Fazia um bom tempo que eu não via o Masterplan, uma ferramenta de gerenciamento e planejamento de aventuras e campanhas para Dungeons & Dragons 4th Edition. As mudanças ocorridas desde a última vez que o utilizei são bem significativas e para muito melhor.
A Campanha Portal de Baldur foi inicialmente planejada usando esta ferramenta, mas como na época ela não supriu minhas necessidades e nem superou as minhas expectativas, acabei passando para a utilização do word e outras ferramentas menos especializadas.
Porém, uma matéria referenciada pelo @revlazaro, que o Masterplan estaria se integrando ao iPlay4e (vou tentar falar sobre ele em outra ocasião) e que pode ser acessada aqui, me fez abrir a página, baixar o programa e instalá-lo para conferir as mudanças.
Como eu não tenho a versão antiga, nem vou falar sobre elas, mas me aterei ao que o software tem a oferecer. Como o tempo não me permite escrever muito nesta semana, vou dividir este artigo em várias partes.
O arquivo
O download do arquivo pode ser feito aqui, vem em formato .zip e ocupa menos que 5 Mb de espaço em disco. No zip, além do executável, vem duas .dll, um arquivo .exe de configuração e o manual em .pdf, oferecendo 88 páginas sobre o software.
O manual cobre os seguintes temas:
- Criando um projeto
- O espaço de trabalho
- Elementos do jogo
- Histórico da campanha
- A enciclopédia
- Os anexos
- Anotações
- Visão geral do projeto
- Personagens jogadores
- Mapas táticos
- Parcelas de tesouros
- Decks de encontros
- Modificar criaturas e personagens do mestre
- Calendários
- Importar e Exportar
- Opções dos jogadores
- Rolando encontros de combate
- Usando o visualizador do personagem
- Acessar o D&D Compendium
- Bibliotecas
- Proteção de senhas
- Add ins
- Portabilidade
Como dá pra perceber, o documento é longo e os tópicos cobertos são bem vastos.
Executando o Masterplan
Quando você clica no arquivo executável para rodar o programa, ele vai abrir a seguinte tela:
Nesta primeira tela, uma caixa lhe informa que você não tem nenhum arquivo em sua biblioteca e que esses elementos da biblioteca são necessários para a criação dos encontros, e pergunta se você quer fazer o download destes elementos. Esse download será feito direto da página do D&D Insider (só para assinantes do DDI), mas quem não for assinante pode baixar exemplos aqui.
A próxima tela oferece as opções de login na página da Wizards, a partir da qual é possível importar elementos da biblioteca.
Por enquanto vamos ignorar esta etapa, deixando as bibliotecas para depois e vamos entrar no programa.
Nesta tela, o usuário tem a possibilidade de:
- Criar um novo projeto de aventura
- Abrir um projeto existente
- Gerar uma exploração aleatória de masmorra (dungeon delve)
- Abrir o manual do Masterplan
- Visitar o site do Masterplan
Tudo com um visual bem leve e limpo (que eu sou fã).
Ao clicar em “Create a new adventure project” aparece uma tela com as propriedades do projeto, no qual o mestre vai colocar o nome do projeto, o autor, o tamanho do grupo e o nível do grupo. A quantidade de XP inicial aparece automaticamente de acordo com o nível, mas também pode ser modificada manualmente.
Após escolhidos, o usuário é apresentado a seguinte tela:
É aqui que a diversão realmente começa. Além dos menus, é possível acessar algumas abas:
- Workspace
- Background
- Encyclopedia
- Attachments
- Jotter
Histórico da aventura
Como já disse que não ia falar sobre tudo hoje, vamos começar pelo Background (adoro essa parte).
Quando acessamos a aba Background, o programa nos apresenta uma estruturação da aventura, composta de:
- Introdução
- Histórico da aventura
- Sinopse da aventura
- Informação do mestre
- Introdução dos jogadores
- Ganchos para os personagens
- Preparação dos tesouros
Uma estrutura que segue os padrões de aventuras publicadas e da RPGA, uma forma bem prática e rápida de organizar as idéias.
Eu sinceramente não sei como os mestres veteranos lidam com esse tipo de estruturação, gostaria até ouvir a opinião deles, mas particularmente acho uma mão na roda (sem trocadilhos) para organizar as idéias e manter a coerência em certos pontos (desde que a história seja organizada de forma coerente).
Vou encerrar essa primeira parte do artigo, mas em breve retomo a análise do Masterplan como ferramenta para gerenciamento de aventuras e campanhas.
Programinha show de bola!! Tô baixando para conferir… Em breve, deixo a minha opnião!
Vou ficar aguardando Janio.
Poxa, baixei o programa e as Libraries mas não consegui efetivá-las.Alguém sabe como?
Saudações Paulo.Extraia o Masterplan com os outros arquivos do zip em uma pasta e depois extraia as libraries para dentro da pasta do Masterplan.Comigo funcionou e com você?
Olha, isso e realemente estranho…. um site com tantas materias e artigos de qualidade com tao poucos comentarios.Vlw pelo link do programa, provavelmente ultilizarei na proxima vez que for jogar, uma pena ter de ser assinante do DDI pra pegar as libs.ate + e continue o otimo trabalho
Olá Samuel.Obrigado pelo seu comentário e em relação as bibliotecas, eu posso passá-las para você, basta me fornecer um e-mail que tenha capacidade para receber anexos maiores do que 10Mb, como o GMail ou Yahoo!
Caras, que site bom!!! Como eu nunca o vi antes?!!Tem de tudo mesmo… dicas, dowloads, reportes de campanha, etc, etc… Vou falar a verdade: Sensacional!Franciolli Araújo, se não for pedir de mais, eu gostaria que me enviasse as bibliotecas, fazendo favor.Meu e-mail é luiz.vasp@gmail.com.Muito obrigado desde já!
Fico muito feliz que tenha gostado do Trampolim RPG.A biblioteca já foi enviada ao seu e-mail e espero que continue curtindo o site :DGrande abraço.