Este artigo foi escrito por Brandan Landgraff do d20source e foi publicado no dia 02 de dezembro de 2009 sob o título original World Building 101: Campaign Bible Formats.

Ontem nós discutimos como “manter uma bíblia de campanha”, uma coleção de notas e documentos detalhando o mundo no qual a sua campanha irá se passar. As bíblias de campanha são ferramentas importantes para qualquer narrador, mas especialmente para aqueles que estão criando o seu próprio mundo de campanha ao invés de narrar seu jogo em um cenário publicado por alguma outra pessoa. Elas permitem que você crie a mesma familiaridade com seu mundo como se fosse um cenário publicado ou um cenário de uma ficção popular, como um Star Wars ou Forgotten Realms.

Uma das primeiras escolhas que você faz quando está criando a sua bíblia da campanha é qual formato usar. Na realidade existem duas opções para o formato a ser criado: criar uma série de documentos manuscritos ou digitados em um notebook ou fichário, mas com a facilidade de disponibilidade de computadores e a rede mundial, existe agora um número de opções abertas para um aspirante a construtor de mundos.

Continue lendo para ver mais algumas opções, com alguns prós e contras de cada opção:

O Fichário

A aproximação tradicional, como mencionada anteriormente, é manter um fichário ou notebook com as notas de um cenário de campanha. O fichário é provavelmente uma opção superior, pois ele permite expansões de seções do documento e de escala, da mesma forma que permite a reorganização sem ter que reescrever tudo. Manter o fichário organizado é simples e a utilização de divisores para cada categoria que você escolha – NPCs principais, NPCs secundários, Locais importantes, etc.

Prós:

  • Não requer o acesso de um computador para ser utilizado durante o jogo;
  • Ótimo para indivíduos táteis, você terá um verdadeiro tomo para o seu mundo;
  • Relativamente simples de expandir;
  • Fácil para os jogadores contribuírem para a bíblia da campanha;
  • Relativamente simples de reorganizar as informações.

Contras:

  • Dificuldade em mudar informações que reflitam novas situações sem reescrevê-lo ou criar apêndices;
  • Apenas uma pessoa pode acessá-lo por vez, excetuando quando existem múltiplas cópias;
  • Múltiplas cópias precisam ser atualizadas individualmente;
  • Pode ser danificado ou perdido facilmente.

Os Documentos Eletrônicos

Outra opção é guardar a bíblia de campanha em um arquivo de texto ou processador Word. Isso torna as atualizações e compartilhamentos algo realmente fácil de ser realizado, uma vez que você só compartilha ou imprime o arquivo quando necessário, e as informações desatualizadas podem ser removidas e substituídas por uma nova versão. Um problema com essa aproximação, no entanto, é que muitas versões diferentes podem existir, especialmente se os jogadores estiverem fazendo notas ou adicionando seu próprio conteúdo, e ficará difícil garantir que todos tenham os arquivos corretos ou atualizados com tudo que todos tenham trabalhado.

Prós:

  • Simples de atualizar e compartilhar;
  • Pode ser armazenado remotamente e acessado por muitas pessoas ao mesmo tempo sem problemas;

Contras:

  • Requer um computador ou uma impressora para ser visualizado;
  • Pode se tornar complicado garantir que todos estejam usando a versão correta ou a versão atualizada;
  • Difícil para várias pessoas atualizarem;
  • O formato do arquivo pode ser incompatível, dependendo do formato escolhido;
  • Reorganizar a informação pode ser um exercício entediante.

Página da Web

Colocar uma página na web sobre a campanha com todos os detalhes de seu cenário de campanha pode garantir que todos estejam vendo as informações mais recentes. Isso também evita problemas de incompatibilidade encontrado nos documentos de texto. Você também pode incluir hiperlinks que permitam referências cruzadas de páginas com outras páginas facilmente ou colocar uma função de “procura” para encontrar informações rapidamente. Uma página web tradicional pode ser difícil de atualizar para os jogadores, embora se você incluir a opção para os jogadores anexar informações à página em um post do tipo comentário ou quadro de mensagens tornando-se algo entre um fichário e um wiki para administração de conteúdo.

Prós:

  • Simples de atualizar e compartilhar as informações com todos;
  • Não requer um rastreio de versão;
  • É possível permitir aos jogadores fazer atualizações através de entradas individuais;
  • A utilização de hiperlinks e ferramenta de busca facilitam encontrar informações.

Contras:

  • Requer um computador para poder ser acessado;
  • Difícil para os jogadores criarem conteúdos inteiramente novos;
  • Reorganização é um processo complicado;
  • Formatar e partir para o arranjo inicial pode tornar-se muito complicado.

A Wiki

Tecnicamente a Wiki pode ser considerada uma página web, mas a filosofia e os conceitos por trás dela são diferentes a ponto de separar seus conceitos. O formato wiki permite fáceis atualizações por múltiplos usuários, fácil criação de novas páginas e uma remarcação simplificada comparada com o HTML. Além disso, é muito simples começar uma wiki do que uma página web tradicional; sendo aplicados todos os benefícios de uma página web. Um bônus adicional, reorganizar um wiki é simples como mudar a forma de usar as categorias.

Prós:

  • Simples de arranjar inicialmente;
  • Muito fácil de atualizar ou criar páginas para todos os usuários;
  • Muito fácil de reorganizar;
  • Muito fácil de encontrar informações.

Contras:

  • Requer um computador para ser acessado;
  • Os jogadores podem ser não familiares com as marcações do wiki.

Não existe um formato errado para a bíblia de campanha, embora alguns sejam mais fáceis de usar ou se encaixam melhor aos seus propósitos que outros. A decisão depende dos seus gostos pessoais e necessidades do seu grupo. Independente de qual formato você escolha, é importante mantê-lo organizado de forma que você consiga achar facilmente o que você precisa.

No próximo artigo nós veremos algumas formas de fazer justamente isso.

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Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.