A aventura é a unidade básica de um jogo de RPG. Quando os jogadores se reúnem para jogar, a situação ou cenário compõe uma aventura. As aventuras podem ser episódios de uma campanha contínua ou podem ser jogadas isoladamente.
As aventuras normalmente seguem uma estrutura, formas gerais, cada uma delas tendo características próprias. Generalizando-as, elas podem ser:
- Baseadas em eventos;
- Baseadas em exploração;
- Sandbox;
- Baseadas em locais;
- Baseadas em personagens.
Neste artigo vamos discutir um pouco das aventuras baseadas em eventos.
Aventuras baseadas em eventos
As aventuras baseadas em eventos envolvem algum grande acontecimento no mundo de jogo e os personagens são envolvidos por estarem presentes no momento em que o evento se desenrola.
Estes eventos podem ser:
- Naturais:
- Terremotos
- Tsunamis
- Furacões
- Erupções vulcânicas
- Políticos:
- Guerras civis
- Invasão estrangeira
- Súbita imposição de regras dracônicas
- Eventos menores:
- Ataque de bandidos
- Incêndio em um prédio ocupado
- Ataque de monstros
Além destes eventos citados, qualquer outro evento que requeira uma ação imediata dos personagens para não se verem levados pelas consequências do evento também se enquadram na categoria de aventuras baseadas em eventos.
Normalmente, essas aventuras são escritas no formato de linhas de tempo, onde determinadas coisas acontecem em determinados períodos da linha de tempo, não importa o que os personagens façam. As decisões mais importantes que os jogadores precisam fazer estão entre os eventos importantes da linha de tempo, com suas decisões influenciando o quão bem preparados eles estão ou quão vantajosa é sua posição quando o próximo evento acontecer.
Aventuras baseadas em eventos podem ser difíceis de conduzir. Em primeiro lugar por que os jogadores podem se sentir forçados em uma linha histórica particular. Mesmo os jogadores mais calmos, que seguem quase qualquer gancho de aventura podem se ofender por serem arrastados para uma situação sem serem devidamente “convidados” por um gancho de aventura.
Outra questão é determinar quando a aventura termina. Tumultos e incêndios não duram para sempre, mas coisas como o resultado de um terremoto ou eventos maiores como uma guerra civil, invasão ou apocalipse zumbi são maiores do que uma única aventura.
Saber o papel que os aventureiros terão no evento, quando a aventura termina e quando o evento se torna pano de fundo para outros eventos são importantes considerações que devem ser feitas quando escrevendo uma aventura baseada em eventos.