Neste final de semana fui apresentado a Murderous Ghosts, um livro jogo de RPG para duas pessoas que tem como premissa proporcionar uma experiência de terror intenso.

Ainda não tive uma oportunidade de jogá-lo, mas pretendo fazê-lo muito em breve.

O pacote contém dois livretos de 20 páginas cada, o do mestre de cerimônia (MC) e do jogador, estando disponível nas versões impressa (19 dólares para o Brasil) acompanhada dos arquivos em .pdf ou somente em .pdf por 5 dólares. Além dos livretos, os jogadores precisarão utilizar um baralho normal, sem os coringas, que determinarão o curso da ação e é claro, ter proficiência no idioma inglês – um pré-requisito ainda limitante.

O jogador interpreta um explorador urbano preso nos pisos inferiores de uma fábrica mal assombrada que tenta desesperadamente escapar, enquanto o MC interpreta e cria os fantasmas e o ambiente no qual o personagem está inserido.

As entradas dos livretos dizem o que o mestre e o jogador devem fazer, normalmente sendo descrever algo a partir de sua imaginação, fazer julgamentos sobre o que foi descrito.

Capa do livreto do jogador de Murderous Ghosts. Sinistro!

O jogador “ganha” [um termo não muito rpgístico] se conseguir escapar no final, mas parece que isso não é a principal preocupação do outro jogador. Perder é muito mais fácil, basta desistir de tentar escapar.

Criar uma estória realmente vívida, capaz de assustá-los também é considerada uma forma de “ganhar o jogo.

D. Vincent Baker, criador do RPG Dogs in the Vineyard assina a autoria do Murderous Ghosts – o que na minha opinião já é um bom começo para um excelente produto.

Os livros jogos estão disponíveis na loja Indie RPG Unstore e tem tempo médio de jogo variando entre 20 a 60 minutos.

Se vale a pena? Um fantasma me disse que sim.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.