A criação de personagens em Lamentations of the Flame Princess é bem simples e composta por alguns passos básicos.

Determinar Atributos

O jogador joga 3d6 para determinar os seus Atributos na ordem: Carisma, Constituição, Destreza, Força, Inteligência e Sabedoria.

As faixas de atributos concedem bônus/penalidades de acordo com a tabela abaixo:

Valor do Atributo Modificador
3 -3
4 – 5 -2
6 – 8 -1
9 – 12 0
13 – 15 +1
16 – 17 +2
18 +3

Depois de determinados os valores, observa-se se a soma dos modificadores é maior do que zero. Se for, passa tudo para a ficha e segue a criação, caso contrário joga-se todos os atributos novamente até que a soma dos modificadores seja pelo menos igual a +1.

Determinar a classe/raça

Em LotFP não existe distinção entre classe e raça e as escolhas disponíveis são:

  • Clérigo – humano;
  • Guerreiro – humano;
  • Especialista – humano;
  • Mago – humano;
  • Anão – guerreiro;
  • Elfo – guerreiro/mago;
  • Halfling – ranger.

Selecionar Habilidades Comuns

Todos os personagens possuem Habilidades Comuns, mas algumas raças/classes são mais proficientes como algumas que outras. Por exemplo, os Halflings são excelentes em Sobrevivência, enquanto Elfos são ótimos em Procurar.

As Habilidades Comuns são representadas por dados de seis lados que o jogador deve pintar o número de graduações (bolinhas) que ele possui naquela habilidade. Para obter sucesso numa jogada de habilidade, o jogador precisa obter, numa jogada de D6 um valor menor ou igual ao número de bolinhas pintadas. Apenas o Especialista pode comprar graduações nas habilidades.

Determinar Pontos de Vida

Jogue o dado e some (ou subtraia) do modificador de Constituição. Se o resultado não for muito bom, receba o mínimo para a classe de personagem.

5. Registre o bônus base de ataque. Uma das “inovações” do LotFP é que somente o guerreiro aumenta o bônus de ataque a medida que avança de nível, todos os demais personagens não evoluem nesta característica.

Selecionar Tendência

Embora a tendência não seja um guia rígido, ajuda a interpretar a visão de mundo que os personagens têm sobre a ordem e o caos. Algumas classes possuem restrições quanto ao que escolher.

Comprar o equipamento

Todos os personagens começam com 3D6 x 10 moedas de prata (o sistema monetário do LotFP baseia-se na prata e não no ouro) e compram seus equipamentos. As listas fornecem preços em ambientes rurais e urbanos e normalmente existe uma variação entre os preços, ou mesmo indisponibilidade de alguns itens em determinados ambientes.

Escolha um nome

O jogador deve escolher um nome para o personagem e eu fiz questão de enquadrá-los dentro da cultura Finlandesa – uma alusão clara a inspiração para o jogo!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.