramos, todos os personagens na sala onde haviam confrontado a criatura aranha e logo partiram para investigação. Três salas foram investigadas, duas adjacentes à sala onde combateram a criatura aranha e uma terceira acessada pelo alçapão embaixo dos caixotes.
O ladino (especialista) foi realmente importante nesta sessão e conseguiu bons resultados nos dados para livrar-se e aos demais de armadilhas mortais, mas ainda assim algum dano fora causado na exploração.
O elfo ia pegando tudo que estava a frente (e guardando em sua mochila).
O ponto alto da noite foi o “corredor dos espelhos”, na segunda oficina visitada. Em um pequeno corredor, cinco espelhos cobertos aguçavam a curiosidade do especialista e do mago. Os espelhos são emoldurados e afixados na parede e sua moldura apresenta dois rostos, um triste e um sorrindo. Ao ficar diante deles os personagens são forçados a fazer uma jogada de proteção, cada um testa uma resistência diferente e garante dois resultados, um caso o personagem seja bem sucedido e um outro, muitas vezes mortal, caso o personagem seja mal sucedido.
Os três jogadores expuseram seus personagens a três espelhos e bem, ninguém saiu-se muito bem e vejam bem, pela localização dos espelhos, eles só se expunham SE quisessem, mas a ganância falou mais alto e os resultados foram:
Especialista
– Perdeu 4 pontos permanentes em Destreza;
– Teve que enfrentar sua cópia, mas venceu;
– Recebeu um espelho mágico capaz de causar dano, uma vez, em um inimigo.
Halfling
– Ganhou 2 pontos de vida permanentes;
– Ganhou 1 ponto de Destreza;
– Ficou catatônico e caiu inconsciente.
Elfo
– Recebeu um espelho mágico capaz de causar dano, uma vez, em um inimigo;
– Recebeu o direito de fazer uma pergunta quando estiver diante de uma situação que ele queira entender melhor ou de um quebra-cabeças;
– Foi atacado e caiu inconsciente por uma cópia sua.
Terminamos a sessão e a próxima já está marcada para a próxima sexta-feira, com ou sem a presença dos demais.
Uma coisa que eu tenho percebido ao jogar LotFP é que ele tem um nível de desafio assustador, o que mantém os jogadores alertas a tudo. Um pequeno descuido e “novo personagem” e esse sentimento não era sentido nas edições 3.x e 4 do D&D, de forma que tenho argumentado que o que faltava a eles era justamente o desafio, que vem naturalmente com RPGs como este.
Abraços a todos e até a próxima.
É!E com certeza nesta aventura foi colocado todos os perigos que esqueceram de colocar nas aventuras de 3º e 4º edição!!!Muito radical!!!!!Show mesmo…
É isso aí amigo. Muito feliz que estejam gostando.
Essa é a graça desses jogos mais Old School. Eles não tem essa preocupação de um desafio equilibrado ao ponto de sempre deixar os jogadores vencerem.
Old School “eu SOU o herói, protegido pelo roteiro”Old School = “Goblins? Oh, $#@!, QUANTOS?!”Como colocou muito bem o Diogo, o equilíbrio não é do seu personagem com o cenário, mas do seu miolo contra o do DM…